Apesar da Netflix ter sido muito elogiada por ser a primeira e única streamer global a assinar um acordo de financiamento com as organizações cinematográficas francesas, o esperado retorno do estúdio ao conceituado Festival de Cannes não está nos planos da empresa para 2022.
Uma fonte familiarizada com os planos da Netflix confirmou à Variety que o streamer não planeja estrear mundialmente seus filmes na 75ª edição do festival, o que significa que filmes como ‘Blonde‘, de Andrew Dominik, a cinebiografia de Marilyn Monroe estrelado por Ana de Armas, provavelmente serão ignorados na Riviera Francesa.
O cineasta Dominik disse, recentemente, a jornalistas na Berlinale que tinha esperanças do seu filme ser exibido na Croisette, mas parece que as discussões com a Netflix pararam devido à regra de Cannes, que determina que todo filme concorrente deve ter, pelo menos, um lançamento nos cinemas franceses.
A última participação da Netflix em Cannes foi em 2017 com ‘Okja‘, de Bong Joon-ho, e ‘The Meyerowitz Stories’, de Noah Baumbach. O festival então mudou as regras após um protesto de exibidores franceses exigindo que os filmes da competição fossem exibidos nos cinemas locais antes de serem transmitidos.
O 75º Festival de Cannes acontecerá do dia 17 até 28 de maio.