‘A História sem Fim‘, o adorado romance de fantasia do falecido autor alemão Michael Ende, vai ganhar uma série de novas adaptações para o cinema.
A ideia é fruto de uma parceria entre a Michael Ende Productions e a See-Saw Films, produtora responsável por diversos títulos elogiados pela crítica e pelo público, como ‘O Discurso do Rei’ e ‘Lion: Uma Jornada Para Casa‘.
Publicado pela primeira vez em 1979, ‘A História sem Fim‘ tornou-se um best-seller na Alemanha e foi traduzido para mais de 45 idiomas, vendendo milhões de cópias em todo o mundo.
A trama gira em torno de um menino criança desajustado, mas criativo, chamado Bastian Balthasar Bux que, enquanto foge dos valentões da escola, descobre o misterioso livro titular, que narra as aventuras do heroico jovem guerreiro Atreyu e sua missão de salvar o reino encantado de Fantasia – um mundo de dragões, gigantes, vastos reinos e pântanos mortais.
Atreyu tem a missão de impedir que Fantasia e sua governante, a Imperatriz-Menina, sejam consumidas por uma força conhecida como O Vazio.
Mas, quanto mais Bastian lê, mais ele percebe que não é simplesmente um espectador da história e logo se vê transportado para a Fantasia, voando no topo do dragão da sorte Falkor.
Em entrevista ao portal, Iain Canning, CEO da See-Saw Films, comentou sobre seu desejo de reviver a história para o público contemporâneo.
“A história criada por Michael Ende é oportuna e atemporal, e realmente tem a oportunidade de ser contada de uma nova maneira. Parte da especialidade do livro é que você pode voltar a ele em diferentes épocas da sua vida e encontrar diferentes níveis de significado. Então, é maravilhoso termos esta oportunidade de criar uma nova perspectiva que terá novas camadas e significados. Nós apenas acreditamos que cada geração merece sua própria jornada em Fantasia.”
Vale lembrar que o romance já foi adaptado para o cinema e para a TV, sendo a versão de 1984 a mais conhecida.
Dirigida por Wolfgang Petersen a partir do roteiro escrito por ele junto com o próprio Ende, a adaptação foi um sucesso de crítica, conquistando 83% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O longa original rendeu duas sequências, que infelizmente não fizeram o mesmo sucesso e foram um fracasso de público e crítica.
Relembre o trailer: