A filmografia de cada década é o mais puro reflexo de seu tempo. Quando falamos nos anos 80, tudo em relação ao período é extremamente característico. Tanto que vira e mexe ganhamos referências à época em filmes e seriados modernos. É engraçado para os que viveram nela, pensar na década de 80 como algo de “época”, de algo histórico. Mas sim, os anos 80 já faz mais de três décadas.
É só olharmos para um filme dos anos 80 que saberemos se tratar de uma produção da época. E isso engloba todos os gêneros. Por exemplo, um filme de ação dos anos 80 é diferente dos de qualquer outro período. Os filmes de terror também. E um gênero em particular não conseguimos encontrar em nenhuma outra época: as comédias adolescentes. Foi na década de 80 que esse tipo de filme se tornou realmente um subgênero – com incontáveis produções nesse segmento. Aqui nessa nova matéria nostálgica iremos lembrar de alguns dos mais famosos do período, que infelizmente não são mais comentados hoje pelas gerações mais novas.
Admiradora Secreta (1985)
Clássico dos clássicos da Sessão Tarde, todos que viveram nos anos 80 e 90 jamais esquecerão as reprises desta comédia romântica adolescente na TV aberta. Uma carta anônima (sim, ainda não existia internet ou mensagem de texto) é o pivô de muitas confusões entre duas famílias, pois passa de mão em mão, criando indagações sobre o remetente e o destinatário. No elenco, C. Thomas Howell, Lori Loughlin, Dee Wallace e os saudosos Kelly Preston e Fred Ward.
Namorada de Aluguel (1987)
Por falar em clássicos dos clássicos da Sessão da Tarde, os dois primeiros itens da lista fazem uma dobradinha bem legal, pois são filmes de teor parecido. Aqui, o nerd interpretado por Patrick Dempsey (um dos rostos mais conhecidos de comédias adolescentes do período) resolve pagar a bela Cindy, a garota mais popular do colégio, para fingir ser sua namorada – assim aumentando sua fama e status na escola. Como está precisando de dinheiro, a jovem aceita. Aqui temos outra atriz saudosa da época, Amanda Peterson, que viveu Cindy.
Te Pego Lá Fora (1987)
Já deu para perceber que a lista está cheia de clássicos da Sessão da Tarde. Essa aqui é uma comédia adolescente, mas não de romance e sim de ação, por assim dizer. O introvertido Jerry Mitchell (Casey Siemaszko) vive seu pior pesadelo em um dia no colégio, quando conhece o psicopata juvenil Buddy Revell (Richard Tyson). Isso porque o delinquente não gosta de ser tocado e Jerry, é claro, não sabia disso. Assim fica prometida a briga mais épica na saída do colégio da história do cinema.
Curso de Verão (1987)
Não deixe de assistir:
Nos anos 80 era comum vermos filmes com um grupo de personagens excêntricos, cada um com suas características, motivando a comédia. O cenário é que variava e podia ser uma faculdade (‘A Vingança dos Nerds’), uma academia de polícia (‘Loucademia de Polícia’) e até uma escola de educação no trânsito (‘Trânsito Muito Louco’). Aqui, esse mote era levado para um colégio – em outro verdadeiro clássico da época. A “escola de verão” era a nossa recuperação, e um professor de educação física (Mark Harmon) muito azarado precisa abrir mão das férias para tentar fazer esses alunos passarem de ano.
Sem Licença para Dirigir (1988)
O que todos esses filmes da lista têm em comum é que seus protagonistas são estudantes colegiais. Aqui, Corey Haim está louco para tirar sua carteira de motorista (nos EUA, a habilitação pode ser tirada com 16 anos, enquanto ainda se está na escola). Entre outras coisas, o rapaz sonha em levar uma pretendente, de nome Mercedes (Heather Graham), para dar umas voltas em seu carro. Só tem um pequeno problema: ele não passa na prova, fica reprovado e não tem carteira. Assim, precisa fingir e roubar o carro do pai. É claro que vai dar ruim. Mas esses eram os anos 80.
