domingo, abril 28, 2024

Nostalgia! 10 Filmes dos anos 90 baseados em Séries Clássicas!

Para muitos fãs de cinema na faixa dos 30 a 40 anos, não existiu melhor época do que os anos 80 e 90. Isso porque para eles essas décadas guardam imenso valor nostálgico. Mesmo os que eram novos demais para ter visto certos filmes dos anos 80 nos cinemas, certamente os pegaram nas reprises da TV aberta (principalmente na Globo ou no SBT) numa época em que as TVs a cabo nem haviam chegado ao Brasil, e a internet nem sonhava em existir. E o mesmo pode ser dito com os filmes dos anos 90, ou os que eram um pouco mais velhos, podem até ter pego alguns desta década nos cinemas.

Aqui, em nossa nova matéria nostálgica o foco será novamente as produções dos anos 90 – umas mais queridas e outras nem tanto. Mas o que elas possuem em comum, você pergunta? Bem, todas foram baseadas em séries clássicas dos anos 50 ou 60, na chamada era de ouro da TV norte-americana. A intenção de todas essas produções certamente era se tornar uma franquia. E algumas até conseguiram. Outras, ficaram a ver navios. Conheça abaixo.

Missão: Impossível (1996)

Não tem como começar uma matéria sobre os filmes dos anos 90 baseados em séries clássicas de TV sem mencionar a que é a mais bem-sucedida de todas: ‘Missão: Impossível’. O sucesso desta franquia no cinema é tanto, que ela não é apenas a mais badalada dos anos 90, como provavelmente a mais popular do subgênero da história do cinema. ‘Missão: Impossível’, é claro, nasceu como um programa de Televisão em 1966, criado por Bruce Gellar, sobre um grupo de espiões trabalhando para o governo americano – cada um dono de sua especialidade.

O programa original duraria até 1973 com sete temporadas, mas voltaria nos anos 80 para um revival, em 1988 para mais duas temporadas até 1990. E foi justamente nessa década que a marca atingiria seu auge de popularidade, quando Tom Cruise compraria o título e lançaria a primeira versão para o cinema em 1996. Como todos estão cansados de saber, o filme se tornou um enorme sucesso, gerando nada menos do que seis continuações, a cada filme a qualidade vai aumentando, e uma sétima sequência é planejada para o ano que vem.

A Família Addams (1991)

Depois de ‘Missão: Impossível’, ‘A Família Addams’ é o filme mais famoso a ser gerado de uma série de TV. Mas voltemos ao início de tudo. Os Addams foram criados pelo cartunista Charles Addams ainda em 1938, e tinham como propósito ser uma sátira de uma família extremamente bizarra e macabra, que ia contra os bons costumes da típica família americana. Em 1964 eles ganhavam sua primeira versão de carne e osso com um seriado da rede ABC que durou duas temporadas até 1996, mas se tornou item cult. No cinema, em estilo de superprodução da mesma Paramount (do item acima), chegavam em 1991, num blockbuster que se tornou sucesso.

O filme gerou uma continuação direta em 1993 e só não teve mais filmes porque o querido Raul Julia viria a falecer no ano seguinte. Hoje, os Addams viraram uma animação nas telonas, que também possuem dois filmes, e foram parar na TV na Netflix com o sucesso da série ‘Wandinha’.

Perdidos no Espaço (1998)

Não deixe de assistir:

Outra série cult que despertava a paixão dos fãs, ‘Perdidos no Espaço’ foi criado por Irwin Allen e estreava em 1965. A proposta era ter uma família de aventureiros espaciais (e seus agregados) no futuro, viajando de planeta em planeta, numa época em que a ficção científica “bombava”. A série durou três temporadas até 1968. Trinta anos depois de seu encerramento a New Line resolveu investir pesado em uma superprodução para os cinemas, escalando nomes como Gary Oldman e William Hurt, e aproveitando a popularidade de Matt LeBlanc em ‘Friends’. Uma coisa que os fãs notaram é que o tom divertido e humorístico foi trocado por um teor sombrio e bem mais dramático. O resultado foi um flop. A ideia foi resgatada em 2018, numa série da Netflix que durou 3 temporadas.

O Fugitivo (1993)

Criada por Roy Huggins, ‘O Fugitivo’ era uma série policial eletrizante que foi ao ar em 1963 e durou quatro temporadas até 1967. A trama contava sobre o médico Dr. Richard Kimble, acusado e condenado do assassinato da própria esposa, do qual jura inocência. Assim, ele consegue escapar da prisão e agora precisa provar que não é culpado, fugir da polícia e encontrar os verdadeiros responsáveis. A ideia foi levada às telonas em uma superprodução indicada ao Oscar, se tornando o item mais prestigiado da lista. O filme da Warner tinha Harrison Ford como o Dr. Kimble e Tommy Lee Jones como o obstinado agente do FBI que o caça. De todos da lista também, ‘O Fugitivo’ (que completa 30 anos em 2023) foi o único não pensado para ser uma franquia, e sim um filme com começo, meio e fim. Mas isso não o impediu de voltar à TV, coisa que fez em 2000 e em uma minissérie em 2020.

As Loucas Aventuras de James West (1999)

‘James West’ talvez seja a série mais obscura da lista, mas fez bastante sucesso em 1965, durando quatro temporadas até 1969. Aqui tínhamos um faroeste comum, já que o estilo fazia a cabeça do público da época. A ideia era ter dois agentes do governo, trabalhando no velho oeste, com uma tecnologia avançada (para a época) a seu dispor. Mas para a versão do cinema, a Warner investiu rios de dinheiro e escalou o astro Will Smith (o mais quente da época) e o diretor Barry Sonnenfeld, que haviam encontrado “ouro” juntos para a Columbia em ‘Homens de Preto’. Assim, acharam que fariam o mesmo para o outro estúdio, bem em clima de ‘MIB’ do velho oeste. Essa poderia ter sido mais uma franquia, mas sabemos o que aconteceu…

O Santo (1997)

‘Missão: Impossível’ havia se tornado um grande sucesso para a Paramount em 1996. Então o estúdio pensou: “que tal criar outra produção nos mesmos moldes, também baseada em uma série de espionagem dos anos 60?”. E o programa escolhido para ser trabalhado como um blockbuster foi ‘O Santo’ de 1962, que durou seis temporadas até 1969. Uma curiosidade é que o programa era estrelado por ninguém menos que Roger Moore, que um tempo depois seria escalado como o novo James Bond do cinema. Nas telonas, Val Kilmer e Elisabeth Shue deram forma ao thriller, que não vingou e parou no primeiro longa mesmo. Uma nova série foi tentada em 2017, com Eliza Dushku, mas não passaria do episódio piloto.

A Família Buscapé (1993)

Depois que a ‘A Família Addams’ se tornou um sucesso estrondoso para a Paramount em 1991, os estúdios de Hollywood viram que a fórmula de uma família disfuncional podia dar muito certo, e partiram para encontrar alguma outra propriedade antiga nos mesmos moldes. Assim, a Fox viu em ‘A Família Buscapé’ a oportunidade de uma franquia de sucesso. Criada por Paul Henning, a sitcom de 1962 mostrava uma família de caipiras vivendo num casebre de forma bem humilde. É quando o patriarca Jed Clampett encontra em sua propriedade uma grande fonte de petróleo que jorra sem parar e transforma a família em bilionários da noite para o dia. Assim, achando condizente, eles se mudam para Beverly Hills, terra dos ricos e famosos, onde seu jeitão “gente da gente” irá colidir com os esnobes. O programa durou 9 temporadas até 1971. Já o filme, por mais que fosse divertido, terminou não vingando como franquia. E o motivo pode ter sido a falta de nomes verdadeiramente estelares no elenco.

Os Vingadores (1998)

Não, não são esses ‘Vingadores’ que você está pensando. Muito tempo antes do blockbuster da Marvel que reúne os maiores heróis da editora se tornar febre pelo mundo, tivemos a versão para o cinema de uma série clássica. ‘Os Vingadores’ era um programa britânico de 1961, sobre dois agentes secretos de estilos muito diferentes: John Steed é o típico cavaleiro inglês, de terno, chapéu, guarda-chuva e bons modos, até quando enfrenta o perigo. Já Emma Peel é pura sensualidade. O seriado durou 7 temporadas até 1969, e foi revivido em 1976 para mais duas temporadas. No cinema, a Warner teve outra “bomba” em mãos, mesmo contando com Sean Connery como o vilão em seu blockbuster.

Meu Marciano Favorito (1999)

Outro que poderia ter virado uma bem-sucedida franquia caso tivesse ido bem nas bilheterias ou com os críticos. Criada por John L. Greene, a sitcom ‘Meu Marciano Favorito’ trazia um homem sendo visitado por um marciano que possui aparência humana, e o abrigando em sua casa enquanto lhe ensina os costumes da Terra, o apresentando para todos como seu “tio Martin”. A série estreou em 1963 e durou três temporadas até 1966. Em 1999, a Disney compraria os direitos e transformaria a ideia em uma produção infantil, repleta de efeitos cartunescos, mirada para toda a família, com Christopher Lloyd como o marciano.

Mod Squad – O Filme (1999)

A ideia por trás da série policial criada por Tony Barrett, Harve Bennett e Sammy Hess era ter um trio de jovens delinquentes da década de 70, um rapaz e uma moça brancos, e outro rapaz negro, trabalhando para a polícia para se livrar de sua pena, e se tornando agentes infiltrados. A série, tipicamente dos anos 70, começou ainda 1968 e durou cinco temporadas até 1973. Depois disso, voltaria como um filme para a TV em 1976. No cinema, a aposta foi da MGM e o trio principal era vivido por Claire Danes (‘Romeu + Julieta’), Omar Epps (‘Pânico 2’) e Giovanni Ribisi (‘Friends’). O filme também não deu muito certo.

Bônus: Dennis – O Pimentinha (1993)

Assim como ‘A Família Addams’, ‘Dennis – O Pimentinha’ nasceu nos quadrinhos de Hank Ketcham ainda em 1951, e falava sobre um garotinho “atentado” que adorava fazer bagunça e atormentar seu vizinho, o bom velhinho Sr. Wilson. Oito anos depois a ideia era levada para as telinhas, na forma de um sitcom em preto e branco, com atores reais chamada ‘O Pimentinha’, que durou quatro temporadas, de 1959 a 1963. Três décadas depois, vendo o sucesso que menininhos loirinhos encapetados poderiam fazer nos cinemas, vide os dois ‘Esqueceram de Mim’, a Warner tratou de gerar seu longa nos mesmos moldes, trazendo ‘Dennis’ de volta em um filme para os cinemas, com Walther Matthau como o Sr. Wilson, e os veteranos de ‘De Volta para o Futuro’ Lea Thompson (como a mãe de Dennis) e Christopher Lloyd como um bandido. O filme está completando 30 anos em 2023.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS