sexta-feira, março 29, 2024

Minhocas (2)

Quem dera fossem as minhocas de Worms

É muito duro falar mal do cinema brasileiro. Só quem acompanha de perto sabe o quanto é difícil criar cinema no nosso país. A falta de infraestrutura e incentivo para uma arte produzida num país apenas com o apoio financeiro de seu governo basicamente (que já tem problemas demais em mãos) tem como resultado apenas apostar no seguro. Nada de arriscar com o inusitado ou diferente, afinal custa dinheiro (e muito).

Existem poucas tentativas de gêneros em nosso país. Aqui só emplacam comédias (com astros reconhecíeis da TV) e um ou outro filme de gêneros diferentes, vide Tropa de Elite e 2 Coelhos. Tudo isso para chegarmos até Minhocas, a primeira animação em stop motion nacional. Baseado num curta-metragem ganhador de prêmios, o filme é dirigido por Paolo Conti e Arthur Nunes, que também criaram a ideia original.

14

É muito difícil e ruim falar mal de um filme tão inofensivo quanto Minhocas, mirado para um público muito novo, e recomendado apenas para eles. De vez em quando temos animações com teor um pouco mais adulto, que se beneficiam de piadas que só os pais entendem. Esse não é um caso destes. Os pais que forem levar seus filhos poderão correr o risco de ficar com tendinite de tanto olharem o relógio, mesmo a animação fazendo uso de apenas 82 minutos de projeção.

É difícil inclusive dizer sobre o que Minhocas trata. Mas vamos lá. Júnior é uma jovem minhoca que sonha um dia se tornar tão intrépido quanto seu herói Mister Jumping, sátira de Evel Knievel em versão minhoca. Um acidente o joga, junto com seu amigo Neco, numa espécie de submundo. O local é comandado por Big Wig, o vilão da trama. Ele é um inseto que deseja controlar todas as minhocas. Para isso, o vilão desenvolve um sistema de hipnose com transmissão pela TV, que transforma minhocas em zumbis.

15

No percurso, nossos heróis conhecem Linda, uma minhoca órfã que vive nesse horrível território hostil como falta de opção, e se tornou uma sobrevivente. Mesmo sendo completamente inofensivo, Minhocas promete testar a paciência do público, digamos acima de 5 anos de idade. O filme é simplesmente bobinho demais, e talvez funcionasse melhor com um lançamento direto em vídeo, ou uma exibição na TV no sábado de manhã. Com o nível de animações que as crianças tem como oferta hoje em dia, vide Frozen (em breve em cartaz), é difícil acreditar que irão se contentar com Minhocas.

A técnica de animação em stop motion é uma arte quase perdida, e eu sou um de seus mais fervorosos defensores. É claro que não temos o nível de capacidade técnica de um estúdio como Laika, mas o que está em jogo aqui não é a arte, que não deixa exatamente a desejar. A dublagem é igualmente satisfatória, com as vozes de gente como o versátil Daniel Boaventura (dublando dois personagens importantes), a música Rita Lee e o lutador e dublê de ator Anderson Silva.

16

Mas se os realizadores tinham à sua disposição essas que são as partes mais difíceis, por que não caprichar mais no roteiro? Sabe os insistentes filmes de Xuxa Meneghel e Renato Aragão, que ganhamos todos os anos (ou ganhávamos pelo menos), Minhocas é algo desse nível. Além disso, diversos outros elementos na produção possuem um gosto duvidoso, para não dizer mau gosto. O filme não possui um timing cômico, e é muitas vezes excessivamente violento para o seu público-alvo, além de repugnante.

O exemplo disso é que um dos capangas do vilão usa como arma secreções saídas do nariz, para prender e jogar nos protagonistas. Tal personagem também possui uma aparência horrenda que promete causar pesadelos nos menores. Em outro momento, a saliva de um dos zumbis é misturada no café de outro personagem, que o bebe. Esse tipo de humor sujo é geralmente encontrado em filmes adolescentes, que também envolvem sexo e muita escatologia. Minhocas é simplesmente um filme perdido no limbo cinematográfico, que sairá vitorioso se ao menos conseguir encontrar ou definir um público-alvo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS