O cinema brasileiro está em destaque no cenário internacional em 2025, com a França como palco de uma série de celebrações em torno da cultura do Brasil. A largada oficial foi dada em grande estilo: a Mostra de Cinema de Tiradentes, prestes a completar 30 anos, ganhou uma edição especial na capital francesa entre os dias 3 e 7 de abril, integrando a programação do festival Regards Satellites. Ainda neste mês, o prestigiado Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega à sua 27ª edição, entre 29 de abril e 6 de maio, consolidando a presença nacional no país europeu durante o Ano do Brasil na França.
Organizado pela Universo Produção, o especial Mostra Tiradentes em Paris levou ao público francês uma cuidadosa seleção de 12 filmes brasileiros, projetados em quatro espaços culturais: Cinéma L’Ecran (em Saint-Denis), Cinéma Le Méliès, a Cinemateca Francesa e a Salle Langevin. A programação refletiu a diversidade, ousadia e experimentação que marcam a produção nacional contemporânea, oferecendo uma rara oportunidade de contato com narrativas potentes e autorais.
A cerimônia de abertura, realizada no dia 3 de abril no Cinéma L’Ecran, contou com a presença de importantes representantes institucionais e culturais: Michel Fourcade, sub-prefeito da região de Saint-Denis; membros da Embaixada do Brasil na França; a diretora da Universo Produção e coordenadora da Mostra, Raquel Hallak; além dos curadores Francis Vogner dos Reis e Claire Allouche.
“Estar aqui na França, na capital do cinema mundial, é realmente um privilégio. A França, com a sua rica tradição cinematográfica, o compromisso com a valorização das culturas do mundo, oferece um ambiente perfeito para o cinema brasileiro ganhar visibilidade e estabelecer conexões internacionais. Eu desejo a todos uma temporada audiovisual brasileira muito rica de reflexões, de histórias, de narrativas. Todos os dias teremos aqui realizadores para o bate-papo para que a gente possa conhecer essas histórias que representam o nosso cinema.”, declarou Raquel Hallak durante a cerimônia de abertura.

A sessão inaugural foi marcada pela exibição do curta-metragem Fantasmas (2010), do mineiro André Novais Oliveira, e do longa Estrada para Ythaca (2010), dos cineastas cearenses Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes. Ambos os filmes escolhidos representam o início da trajetória de diretores que hoje ocupam lugar de destaque na cena cinematográfica brasileira — como Parente, que em 2024 lançou Estranho Caminho, apresentado no Cinélatino na França, e Novais Oliveira, autor da comédia romântica O Dia Que Te Conheci, sucesso entre o público brasileiro.
Ao trazer uma seleção que sintetiza a essência da Mostra Tiradentes, o festival permite que cineastas brasileiros sejam redescobertos por um novo olhar, fomentando diálogos internacionais e impulsionando a presença do Brasil no circuito de festivais europeus. A iniciativa também reforça a relevância do cinema como ponte cultural, especialmente em um ano em que o Brasil é homenageado pela França em diversos setores criativos.
O mercado cinematográfico brasileiro vive um momento efervescente. O Marché du Film de Cannes já anunciou que o Brasil será o país em destaque na edição deste ano, abrindo caminho para novas oportunidades de distribuição e coproduções internacionais. E as expectativas não param por aí: há grande expectativa quanto à presença de Kleber Mendonça Filho e Karim Aïnouz na disputa pela Palma de Ouro no Festival de Cannes, o que pode render novos prêmios ao cinema nacional no início de 2026.

Ainda em abril, o tradicional Festival de Cinema Brasileiro de Paris ocupará o cinema Arlequim com a exibição de 35 longas-metragens, entre os dias 29 de abril e 6 de maio. Em sua 27ª edição, o festival prestará homenagem à atriz e diretora Dira Paes, celebrando seus 40 anos de carreira. A mostra conta com cinco títulos protagonizados pela artista, incluindo Manas, de Marianna Brennand, atualmente em cartaz na França, após ser premiado no Festival de Veneza no ano passado.
A sessão de abertura será com Vitória, novo filme de Andrucha Waddington estrelado por Fernanda Montenegro, dando início à programação cinematográfica brasileira de 2025 na França com uma obra que une experiência e sensibilidade. O evento conta com títulos de destaque como o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional — com mais 300 mil ingressos vendidos na França, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e o sucesso de bilheteria O Auto da Compadecida 2, de Flávia Lacerda e Guel Arraes, inédito no país.
Com dois festivais em evidência e o fortalecimento das relações culturais entre Brasil e França, 2025 promete ser um ano histórico para o cinema nacional no exterior — e a Mostra de Tiradentes em Paris foi o primeiro grande passo dessa jornada.
Assista:
