Que a Netflix é um dos maiores colossos do audiovisual da atualidade ninguém tem dúvidas. A plataforma, que bate de frente com grandes estúdios e desde 2015 produz seu próprio material, já mostrou há muito que o jogo mudou, conseguindo adentrar, por exemplo, o prestigiado Festival de Cannes – fazendo todos os esnobes que ainda torciam o nariz para ela entender que a coisa havia ficado séria.
A cada nova investida, um passo maior. Hoje, não existe um artista ou diretor que se recusa a trabalhar com a casa de ideias, incluindo os mais renomados. Martin Scorsese, por exemplo, lançará seu Irishman na plataforma ano que vem. David Fincher dirigiu alguns dos episódios de Mindhunter, programa que criou para a empresa. Em breve, nomes como Spielberg, De Palma, Coppola, Polanski e Carpenter poderão fazer parte do acervo desta vasta locadora online. Duvida? Ambicioso demais, você diz? Então que tal Orson Welles e John Huston? Os lendários ícones da sétima arte foram voltaram à vida pelas mãos da empresa – se isso não é poder. Tudo porque a Netflix conseguiu os direitos de The Other Side of the Wind, filme perdido, escrito e dirigido por Wells, e protagonizado por Huston, tirado da década de 1970 diretamente para seu acervo.
Pensando nisso, resolvemos formular nossa nova lista, com as produções originais da casa – sejam elas filmes, séries ou minisséries – mais interessantes que serão lançadas ainda em 2018. Vem com a gente conhecer.
A Maldição da Residência Hill (The Haunting of Hill House)
É terror que vocês querem? É terror que vocês precisam? A Netflix irá suprir essa necessidade ainda esteve ano com o projeto de alto conceito, The Haunting of Hill House. E se este nome lhes é familiar, vocês não estão errados. Trata-se de mais uma adaptação do premiado livro da autora Shriley Jackson, lançado em 1959. Esta, no entanto, é a primeira adaptação para a TV da obra. Logo em 1963, o diretor Robert Wise (A Noviça Rebelde) comandou o filme lançado nos cinemas, Desafio do Além. Em 1999, com produção de Steven Spielberg, chegava A Casa Amaldiçoada, com Liam Neeson e Catherine Zeta-Jones no elenco. A trama acompanha um cientista e seus três voluntários numa pesquisa sobre sono numa mansão tida como assombrada. Quem leva para a Netflix e dirige os 10 episódios da primeira temporada é o especialista no gênero Mike Flanagan, de Hush: A Morte Ouve e Jogo Perigoso – ambos de 2016. O elenco não fica atrás e apresenta Carla Gugino (Jogo Perigoso), Lulu Wilson (Annabelle 2), Elizabeth Reaser (Ouija: A Origem do Mal), Mckenna Grace (Eu, Tonya), Michiel Huisman (2:22 Encontro Marcado), Kate Siegel (Hush), Timothy Hutton (A Janela Secreta) e Henry Thomas (o menino Elliott de E.T. – O Extraterrestre). A data de estreia foi confirmada para 12 de Outubro!
Hold the Dark
Suspense com toques de terror, esta produção é baseada no livro de William Giraldi. Na trama, Jeffrey Wright (o Bernard de Westworld) vive um escritor contratado para investigar o desaparecimento de um menino nas montanhas geladas. Os pais do garoto, vividos por Riley Keough (Mad Max: Estrada da Fúria) e Alexander Skarsgard (Big Little Lies), afirmam que ele foi levado por lobos. Mas a história pode ter contornos mais dramáticos e nefastos. O longa estreia em setembro no Fantastic Fest, chegando ao Netflix no dia 28 do mesmo mês.
Maniac
Escrita, produzida e com os 10 episódios dirigidos por Cary Joji Fukunaga (True Detective, Beasts of No Nation e It: A Coisa), esta minissérie de ficção científica traz a vencedora do Oscar Emma Stone (La La Land) e o indicado Jonah Hill (O Homem que Mudou o Jogo e O Lobo de Wall Street) – que igualmente produzem – em suas primeiras participações na TV. Os atores interpretam dois completos estranhos participando de um experimento com uma nova medicação dita curar todos os seus problemas. As coisas não saem exatamente como esperado. Todos os dez episódios serão lançados no dia 21 de setembro.
Legítimo Rei (Outlaw King)
Pulando de uma minissérie para um filme, este épico medieval é protagonizado por Chris Pine (Star Trek e Mulher-Maravilha) e Aaron Taylor-Johnson (Animais Noturnos). Escrito e dirigido por David Mackenzie, do sucesso indicado ao Oscar A Qualquer Custo (Hell or High Water), a biografia histórica relata a verdadeira briga de “David e Golias”, quando o escocês Roberto I, conhecido como Roberto de Bruce (Robert the Bruce), o “Rei fora da lei”, derrotou no Século XIV um exército britânico muito maior que o seu. O filme estreia no Festival de Toronto deste ano no dia 6 de setembro, chegando à plataforma em novembro.
Caixa de Pássaros (Bird Box)
Sim, os maiores astros estão na Netflix. E no fim deste ano, será a vez de Sandra Bullock, vencedora do Oscar (Um Sonho Possível), aderir. Baseado no livro de Josh Malerman e com direção de Susanne Bier, dinamarquesa cujo filme Em um Mundo Melhor (2010) levou o Oscar na categoria estrangeira, o filme de ficção apresenta uma mãe (Bullock) tentando escapar com seus filhos de uma realidade terrível, se deparando com um caminho no qual precisarão fazer sem enxergar nada. Sarah Paulson, John Malkvich e Jakie Weaver também estão no filme – que estreia nos EUA no dia 21 de dezembro.
Roma
Cinco anos depois de ter impactado o mundo com Gravidade (2013), o mexicano Alfonso Cuarón retorna ao trabalho com um filme menor e mais intimista. Apesar do título, a produção mexicana falada em espanhol apresenta a crônica de uma família de classe média na Cidade do México durante a década de 1970. Em preto e branco e sem nomes conhecidos no elenco, Roma é o tipo de filme feito para Festivais de cinema e que pode chegar até a época de prêmios como o Oscar. Mesmo assim, o lançamento está garantido na Netflix. Antes disso, porém, o filme estreou no Festival de Veneza hoje, 30 de agosto, e seguirá para os festivais de Toronto em setembro e Nova York em outubro.
The Ballad of Buster Scruggs
Sim, até eles aderiram. Os irmãos Coen são dois dos cineastas mais prestigiados da atualidade. Com obras-primas como Fargo (1996), O Grande Lebowski (1998) e Onde os Fracos Não Tem Vez (2007), os diretores conseguiram um status de tremendo culto e uma verdadeira legião de fãs. Fora isso, a dupla foi indicada para nada menos que 14 Oscar, sendo dona de 4 estatuetas. Depois da investida na série Fargo, os Coen voltam para a TV, desta vez no roteiro e direção de The Ballad of Buster Scruggs, faroeste de antologia no qual diversas micro histórias se conectam com o personagem título. No elenco, nomes como James Franco, Liam Neeson, Brendan Gleeson e Zoe Kazan. Depois de passar pelo festival de Veneza ainda neste fim de agosto, o longa estreia na plataforma no dia 16 de novembro.
The Dark Crystal: Age of Resistance
O Cristal Encantado é um filme de 1982, todo criado através da arte de fantoches pelo especialista Jim Henson (responsável pelos Muppets) e sua empresa. O filme de fantasia sobre outros mundos e criaturas mágicas não atingiu o esperado, anos mais tarde vindo a ser considerado uma obra cult e dando origem a produções como Labirinto – A Magia do Tempo (1986). Muitas décadas depois, a Netflix resolve resgatar a ideia, confeccionando uma pré-sequência nos mesmos moldes. Louis Leterrier (Truque de Mestre) é quem comanda os episódios da aventura. A estreia ocorre em 2018, sem data definida.
