No final de 2019, Martin Scorsese causou polêmica ao afirmar que “a Marvel Studios não faz cinema de verdade” e que “os títulos lançados pelo estúdio não são arte”.
Logo depois, diversos cineastas apoiaram o aclamado diretor de ‘Taxi Driver’, ‘Gangues de Nova York’, ‘O Lobo de Wall Street’ e ‘O Irlandês‘.
E parece que Scorsese ainda está faminto para acabar com as adaptações de filmes de heróis.
Em entrevista para a GQ, o cineasta ainda disse que “é preciso lutar contra essa cultura” para que o verdadeiro cinema sobreviva em meio aos blockbusters baseados em quadrinhos.
“O perigo é o que isso está causando na nossa cultura. Porque agora haverá gerações que pensarão que os filmes são apenas isso”, disse ele. “Eles [o público] já pensam isso. O que significa que temos que lutar com mais força. E tem que vir da base. Os golpes têm que vir dos próprios cineastas. Sei que podemos contar os irmãos Safdie, com Chris Nolan… Entende o que quero dizer? Temos que acertá-los de todos os lados.”
Ele continuou:
“Acerte-os por todos os lados e não desistam. Vamos ver o que vocês tem para mostrar. Vá lá e faça. A verdade é que temos que salvar o cinema. Eu acho que o conteúdo fabricado não é realmente cinema. É quase como se a Inteligência Artificial estivesse fazendo um filme. E isso não significa que você não tenha diretores incríveis e pessoas de efeitos especiais fazendo belas obras de arte. Mas o que isso significa? O que esses filmes fazem, o que isso vai te dar? Fora uma espécie de conclusão de alguma coisa e depois eliminar da sua mente, do seu corpo todo, sabe? Então, o que esses filmes têm a acrescentar?”
E aí, você concorda ou discorda da opinião do aclamado diretor?
Lembrando que seu próximo filme é ‘Assassinos da Lua das Flores‘, estrelado por Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone.
O filme estreia nos cinemas em 19 de outubro.
Confira o trailer:
O longa-metragem abriu com nada menos que 96% de aprovação no Rotten Tomatoes, com nota 8.50/10 baseada em 27 reviews até o momento.
Confira as principais avaliações:
“Com quase 3 horas e meia de duração, ‘Assassinos da Lua das Flores’ está em uma alta classificação no cânone de Scorsese do século 21, mas pede aos espectadores paciência substancial” – Irish Times.
“[O filme] é um soco no estômago rápido, feroz e sem remorso” – Slashfilm.
“Parece uma ferida aberta até o fim” – New York Magazine/Vulture.
“Esse é um filme de decadência e violência desapaixonada, uma extensa rede de complacência e podridão com um elenco rotativo de personagens coadjuvantes e algumas participações especiais surpreendentes ao longo do caminho” – iNews.co.uk.
“Talvez um filme muito bom e desigual, em vez de um inequivocamente ótimo” – Little White Lies.
Com 3 horas e 54 minutos de duração, esse é o filme mais longo da carreira de Scorsese.
Escrito por Eric Roth (‘Duna’), o filme será lançado em circuito limitado nos EUA no dia 6 de outubro, com sua estreia principal marcada para o dia 20 do mesmo mês. Após uma janela de aproximadamente 30 dias, o longa será lançado na Apple TV+. No Brasil, não há data de estreia confirmada.
Baseado no romance best-seller de não-ficção escrito por David Grann, o longa acompanha a jornada da tribo indígena Osage, que vê vários de seus membros assassinados após a descoberta de petróleo sob o solo de sua reserva, na década de 1920. Quando os homicídios tomam proporções gigantescas, agentes do FBI se infiltram na região para expor uma grande conspiração.
A trama também gira em torno de Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio), um americano apaixonado por uma indígena (Lily Gladstone) que se associa a empresas para tomar terras nativas e explorar o petróleo.
O grandioso elenco ainda conta com Robert de Niro, Brendan Fraser, John Lithgow, Jesse Plemons, Jason Isbell, Sturgill Simpson, Louis Cancelmi, William Belleau, Tatanka Means, Michael Abbott Jr., Pat Healy e Scott Shepherd.