A Netflix perdeu 1 milhão de usuários nos três primeiros meses de 2023 na Espanha. As informações foram divulgadas pelo grupo de pesquisa Kantar, que afirmou que a debanda é diretamente relacionada às mudanças que a Netflix começou a implementar em fevereiro.
A Netflix bloqueou o compartilhamento de senhas entre os usuários que não estiverem na mesma residência, o que fez o streaming perder usuários. A decisão obriga os usuários a pagarem uma taxa extra de R$ 12,90 caso queiram adicionar um usuário que esteja fora dos domínios da casa.
No Brasil, o Sensor Tower revelou a Netflix perdeu 3% de usuários ativos mensais em maio de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números não levam em conta quantidade de cancelamentos, mas sim de acessos ao serviço.
A pesquisa ainda revelou que a HBO Max cresceu 33% em relação a maio de 2022, enquanto a Globoplay subiu 15% em comparação ao período.
Vale lembrar que a Netflix virou alvo de reclamações de consumidores e recebeu notificações no Procon de São Paulo e do Paraná para prestar esclarecimentos sobre a mudança anunciada aos assinantes.
A diretora-presidente do Procon do ES, Letícia Nogueira, lembra que a modificação contratual dos consumidores que já têm assinatura configura alteração unilateral do contrato, que contraria o Código de Defesa do Consumidor.
Até mesmo o slogan da Netflix (assista onde quiser) entrou em pauta, como apontou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
Para ela, a cobrança adicional configura propaganda enganosa, uma vez que “o material publicitário da empresa, que inclusive está disponível no seu site, traz frases como “assista onde quiser”, o que induz o consumidor ao erro, pois o mesmo imagina que os perfis podem ser utilizados em qualquer local”, afirmou a coordenadora.
A plataforma recebeu um prazo de 20 dias para fornecer informações ao órgão. Segundo o Procon-PR, se o serviço pode ser acessado por meio de dispositivos móveis, a empresa não pode restringir o acesso apenas à residência.
Vários assinantes foram às redes sociais ameaçar cancelar a assinatura.
Veja:
Netflix espero que você sinta pra caralho dor no bolso depois dessa. 12,90? Com isso só abre margem pra sucesso da concorrência e olhe lá. Se antes já tinha cancelamento por causa de série, agora que vai ter. Aguardo o fracasso, beijos pic.twitter.com/wquxhyHGy3
— trev (@septrev) May 24, 2023
vou cancelar a netflix fodase não tem nada de bom lá a não ser black mirror que lança mês que vem de resto pode jogar fora vou assinar o plano nivel 6 do mercado livre kkpic.twitter.com/fGm2iwwLMe
— emanuel (@emanuelpfvr) May 24, 2023
Quase 10 anos assinando Netflix. RIP
Vai cobrar 12 reais pra outro otário, aqui não pic.twitter.com/9V0Y0x7xeG
— N (@nclhdd) May 24, 2023
Bom dia já cancelando a minha assinatura da Netflix pic.twitter.com/tzVy2EM5md
— Jakinho (@ijakinho) May 24, 2023
qnt tempo vcs acham q a netflix ainda dura? eu dou uns 2 anos pic.twitter.com/8KbuoopoQV
— tania tumulto (@falameuanjo) May 24, 2023
não ligamos para netflix. só trabalhamos com conteúdo hbo pic.twitter.com/0ZPxiYU9KQ
— bru de gru (@momomolegend) May 24, 2023
Acho que irei cancelar a Netflix pic.twitter.com/m3vdd6JrgW
— SEM ANISTIA (@catanavinicius) May 24, 2023
Netflix cobrando taxa extra de R$12,90 por compartilhamento de senha
Eu automaticamente: pic.twitter.com/ZeCmqkvl1G
— Alber Junior (@AlbeJuniior) May 24, 2023
Se prepara, Netflix! O Brasil não é bagunça pic.twitter.com/jHNhpD8u2s
— Desempregado no Instituto Banana Preta (@CamaradaHidalgo) May 24, 2023
amo que os brasileiros levaram pro procon esse ngc da netflix não deixar assistir fora da casa, acabou pra vc netflix pic.twitter.com/QUvHb6MsfY
— lo (@cillianant) May 24, 2023
A Netflix pretende converter em assinantes pagos quem usa contas pertencentes a famílias separadas, com a introdução de restrições de compartilhamento de contas e taxas extras para membros em mais países.
“O compartilhamento desenfreado de senhas limita nossa capacidade de investir e melhorar a Netflix a longo prazo, e de construir nosso negócio. Enquanto os termos de uso limitam a Netflix para uma residência, nós reconhecemos isso como uma mudança para membros que compartilham suas contas para além de seus lares.”