O ano de 2022 já nos trouxe muitas produções adoradas da Netflix – a plataforma de streaming (ainda) número 1 do mundo. Isso significa que no mercado dos “filmes em casa” ninguém tem mais popularidade do que ela. Que o diga os números de audiência que tiveram programas como Stranger Things (em sua quarta temporada) e o recente Sandman. Com os filmes esse prestígio se equipara. E no terreno dos longas-metragens, obras como Projeto Adam, Agente Oculto, Arremessando Alto, Spiderhead e Dupla Jornada foram alguns dos mais populares do ano e que contaram com grandes nomes impulsionando.
Mas engana-se quem pensa que o melhor já foi lançado na plataforma, pois os últimos quatro meses de 2022 guardam alguns dos títulos mais badalados da Netflix para o ano – alguns deles inclusive prometendo chegar até a maior festa do cinema: o Oscar. Teremos de tudo, desde documentários, blockbusters, produções mais sérias e miradas a prêmios, e muito conteúdo nacional de qualidade. Portanto, anote e programe-se. Confira.
08/09
Antraz: EUA Sob Ataque
Documentário que narra o pânico instaurado nos EUA pós-ataque terrorista de 11 de setembro (2001) em relação à contaminação por antraz, uma poderosa bactéria encontrada em cartas no solo americano, investigadas pelo FBI como parte do ato terrorista.
09/09
Fim da Estrada
Thriller de ação dramático protagonizado por Queen Latifah e Ludacris, como irmãos parte de uma família buscando um novo lar e caindo na estrada. Num hotel de beira de estrada, esta família azarada testemunha um assassinato no quarto ao lado – e termina fugindo com uma fortuna em uma bolsa encontrada no local. Isso desencadeia uma perseguição com criminosos.
16/09
Drifting Home
Pedida para os que curtem a cultura japonesa e em especial suas animações. Em tom surreal, como de costume, esta aventura pós-apocalíptica apresenta um mundo submerso no estilo Waterworld, após o nível dos oceanos subirem. Nesse cenário um grupo de crianças se vê à deriva no mar, mas o mais inusitado é seu meio de transporte: um conjunto habitacional flutuante!
Justiceiras
Aproveitando a popularidade de Maya Hawke, da série Stranger Things, a Netflix tratou de escalar a moça para esta nova comédia adolescente com toques de suspense e humor ácido. Quem protagoniza na verdade é a brasileira Camila Mendes, como uma jovem que busca vingança em relação ao seu ex-namorado, se unindo à personagem de Hawke. Completando o trio principal, Sophie Turner, a Sansa de Game of Thrones.
23/09
Lou
Jurnee Smollett (Aves de Rapina) interpreta uma jovem mãe morando numa área rural. Numa noite de tempestade, sua pequena filha é sequestrada. Agora, a única que pode ajudá-la a encontrar a menina é uma misteriosa, ranzinza, durona e solitária vizinha, papel da vencedora do Oscar Allison Janney.
O Homem do Jazz
Escrito e dirigido por Tyler Perry, esse drama é a nova colaboração do mega empresário e produtor de cinema com a plataforma da Netflix. Ao que tudo indica esse é um drama de época focado num artista de jazz negro envolvido em uma trama de assassinato não resolvido. A sinopse também diz ser sobre amor proibido, traição e um grande segredo.
Athena
Exibido no festival de Veneza no início de setembro, esta produção francesa é o terceiro filme de Romain Gavras, filho do cultuado cineasta Costa-Gavras. Na trama, três irmãos veem suas vidas jogadas no caos, horas depois da morte trágica sob circunstâncias misteriosas de seu irmão mais novo.
28/09
Blonde
Um dos filmes mais aguardados para este fim de ano (e não apenas da Netflix), Blonde vem despertando falatório de Oscar. Trata-se de uma ousada biografia da musa máxima do cinema, Marilyn Monroe, personificada aqui pela estrela cubana Ana de Armas. O filme tem censura alta por conter cenas impactantes e pode ser que Armas saia do projeto com uma indicação ao Oscar. Veremos.
07/10
Uma Garota de Muita Sorte
Baseado num livro de sucesso, este suspense traz Mila Kunis como uma jovem mulher que possui a vida dos sonhos: um ótimo emprego em Nova York e o casamento marcado com um rapaz vindo de família rica. No entanto, um segredo em seu passado, envolvendo uma tragédia no colégio, começa a vir à tona e a colocar barreiras em sua felicidade.
O Time da Redenção
Mais um documentário na lista, este para os fãs de esporte – em especial o basquete. O filme acompanha o time de basquete masculino dos EUA nas Olimpíadas de 2008 – o time que ficou conhecido como “time da redenção” após dar a volta por cima e conseguir criar um novo patamar de qualidade para o basquete americano.