The Good Cop
Por falar em sucesso do passado, o ator Tony Danza reinou na TV nas décadas de 1970, 1980 e início de 1990, devido a programas como Táxi (1978-1983) e Who´s the Boss (1984-1990). Agora, o veterano retorna para a TV no papel de um policial das antigas que caiu em desgraça. O sujeito vive com o filho, também um policial, porém, honesto e incorruptível. Desta dinâmica chega a série policial The Good Cop, que promete trazer muitas risadas. Os dez episódios da primeira temporada estreiam no dia 21 de setembro. A série e criada e produzida por Andy Breckman, um dos roteiristas do humorístico Saturday Night Live.
Apostle
Mais talento chegando a uma produção Netflix. Gareth Evans, a mente por trás dos melhores filmes de artes marciais da última década – Operação Invasão (2011) e Operação Invasão 2 (2014) – entrega seu primeiro longa na plataforma. Apostle, no entanto, é um thriller sobre um sujeito tentando resgatar sua irmã, sequestrada por uma seita religiosa no velho oeste. Dan Stevens (The Guest) vive o protagonista, e o filme conta ainda com Michael Sheen e Lucy Boynton (Sing Street). A estreia na Netflix ocorre no dia 12 de outubro, mas o filme passa antes pelo Fantastic Fest.
The Kominsky Method
Nova série humorística do papa das comédias na TV, Chuck Lorre – criador de programas como Two and a Half Man (2003-2015) e Bing Bang Theory (2006-2018). O programa é estrelado pelo astro Michael Douglas, que vive um ator envelhecido e em decadência, apesar da fama e seus excessos no passado, precisando sobreviver como professor de atuação. O veterano Alan Arkin também está no elenco. Os oito episódios da primeira temporada serão lançados no dia 16 de novembro.
The Other Side of the Wind
Por mais prestígio que os envolvidos nas demais produções da lista possam ter, nenhum se compara a este item. Trata-se do filme perdido do lendário Orson Welles, considerado uma lenda urbana. Rodado ainda na década de 1970, a obra inacabada por décadas finalmente pode ser mostrada, depois de comprada e finalizada pela Netflix. De todas as suas produções originais, esta é sem dúvida a mais importante e um passo de respeito dado pelo colosso do audiovisual, para além das telas: uma importância social e cultural. O longa é protagonizado por John Huston, outro icônico cineasta falecido há muitos anos. A trama, quase premonitória e muito mentalinguística, fala sobre um diretor retornando muitos anos depois para Hollywood a fim de terminar seu longa. The Other Side of the Wind será exibido amanhã no prestigiado Festival de Veneza e chega ao Netflix no dia 2 de novembro.
The Kindergarten Teacher
Refilmagem americana de uma produção israelense de 2014, escrita e dirigida por Nadav Lapid, este novo filme é produzido e protagonizado pela indicada ao Oscar Maggie Gyllenhaal (Coração Louco). A nova versão é adaptada e dirigida por Sara Colangelo. A trama apresenta uma professora de jardim da infância (Gyllenhaal) que se interessa por um aluno ao começar a perceber que o pequeno pode ser um gênio. O elenco conta ainda com Gael García Bernal. O filme foi exibido em janeiro no Festival de Sundance e chega à plataforma no dia 12 de outubro.
Nightflyers
Esta não é exatamente uma produção original da Netflix. Será bancada pelo canal SyFy e depois lançada na plataforma. Espécie de Perdidos no Espaço em versão terror, a série de 10 episódios apresenta um missão pelo espaço desbravando outros planetas a bordo da Nightflyer, a nave mais tecnológica do mundo. Nesta viagem irão se deparar com o completo horror. O grande nome por trás da ficção é o de George R.R. Martin, criador de Game of Thrones, que produz e assina o roteiro dos episódios. Doug Liman (No Limite do Amanhã) também serve como produtor. Prometido para 2018, a data de estreia ainda não foi definida.