Para a nossa surpresa e a de todos os saudosistas de plantão, a Netflix, líder do mercado quando o assunto é streaming, tem investido um bom bocado na compra de filmes mais antigos para disponibilizar em sua plataforma. Ou devo dizer aluguel, já que de tempos em tempos os filmes são trocados para a entrada de novos. Seja como for, nos últimos meses a empresa tem apresentado um número considerável de produções dos anos 80 e 90 em seu acervo, fazendo a alegria daqueles que acham que não temos mais filmes como antigamente. Ou simplesmente os que curtem visitar ou revisitar o passado como forma de aprendizado.
Assim, trazemos uma nova leva de dicas de filmes contidos na Netflix para que você não precise peneirar demais na hora de escolher o que assistir – acredite, sabemos como isto pode ser desgastante e enervante. Mas não apenas isso, como diz o título essa matéria é voltada para os nostálgicos que querem revisitar produções queridas, ou assistir pela primeira vez aquele filme que sempre quis ver e nunca teve a chance por não encontrar com facilidade. E ainda um terceiro tipo de espectador, o jovem que não conhecia os filmes apresentados aqui, mas sendo fã de cinema raiz resolve embarcar na empreitada. Então vem com a gente e confira abaixo.
Highlander: O Guerreiro Imortal
Com o anúncio de um novo Highlander vindo aí, um remake protagonizado por Henry Cavill (o Superman da DC) e comandado pelo mesmo diretor dos três John Wick (com Keanu Reeves), a Netflix prontamente disponibilizou o clássico original no novo lote de filmes em seu acervo. A história todos já conhecem, imortais escoceses se digladiam através dos séculos, desde a idade média até o presente. Christopher Lambert vive o protagonista Connor MacLeod e o saudoso Sean Connery é seu mentor Ramirez. Highlander completa 35 anos de seu lançamento em 2021, oportunidade perfeita para celebrar e revisitar o longa.
Dragnet: Desafiando o Perigo
Outro exemplar tipicamente oitentista, muito reprisado na Sessão da Tarde da época, este filme policial cômico é um dos precursores do buddy cop e estreou em 1987, mesmo ano de Máquina Mortífera e Um Tira da Pesada 2. Baseado numa famosa série de TV dos anos 50, que depois rendeu um revival no fim da década seguinte, a proposta do filme é utilização de bastante humor, ausente nos programas televisivos – algo depois reprisado em Anjos da Lei (2012) e Baywatch (2017). Quem comanda o show é o eterno “Caça-Fantasma” Dan Aykroyd na pele do certinho e quadradão detetive Friday. Seu parceiro é o desleixado Streebek, papel do Oscarizado Tom Hanks em sua fase na comédia. Aykroyd também assina o roteiro e o elenco conta ainda com o saudoso veterano Christopher Plummer.
Eles Vivem
John Carpenter é um diretor genial. Ponto. Sua obra é tão rica, que o cineasta se encontra aposentado e segue constantemente referenciado como um dos grandes. Tudo porque ele saiu de uma época extremamente criativa para o cinema, os anos 70 e 80. Assim como os colegas mestres aposentados Francis Ford Coppola e Brian De Palma, no período Carpenter entregou verdadeiras preciosidades e sua filmografia é ainda mais pop. Halloween, Fuga de Nova York, O Enigma de Outro Mundo e Os Aventureiros do Bairro Proibido são alguns de seus filmes mais queridos. Aqui temos um relativamente mais obscuro e por isso devemos agradecer muito à Netflix. Baseado num conto intitulado ‘Eight O’Clock in the Morning’ o filme é uma crítica política ao consumismo e a contínua lavagem cerebral que nossa sociedade recebe dos poderosos. Aqui, tais poderosos são uma raça alienígena infiltrada em setores do alto escalão. O herói dessa história? Um andarilho proletário, e o que mais?
Fuga à Meia Noite
É difícil ver o turrão e intenso Robert De Niro se divertindo tanto assim num filme, mesmo quando participa de comédias. Aqui, neste filme de 1988, podemos notar durante toda a projeção um sorriso no canto da boca do astro, mesmo quando precisa entregar momentos sérios de seu personagem, o caçador de recompensas linha-dura Jack Walsh. Tudo graças à química perfeita com o colega de cena, o humorista Charles Grodin (falecido recentemente, no dia 18 de maio deste ano). Influente e referenciado até hoje, o longa traz De Niro precisando levar um contador foragido para as autoridades. Quem dirige é Martin Brest, de Um Tira da Pesada (1984) e Perfume de Mulher (1992).
Inferno Vermelho
Outro filme de 1988 e outro buddy cop. Deu para perceber que filmes policiais de duplas disfuncionais eram uma forte tendência nos anos 80, e só nesta lista até o momento este é o terceiro. Aqui, o rei da ação da época Arnold Schwarzenegger se une ao engraçadinho James Belushi para caçar a bandidagem. Arnie é o russo Ivan Danko (quase Ivan Drago), policial rígido que é um verdadeiro “robô exterminador” e vai até a América atrás de um criminoso de seu país. A graça do filme é o choque cultural em ter um russo nos EUA em plena Guerra Fria. O diretor é igualmente um grande nome da época, Walter Hill (The Warriors e 48 Horas).
Brincou com Fogo, Acabou Fisgado!
Por falar em James Belushi, aqui temos um dos raros filmes protagonizados por seu irmão mais velho, o fenômeno repentino John Belushi. Ícone celebrado até hoje, o ator teve uma passagem muito rápida por este mundo, vindo a falecer jovem aos 33 anos, um ano depois do lançamento deste filme de 1981, que completa 40 anos de lançamento em 2021. Belushi estrelou menos de 10 filmes em sua carreira e seu trabalho mais conhecido é o cult Os Irmãos Cara de Pau (1980). Aqui, temos uma espécie de Crocodilo Dundee (1986) reverso, com Belushi no papel de um famoso jornalista de Nova York iniciando um romance com uma jovem moradora das montanhas geladas, que prefere o estilo de vida mais natural e ao ar livre, interpretada por Blair Brown.
Entre Dois Amores
Superprodução de 1985, vencedora de 7 Oscar, incluindo melhor filme e diretor (Sydney Pollack), que desbancou obras como A Cor Púrpura, A Testemunha e O Beijo da Mulher-Aranha naquele ano. Protagonizado pelos grandes Meryl Streep e Robert Redford, o filme é baseado na própria biografia de Karen Blixen, uma baronesa dinamarquesa, dona de plantações no Quênia colonial do século XX. Ela se apaixona por um caçador de espírito livre, vivido por Redford. Entre Dois Amores é um épico belíssimo de 3 horas de duração, que permanece como uma das obras românticas mais adoradas da sétima arte.
Loucademia de Polícia
Foi aqui que tudo começou, neste filme de 1984. Loucademia de Polícia se tornou uma das franquias mais bem sucedidas da década de 1980, gerou uma continuação por ano desde sua estreia, e inclusive um desenho animado, bonecos, brinquedos e uma série em live action. Porém, ao olharmos de perto este filme original, podemos notar um clima bem mais sacana e adulto, algo para maiores, mais próximo a filmes como Porky’s, por exemplo, do que o produto infantil voltado para as crianças que veio a se tornar nas sequências. Aqui temos muitas piadas sexuais, como sexo oral, repetidas vezes durante a projeção. Um novo exemplar está atualmente em desenvolvimento, provavelmente um remake ou reboot.
Loucademia de Polícia 2: A Primeira Missão
Esperamos ansiosamente o dia em que a Netflix irá disponibilizar todos os filmes desta franquia – o que provavelmente irá acontecer na HBO Max, já que esta é uma série da Warner. Seja como for, podemos nos contentar com esta continuação, lançada já no ano seguinte do original. A orientação aqui dá uma decaída na censura, exibindo um estilo muito mais “seguro e inocente” nesta primeira sequência. Na trama, os formandos do primeiro recebem sua missão de estreia e vão dar uma força numa delegacia falida num distrito perigoso da cidade. As adições aqui são do amalucado Zed (Bobcat Goldthwait), o frágil Sweetchuck (Tim Kazurinsky) e os vilanescos policiais Tenente Mouser (Art Metrano) e Proctor (Lance Kinsey), substituindo o Tenente Harris (G.W. Bailey).
Top Gun: Ases Indomáveis
Tudo bem, este não é exatamente um lançamento na plataforma. De qualquer forma, em vias da estreia da continuação tardia Top Gun: Maverick este ano, nada melhor do que aquecer os motores (literalmente) com este clássico que serviu para catapultar a carreira do astro Tom Cruise e completa 35 anos em 2021. Na trama, o ousado e arrogante piloto da marinha norte-americana Maverick (Cruise), precisa superar a morte do pai, ao mesmo tempo em que enfrenta a rivalidade dos colegas, em especial de Iceman (Val Kilmer). Ah sim, temos também o romance inesquecível com Charlie, uma instrutora, papel da belíssima Kelly McGillis, ao som de Take My Breath Away, da banda Berlin.