13/10
Esposa de Aluguel
Comédia brasileira, este filme traz Caio Castro como um solteirão inveterado que para realizar o último desejo de sua mãe no leito de morte, e evitar ser retirado do testamento dela, resolve contratar uma atriz (papel de Thati Lopes) para se passar por sua noiva.
14/10
A Maldição de Bridge Hollow
Nova comédia de terror protagonizada por Marlon Wayans (veterano da franquia Todo Mundo em Pânico). Na trama, a filha de Wayans sem querer liberta um espírito maligno no dia das bruxas, o que causa as decorações de halloween ganharem vida e assombrarem os moradores. Ao lado da filha, ele precisará pôr um fim a essa maldição.
19/10
A Escola do Bem e do Mal
Grandes nomes de Hollywood já se aliaram à Netflix em seus projetos, e agora é a vez da musa vencedora do Oscar Charlize Theron. A produção escolhida por Theron é essa espécie de Harry Potter também baseada num livro, onde ela interpreta uma das professoras de uma escola encantada que treina futuros heróis e vilões.
21/10
Descendant
Mais um documentário na lista – este com grandes chances de ser indicado ao Oscar devido à sua importância histórica. O filme acompanha os descendentes dos sobreviventes do Clotilda, o último navio negreiro que trouxe escravos da África para os EUA.
26/10
O Enfermeiro da Noite
Thriller baseado numa história real que traz a vencedora do último Oscar Jessica Chastain como uma enfermeira. A mulher começa a desconfiar que colega de trabalho, papel do vencedor do Oscar Eddie Redmayne, seja responsável por diversas mortes misteriosas.
28/10
Nada de Novo no Front
Terceira versão do conto sobre um soldado alemão assistindo aos horrores da Primeira Guerra Mundial em primeira mão, depois de adaptações como Sem Novidade no Front (1930) e All Quiet on the Western Front (1979). Essa é a primeira que tem co-produção da Alemanha e se tornou o representante do país por uma vaga na categoria de produção estrangeira no Oscar 2023.
Wendell & Wild
Já pensou como seria uma animação com roteiro de Jordan Peele e direção do mesmo realizador de O Estranho Mundo de Jack (1993) e Coraline e o Mundo Secreto (2009)? Pois não pense mais, ela está pronta e em breve estará entre nós. A trama que usa a temática de horror mostra irmãos demônios, uma freira e irmãos góticos.
04/11
Enola Holmes 2
A Netflix não é muito conhecida por fazer continuações de seus filmes – a não ser que sejam comédias românticas adolescentes. Isso mudará em breve com a sequência da aventura de sucesso Enola Holmes, protagonizada pela prata da casa Millie Bobby Brown no papel da irmã caçula de Sherlock Holmes (Henry Cavill).
10/11
Uma Quedinha de Natal
Uma das grandes especialidades da Netflix são seus filmes natalinos, que mais parecem as famosas produções “água com açúcar” da Hallmark. No entanto, aqui a plataforma pode ter um trunfo nas mãos ao trazer como protagonista a ex-queridinha e ex-problemática Lindsay Lohan.
17/11
Natal com Você
Outro que tem a cara da nostalgia para muitos cinéfilos e cinéfilas é Freddie Prinze Jr., que na década de 90 protagonizou alguns filmes teen de sucesso. Bem mais velho, ele interpreta um pop star estressado com sua carreira, que decide sumir um tempo e acha refúgio numa cidadezinha, na época do Natal, onde entre outras coisas encontrará o amor.
18/11
Terra dos Sonhos
Enquanto o segundo Aquaman não sai, e os cinemas não ficam lotados com Velozes e Furiosos 10, os fãs podem ir matando a saudade do grandalhão Jason Momoa nesta aventura infantil para toda a família onde uma garotinha descobre um mapa para a terra dos sonhos e conta com a companhia de um ser místico chamado Flip (Momoa) para servir de guia.
24/11
O Diário de Noel
Comédia romântica baseada num livro que tem toda a cara de Nicholas Sparks – embora não seja dele – aqui quem protagoniza é Justin Hartley, do seriado lacrimoso This is Us. Ele interpreta um sujeito que volta para a casa no Natal (sim, mais um filme de Natal) para resolver uma situação com a mãe e termina descobrindo um diário que mudará sua vida.
O Dragão do Meu Pai (ainda sem data)
Com as vozes de Gatten Matarazzo e Jacob Tremblay, esta animação conta sobre a amizade de um garoto e um pequeno dragão.
Monica, O My Darling (ainda sem data)
Thriller indiano cômico, a história conta sobre um jovem recrutando um grupo de pessoas a fim de realizar um plano diabólico com um assassinato perfeito.
02/12
Scrooge – Um Conto de Natal
Nova animação que adapta para as telas a muito conhecida história de Charles Dickens, Um Conto de Natal – desta vez com um visual único e na Netflix. O estúdio escalou um verdadeiro timaço de dubladores, que ainda inclui duas indicadas por A Filha Perdida: a inglesa Olivia Colman e a irlandesa Jessie Buckley.
09/12
Pinóquio – de Guillermo del Toro
A Netflix se tornou uma potência tão grande do audiovisual de Hollywood que hoje consegue atrair a parceria dos maiores nomes da indústria. Um deles fará seu debute na casa este ano. Trata-se do mexicano vencedor do Oscar Guillermo del Toro, que dirige sua primeira animação na carreira. O escolhido é o conto italiano clássico Pinóquio, do qual o cineasta dará sua versão.
16/12
Bardo – Falsa Crônica de Algumas Verdades
Por falar em del Toro, outro cineasta da tríade de diretores mexicanos que tomou Hollywood de assalto também fará sua estreia na plataforma da Netflix. E esse com chances reais de emplacar na temporada de prêmios do cinema que levam até o Oscar. Alejandro Iñarritu tem 4 Oscar no currículo e fez filmes como Birdman e O Regresso. Nessa produção mexicana e totalmente falada em espanhol, o cineasta acompanha um jornalista e documentarista voltando ao seu país de origem.
23/12
Glass Onion – Um Mistério Knives Out
Rian Johnson é uma das vozes mais criativas trabalhando em Hollywood atualmente. A prova disso é o sucesso de suspense Entre Facas e Segredos (2019). A Netflix viu potencial no enredo e resolveu bancar a continuação, que estreia no fim deste ano, traz um novo elenco renomadíssimo em seu mistério e, claro, foca no protagonismo de Daniel Craig como o detetive Benoit Blanc.
25/12
Matilda – O Musical
Esse ano a Netflix traz também a nova versão de uma história clássica, que já havia sido levada às telas em 1996, Matilda. O conto infantil ganhará contornos de musical, bem a tempo para o feriado de Natal.
30/12
Ruído Branco
Nova parceria do diretor Noah Baumbach com a Netflix após o sucesso de História de um Casamento (2019). Quem também retorna é o protagonista Adam Driver – dessa vez para uma trama apresentando as desventuras de uma família. Já gera falatório de Oscar.
Sem Data
The Mother
Jennifer Lopez estrela e produz esse thriller de ação da diretora Niki Caro (Mulan, 2020) sobre uma assassina profissional que tenta proteger a filha que abandonou anos atrás de perigosos inimigos.
The Mothership
Agora pulamos para uma aventura mirada à toda a família protagonizada pela estrela vencedora do Oscar Halle Berry. A atriz realizou seu debute na direção com Ferida (2021), justamente para a Netflix, e agora aparece como uma mãe de família buscando respostas sobre o desaparecimento do marido e encontrando um objeto alienígena enterrado debaixo de sua casa.
You People
Após o sucesso de Meu Nome é Dolamite (2019) e enquanto Um Tira da Pesada 4 não sai, Eddie Murphy lança outro filme em parceria com a Netflix. Aqui, num roteiro escrito por Jonah Hill (que também estrela), duas famílias (uma negra e outra branca) precisam se entrosar para o casamento de seus filhos.
O Pálido Olho Azul
Neste misto de suspense e terror, Christian Bale interpreta um detetive tentando desvendar uma série de assassinatos, e tendo como ajudante um jovem que viria a se tornar o famoso autor Edgar Allan Poe. A direção é de Scott Cooper (Espíritos Obscuros).
We Have a Ghost
Do mesmo diretor de A Morte te dá Parabéns e Freaky – No Corpo de um Assassino, quem estrela esse novo “terrir” é o Capitão América em pessoa… não Chris Evans, e sim Anthony Mackie, que descobre um fantasma e faz amizade com ele.
They Cloned Tyrone
O vencedor do Oscar Jamie Foxx já apareceu em 2022 em seu próprio veículo com a Netflix na comédia de ação vampiresca Dupla Jornada. Agora ele retorna numa ficção científica cômica, como parte de um trio investigando uma conspiração do governo para clonar pessoas.
Carga Máxima
Estrelado por Sheron Menezzes e Thiago Martins, aqui um filme de ação cem por cento brasileiro, que promete acelerar na adrenalina e que deverá capturar os amantes da franquia Velozes e Furiosos. A história mostra um piloto de corridas trabalhando para um grupo de ladrões e realizando roubos de carga.
Depois do Universo
Romance brasileiro que traz a relação de uma jovem pianista que tem lúpus e o médico que a trata – papel de Henry Zaga, de Os Novos Mutantes (2020).
Um Natal Cheio de Graça
A influencer GKay é quem estrela esta comédia no papel de Graça, daí o título com duplo sentido. Na trama, ela vive uma mulher convidada a passar a ceia de Natal na casa de um rapaz que não conhece, já que este foi traído por sua namorada e precisa levar alguém com ele no evento. A estranha irá tocar “a maior zorra”.