Quase Igual aos Outros (1985)
Por mais que sejam incrivelmente divertidos até hoje, muitas das tramas dos filmes adolescentes dos anos 80 são também bastante sem noção e surrais. Essa é uma das maiores delas. Veja só: na trama, temos uma menina (Joyce Hyser) se disfarçando de rapaz, sem ser descoberta por ninguém. Tudo bem, por maior suspensão de descrença que precisemos ter, é preciso dizer também que ao menos o filme tem o coração no lugar certo, pois o que motiva a protagonista Terry a fazer isso, é desmascarar o machismo na instituição para conseguir ingressar na faculdade de jornalismo.
Uma Noite de Aventuras (1987)
A estrela Elisabeth Shue foi indicada ao Oscar por ‘Despedida em Las Vegas’ (1995), mas já era uma jovem atriz bastante conhecida nos anos 80 – em especial por seu papel em ‘Karatê Kid’ (1984). Outro de seus filmes bem marcantes no período foi essa parceria com a Disney. Ela vive Chris, a babá de uma família. Ela fica responsável por cuidar de dois irmãos (um adolescente e uma menina) e o amigo deles que chega na casa. Quando uma amiga liga pedindo ajuda no centro da cidade, ela vai, mas leva consigo o trio. Nessa noite, tudo o que pode dar errado dará. E se Ferris Bueller teve o seu ‘Curtindo a Vida Adoidado’, esse filme faz uma boa companhia e muito bem podia se chamar ‘Curtindo a noite adoidado’.
O Garoto do Futuro (1985)
Michael J. Fox era um jovem ator nos anos 80, que ficou marcado por papeis de estudantes. Em ‘De Volta para o Futuro’, por exemplo, ele vive o colegial Marty McFly. E foi justamente por causa do sucesso desse filme que ‘Teen Wolf’ foi batizado de ‘O Garoto do Futuro’ aqui no Brasil – uma referência de fora das telas, que nada tinha a ver com o conteúdo do filme. Aqui, ele vive o estudante Scott, que descobre uma estranha herança de sua família: todos os homens quando atingem uma determinada idade passam por uma puberdade um pouco diferente. Eles se transformam em lobisomem. Mas ao invés de destroçarem corpos humanos pelo caminho, esses lobos são bonzinhos, afinal essa ainda é uma comédia. Então o que rola é que ele fica apenas peludo, muito bom no basquete e se torna extremamente popular.
Picardias Estudantis (1982)
O mais antigo filme da lista é também um dos mais icônicos dos anos 80 quando falamos em filmes adolescentes de comédia. Apesar de sua fama, a geração mais nova quase não fala nele, e muitos provavelmente sequer os conhecem. Essa é uma comédia, mas existe também bastante drama e temas complexos e reflexivos, como o aborto, por exemplo. Um grande elenco de nomes promissores que se tornaram astros e estrelas como Sean Penn, por exemplo, no papel do surfista descerebrado, mas muito carismático (que pede pizza na sala de aula). A direção é da mesma Amy Heckerling, de ‘As Patricinhas de Beverly Hills’.
Negócio Arriscado (1983)
Finalizando a lista temos uma comédia adolescente estrelada por ninguém menos que Tom Cruise. Sim, o sr. Missão Impossível começou a carreira bem novinho, e seu primeiro papel protagonista aconteceu aqui, em seu quinto filme no cinema. Cruise vive Joel, estudante certinho, filho de pais repressores. Quando seus “velhos” viajam no fim de semana e o deixam sozinho, tomando conta da casa, influenciado pelos amigos, ele vê a oportunidade de viver um pouco. O jovem vai do oito ao oitenta, e termina contratando uma prostituta para passar a noite com ele. E ela vem nas formas de Rebecca De Mornay. A partir daí, as coisas só se complicam para o rapaz, porém, ele consegue mesclar a inteligência e aprende bastante a “sabedoria das ruas” – a chamada malandragem.