Idealizado a partir da obra do filósofo e poeta Rainer Maria Rilke, ‘Mise en Scène: a Artesania do Artista‘ pode ser definido como um manifesto pela arte, um documentário que retrata a melancolia das reflexões de um artista até a criação e o mergulho em seus personagens.
Assista ao trailer:
Com estreia marcada para setembro na Globoplay, o filme – que concorre como melhor documentário no Festival Independente de Cinema de Toronto e também será exibido no Festival Internacional Feminino de Cinema de Toronto – traz depoimentos dos atores Antônio Fagundes, Zezé Motta, Camila Pitanga, Dira Paes, Marco Nanini, Gabriel Leone, Cassia Kis, Maytê Piragibe, Bruno Fagundes, Gustavo Miranda, Lucas Oradovschi e Maurício Flórez, com narração de Glória Pires.
Idealizada por Maytê Piragibe, Leandro Pagliaro e Manuh Fontes – que também assina a direção e roteiro –, a produção busca tratar a arte como modo fundamental da existência alcançando o que muitas vezes nos parece distante, assustador ou intocável.
Temas como a infância, vida, criação, política e morte são pensados pelos atores do filme, que através de conversas e expressões artísticas nos fazem sentir a força da arte e as diversas sensações que ela pode provocar em cada um de nós. Esses momentos se entrelaçam com a figura misteriosa – representada por um personagem mascarado que se encontra desconectado de sua arte em um mundo solitário – e que, ao se reencontrar com memórias infantis, consegue resgatar a inocência e a pureza de uma criança que o faz retornar aos palcos teatrais.
Entre reflexões e sensações, ‘Mise en Scène: a Artesania do Artista‘ dialoga entre o real e o lúdico tentando trazer luz para a importância da trajetória do artista no mundo e a multiplicidade da vida no universo da arte.