‘Mulher-Maravilha 1984‘ atraiu a atenção de 18 milhões de assinantes da HBO Max e se tornou a estreia mais assistida plataforma de streaming.
No entanto, o longa agradou boa parte dos críticos e do público, atingindo apenas 59% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Mas por que o filme enfrentou tantas críticas se conseguiu cumprir o objetivo de chamar a atenção dos fãs?
Durante uma entrevista para o Den of Geek, Connie Nielsen, intérprete de Hipólita, foi questionada sobre o assunto.
Em reposta, ela deu uma série de motivos para as recepções negativas, incluindo os atrasos na estreia e abalos psicológicos causados pela pandemia.
“Só pelo fato de ter sido adiado várias vezes, o filme sofreu críticas indevidas, o filme não teve culpa pelos atrasos. Além disso, toda continuação sempre vai sofrer comparações com o antecessor. Mas nesse filme, parece que as pessoas estavam dispostas a disparar negatividades porque estavam psicologicamente abaladas [pela pandemia do Coronavírus].”
A diretora Patty Jenkins também sofreu muitas críticas, já que alguns fãs disseram que o roteiro foi fraco e não fazia jus à glória da Diana (Gal Gadot) dos quadrinhos.
Mesmo assim, Nielsen fez questão de defender a visão da diretora.
“Para mim, Patty tem uma visão extraordinária. Eu respeito quem pensa diferente, mas disseram que ela traiu a personagem. Eu continuo achando Diana incrivelmente corajosa e importante. O jeito que ela transforma as expectativas de um super-herói pode não agradar todo mundo… Mas a verdade é que os fãs só querem ver as mesmas fórmulas sendo repetidas em todos filmes do gênero. ‘Mulher-Maravilha 1984‘ foge a esse padrão e é isso que o torna grandioso.”
Ela continuou:
“Muita gente estava disposta a criticar apenas certos elementos ao invés de enxergar o filme como um todo. E eu acho que como um todo, tudo que acontece faz bastante sentido. Faz sentido e é lindo.”
Por fim, ela explicou que o filme foi mal visto justamente for surpreender o público, já que a trama dividiu opiniões.
“Acho que as pessoas não gostam de não saber o que vai acontecer, mas isso não significa que a gente deveria parar de tentar e continuar mudando essas fórmulas, mudar incógnitas para conseguir resultados diferentes é mais interessante é mais profundo psicologicamente. Qual é a graça de entregar algo pelo qual os fãs já esperam? Para mim, isso não é nada sensato. As pessoas estão acostumadas a ter seus desejos atendidos e ficam irritadas quando algo vai por um caminho diferente do que elas já esperavam.”
E aí, você concorda com ela?
Confira nossa crítica:
Crítica | ‘Mulher-Maravilha 1984’ é ainda mais FANTÁSTICO que o primeiro filme
Como arqueóloga, Diana, que trabalha no museu Smithsonian, é uma Mulher-Maravilha que tem super poderes extraordinários, podendo ser a heroína mais forte do mundo. Em 1984, a Mulher Maravilha está em perigo mortal assustador diante de uma enorme conspiração do empresário Max, que canta alto para satisfazer os desejos das pessoas, e uma inimiga misteriosa, a Mulher-Leopardo. A Mulher-Maravilha vai conseguir parar o colapso do mundo sozinha?
O elenco também conta com Chris Pine, Kristen Wiig e Pedro Pascal.