sábado, abril 27, 2024

‘Meu Primeiro Amor’, ‘O Pestinha’, ‘A Malandrinha’ – Relembre 10 Queridos Clássicos Infanto-Juvenis dos anos 90

“Não fazem mais filmes como antigamente!”. Certo que você já ouviu muito essa frase, principalmente proferida pelo pessoal mais da antiga. Ela está correta, mesmo sem estar. Os que proferem essa frase de efeito são aqueles saudosistas que acham que o mundo era melhor antes, na época em que estavam crescendo ou eram adolescentes. Pura nostalgia. O olhar que tinham na época era outro, mais inocente, e por isso tudo era melhor.

Mas quando digo que a frase está correta, me refiro ao tipo de filme que era feito em uma determinada época específica, e isso realmente ficou para trás. Os filmes são reflexo de seu período histórico e social. Por exemplo, na era de ouro de Hollywood, dois dos gêneros mais produzidos, e que arrastavam multidões aos cinemas, eram os faroestes e os musicais. Há muito tempo isso mudou. Hoje, é a febre dos filmes de super-heróis, surgidos em meados dos anos 2000. Ninguém sabe o que será do amanhã.

Voltando 30 e poucos anos no passado, iremos nos deparar com um subgênero que fazia muito sucesso, as comédias infanto-juvenis estreladas por crianças. Aquele tipo que trazia crianças mais espertas que os adultos, e que hoje não cola muito – apesar de existir um ou outro exemplar, como os filmes dos ‘Pequenos Espiões’ de Robert Rodriguez. Confira abaixo esses queridos clássicos.

Meu Primeiro Amor

O pequeno Macaulay Culkin pegou o mundo de assalto em 1990 quando protagonizou o rolo-compressor conhecido como ‘Esqueceram de Mim’, se tornando uma das figuras mais populares do mundo no período. E o que ele fez na esteira desse sucesso? Antes mesmo de ‘Esqueceram de Mim 2’, Culkin coadjuvou numa das histórias juvenis de amadurecimento mais tocante dos anos 90.

Quem protagoniza mesmo é Anna Chlumsky, como a engraçadinha Vada, uma menininha extremamente madura para sua idade, criada pelo pai. No elenco adulto, Dan Aykroyd e Jamie Lee Curtis. O filme guarda um dos finais mais chocantes do cinema entretenimento, anos antes de ‘Ponte para Terabithia’. Três anos depois, uma continuação foi lançada, sem o mesmo efeito.

Free Willy

Outro que teve algumas continuações que jamais se igualariam ao original foi ‘Free Willy’, a história de amizade entre um menino e uma baleia orca. O filme é um dos maiores exemplares de obra ecologicamente correta mirada ao grande público, e contou com produção de Richard Donner, de ‘Superman – O Filme’ e ‘Máquina Mortífera’. Fora isso, o que marcou mesmo foi a trilha sonora de Michael Jackson, que impulsionou o filme na época com a canção “Will You Be There”. O filme foi lançado em 1993 e gerou duas sequências, uma em 1995 e outra em 1997.

Dennis – O Pimentinha

Não deixe de assistir:

Baseado em uma série de tirinhas clássicas datando da década de 1950, tendo inclusive ganhado um desenho animado na TV nos anos 80, em 1993 era a época perfeita para a primeira versão cinematográfica do personagem. Afinal, um menino loirinho e engraçadinho que apronta todas e transforma a vida das pessoas ao redor em uma bagunça havia acabado de chegar às telas com ‘Esqueceram de Mim’. Embora o personagem tenha vindo antes, o filme de ‘Dennis – O Pimentinha’ pegou esse hype três anos depois e garantiu o sucesso também. Pena que nunca gerou uma sequência nas telonas.

O Pestinha

Meninos bonitinhos, mas endiabrados, eram uma tendência no início dos anos 90. O mais marcante definitivamente foi ‘Esqueceram de Mim’, que transformou Macaulay Culkin em um astro mundial. No mesmo ano, porém, meses antes, era um menino ruivinho e não loirinho quem tocava o terror. Mas o pequeno Junior Healy (Michael Oliver) parecia mais a cria de Jason e Freddy Krueger, pois realizava atos que extrapolavam as bagunças infantis. O acerto foi da Universal, cujo sucesso fez gerar uma sequência logo no ano seguinte, onde Junior ganha uma irmãzinha.

A Malandrinha

Não era apenas os meninos que dominavam os cinemas com suas peripécias dignas de enlouquecer qualquer adulto. Aqui, o saudoso John Hughes, criador de ‘Curtindo a Vida Adoidado’ e ‘Esqueceram de Mim’, resolvia fazer o mesmo para as meninas, criando uma “pequena dama” inesquecível da sétima arte. Curly Sue (no original), a malandrinha do título, foi interpretada por Alisan Porter (que depois não fez mais nada). A menina vivia dando golpes com seu pai vagabundo e malandro, papel de James Belushi.

Se Brincar o Bicho Morde

Aqui temos uma das histórias coming of age mais queridas dos anos 90. Bem, ao menos lá para os americanos. Existe um fenômeno curioso de territorialismo, ou seja, certos filmes emplacam mais em determinado lugar do mundo do que em outros, e isso mesmo quando falamos de filmes de Hollywood. Alguns filmes conseguem inclusive fazer mais sucesso em outro país que não seja o seu de origem. Porém, o que mais ocorre, é claro, é certo longa fazer muito sucesso nos EUA, mas não emplacar tanto pelo mundo.

Por exemplo, ‘Se Brincar o Bicho Morde’, um coming of age passado nos anos 60, envolvendo meninos de uma vizinhança do Vale de San Fernando fanáticos por baseball (um esporte muito relacionado à cultura americana), é adorado por lá. Aqui no Brasil, justamente pelo tema, não marcou da mesma forma, com muitos sequer o conhecendo.

Nós Somos os Campeões

Ao contrário do item acima, mesmo se tratando de um esporte que os brasileiros não possuíam muita conexão (hoje, mais um pouco – com os inúmeros canais de todo e qualquer esporte também aqui no Brasil), ‘Nós Somos os Campeões’ fez certo sucesso ao ser lançado nas locadoras. Emilio Estevez é quem protagoniza essa produção da Disney como um treinador encarregado de transformar o pior time juvenil de hockey no gelo, os Mighty Ducks, em vencedores. O longa fez tanto sucesso que gerou uma trilogia, com continuações em 1994 e 1996, e um revival em forma de série no Disney+ em 2021, que durou 2 temporadas.

Os Batutinhas

Os Batutinhas’ ou ‘Little Rascals’ é uma propriedade tão antiga quanto os primórdios do cinema. A turminha de crianças surgiu em uma série de curtas exibidos nas telas de cinema, intitulados ‘Our Gang’, durante as décadas de 1920, 1930 e 1940. Com o advento da televisão na década seguinte, os curtas foram rebatizados de ‘Little Rascals’ para a exibição nas telinhas.

No cinema, a turminha ganhou clima de superprodução de US$23 milhões de orçamento pelas mãos da Universal Pictures. Assim, Alfafa, Spanky, Stymie, Darla e toda a turminha, incluindo o cão Petey, ganharam tratamento de primeira, e coadjuvantes de peso, do nível de Mel Brooks, Daryl Hannah e Whoopi Goldberg. Acredite se quiser, até Donald Trump atua no filme. Era a hora deste filme lançado em 1994 ganhar uma nova versão.

O Jardim Secreto

Por falar em clássicos infanto-juvenis dos anos 90 que ganharam uma versão recente, temos agora na lista ‘O Jardim Secreto’, baseado no livro de Frances Hodgson Burnett. Com produção da Warner, de seu departamento voltado para a família, a história acompanha a pequena órfã Mary Lennox, sendo mandada para viver em uma grande casa da Inglaterra junto com seu tio, que fica responsável por sua criação após a morte de seus pais em um terremoto na Índia. Na mansão de campo, ela começará a explorar e descobrirá um jardim secreto, como diz o título. Maggie Smith está no elenco.

O filme original foi lançado em 1993, mas em 2020 a produtora StudioCanal se viu em posse dos direitos e soltou uma nova versão do conto, para o encatamento de mais uma geração de crianças. O filme recente conta com nomes como Colin Firth e Julie Walters no elenco.

Esqueceram de Mim

Finalizamos com o que não poderia deixar de estar na lista. Muito mencionado nos parágrafos acima deste texto, ‘Esqueceram de Mim’ é provavelmente não só o filme infanto-juvenil (com atores reais) mais popular e querido dos anos 90, como também da história do cinema. E só não abrimos a lista com ele, pois seria muito óbvio, e resolvemos deixar o melhor para o final. Mas sua influência é sentida nos outros filmes aqui contidos, como no citado ‘Dennis – O Pimentinha’.

Ninguém poderia imaginar, nem mesmo os realizadores deste filme, que uma história sobre um menino de oito anos esquecido em casa pela família, que saiu de férias para passar o Natal em Paris, na França, fosse se tornar uma das obras mais populares do cinema, e um dos maiores sucessos financeiros igualmente. O fato mostra que uma trama simples, feita com muito coração e compromisso, era o suficiente para encantar plateias no mundo todo.

O filme fez do menino Macaulay Culkin fenômeno mundial, e dois anos depois ele já retornava para ser esquecido de novo – desta vez no aeroporto, onde termina embarcando para Nova York enquanto seus pais vão para Miami. Depois disso ainda seria tentado um terceiro filme nos cinemas em 1997, mas sem Culkin ou o resto do elenco, o longa não vingou. Recentemente um reboot no Disney+ também não chegou nem perto de popularidade.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS