Não é segredo que muitos assinantes de plataformas de streaming costumam compartilhar suas senhas com amigos para dividirem a mensalidade sem preocupação. No entanto, a Netflix deixa claro que compartilhar uma conta com qualquer pessoa que não seja da mesma família é considerado uma violação do contrato do usuário
No início deste ano, alguns usuários notaram que estavam recebendo mensagens de que deveriam morar na mesma casa que o proprietário da conta e ofereceram um método de verificação para aqueles que por acaso eram o proprietário da conta. Na época, era algo que a Netflix estava apenas testando, mas o streamer não desistiu de reprimir o compartilhamento de senhas.
A Netflix ainda planeja lançar alguma tecnologia que “faça sentido para os consumidores” para que diminua o compartilhamento de senhas.
O co-CEO e co-fundador da Netflix, Reed Hastings, disse em entrevista à Variety que eles estão testando muitas coisas, mas o que eles vão lançar não será agressivo.
“Testaremos muitas coisas, mas nunca lançaríamos algo que parecesse ‘apertar os parafusos’ para as pessoas que gostam do serviço. Deve parecer que faz sentido para os consumidores, que eles entendam.”, disse Hastings.
Até agora, a maior tentativa de impedir o compartilhamento de senha veio nos termos de serviço, que indicam que o compartilhamento de informações de login fora da conta principal não é permitido.
Recentemente, o Kill the Cable Bill decidiu fazer uma pesquisa com leitores anônimos nos EUA para saber a porcentagem de usuários que costumam dividir seus dados.
Sem nenhuma surpresa, foi revelado que 52,5% dos assinantes compartilharam suas senhas em um momento ou outro.
Dentro dessa margem, 25,6% disseram que compartilharam suas senhas apenas com familiares, 17,7% compartilham com amigos, e 9,2% com filhos que não moram na mesma casa.
Por outro lado, 47,5% afirmaram nunca compartilharam detalhes de cadastro com outras pessoas.
Além disso, a pesquisa mostra que o aumento de preço da plataforma influenciou 26% dos entrevistados a cancelarem suas assinaturas.
No entanto, 50% dos clientes fieis afirmaram que não pretender abandonar seus planos.
Confira:
“Você já dividiu sua senha da Netflix com alguém que não mora na sua casa?”
“Você pretende cancelar a Netflix após o ajuste de preço?”