InícioMatériasNOSTALGIA | Antes de Tom Cruise, saiba quais atores quase viveram Lestat...

NOSTALGIA | Antes de Tom Cruise, saiba quais atores quase viveram Lestat em ‘Entrevista com o Vampiro’ (1994)


Entrevista com o Vampiro (1994) é sem dúvidas um dos filmes de terror mais queridos da década de 90, e um dos filmes de vampiros mais elogiados da história do cinema – quiçá o mais elogiado. Agora, o cultuado longa-metragem vai ganhar uma nova versão, na forma de uma série de TV a ser lançada pelo canal AMC (o mesmo do sucesso The Walking Dead), com estreia marcada para outubro. É claro, tudo começou na forma de um livro da década de 70, escrito pela autora Anne Rice. A escritora visava Rutger Hauer como Lestat, o antagonista da história, quando escreveu o livro, e chegou a conversar com alguns astros da época, como Tom Hanks, para o papel. Mas quando a Warner, que havia comprado os direitos antes do livro ser publicado, decidiu escalar Tom Cruise para o papel, a autora quase teve um surto.

Leia também: ‘Entrevista com o Vampiro’ (1994) | Autora ficou REVOLTADA com a escalação de Tom Cruise no clássico

Acontece que durante a década de 1980, por mais que Tom Cruise quisesse ser visto como ator sério – e buscasse por isso em filmes como A Cor do Dinheiro e Rain Man -, muitos ainda tinham preconceito com o astro pelo rostinho bonito, e o viam apenas como o galã de Top Gun – Ases Indomáveis (1986). Tom Cruise provou que todos estavam errados, incluindo a criadora da história, demonstrando com seu talento o que poderia fazer no papel. Anne Rice escreveu uma carta de desculpas ao ator, e gravou um vídeo recomendando o filme como uma “obra-prima”. Hoje, talvez não consigamos ver nenhum outro ator no papel do maquiavélico Lestat, e por isso mesmo o ator Sam Reid (o novo intérprete de Lestat na série), terá muito trabalho para substituir Cruise no papel. Definitivamente, o limitado Stuart Townsend não foi páreo ao viver o mesmo personagem em A Rainha dos Condenados (2002), sequência mequetrefe do filme – que muitos não conhecem e outros tantos preferem esquecer.



A verdade é que antes de Tom Cruise arrasar no papel de Lestat em Entrevista com o Vampiro, alguns outros atores foram considerados para o personagem pela Warner. Aqui, em homenagem a este clássico que está sendo “revitalizado” para os novos tempos, e igualmente pensando na nova roupagem que a história irá receber em breve – e esperamos que seja satisfatória -, resolvemos dar uma olhada e mostrar para você quem poderia ter vivido Lestat (ou morrido Lestat) antes de Cruise. Confira.

Johnny Depp

Hoje, um astro enrascado com a lei devido às acusações de violência doméstica e uma briga judicial com a ex-mulher Amber Heard, Johnny Depp teve sua carreira manchada mesmo depois de inocentado de muitas das acusações em corte. O fato é: Depp e Heard viveram uma relação tóxica que não foi boa para nenhuma das partes. Mas voltando para a década de 1990, o ator era um dos jovens astros mais quentes da época, entregando sucessos como Edward – Mãos de Tesoura e a série Anjos da Lei. Justamente por isso, Depp era um dos atores que a Warner tinha em vista para o papel do vampiro Lestat. O ator, no entanto, que estava interessado em ser reconhecido por seu alcance de interpretação, optava por projetos dramáticos mais exóticos, como Cry-Baby, Arizona Dream, Benny & Joon e Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador. Assim, Depp prontamente recusaria o convite do papel, mas quase duas décadas depois viveria um vampiro na malfadada adaptação de Sombras da Noite, da mesma Warner.

Daniel Day-Lewis

Essa escalação seria muito interessante! Considerado por muitos o melhor ator de sua geração ainda em atividade, o britânico Daniel Day-Lewis coleciona o recorde como o ator com nada menos que três vitórias no Oscar como ator principal. Isso é para poucos. Ou melhor, para ninguém, somente para ele mesmo. Já as atrizes, duas bateram seu recorde, mas isso é assunto para outra matéria. Em resumo, teria sido uma escalação no mínimo curiosa e realmente o foi, já que Day-Lewis era o Lestat contratado inicialmente em Entrevista com o Vampiro. O ator vinha de uma vitória no Oscar por Meu Pé Esquerdo e de uma indicação por Em Nome do Pai. E caso alguém quisesse ver como o astro ficaria de cabelos longos, era só assistir a O Último dos Moicanos, lançado na época. Por alguma razão, Day-Lewis precisou abandonar o projeto e só retornaria às telas 3 anos depois.

 

John Travolta

Entrevista com o Vampiro quase foi adaptado ainda na década de 70, quando a Warner comprou os direitos do livro de Anne Rice. Nesta época, o principal alvo do estúdio para o papel de Lestat era John Travolta, astro que emplacaria em sucessos como Os Embalos de Sábado à Noite e Grease – Nos Tempos da Brilhantina. Ao que tudo indica, o ator iria adiante com o filme, caso o estúdio tivesse optado por produzir realmente o longa. Acontece que devido a uma enxurrada de produções nos mesmos moldes, como Drácula, Nosferatu – O Vampiro da Noite e até uma comédia chamada Amor à Primeira Mordida fizeram a Warner engavetar a adaptação, não apenas de Entrevista com o Vampiro, como também de Os Vampiros de Salem, baseado em Stephen King. Quando as coisas finalmente começaram a girar de novo, Travolta já era considerado velho para o papel, que precisava ser sensual.

Tom Hanks

É quase impensável ver o boa-praça Tom Hanks como um vampiro tarado por sangue, a não ser que tal produção fosse uma comédia. Não era esse o caso. A única pessoa que via potencial nesta escalação era a autora Anne Rice, que chegou a se encontrar com Hanks para conversar sobre o filme e o papel, após ficar animadíssima com sua atuação em Filadélfia (1993). No fim das contas, Hanks recusaria a proposta e partiria para protagonizar Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994), lançado no mesmo ano e que se tornaria um sucesso ainda maior que o filme de vampiros de Rice. Fora isso, ainda receberia seu segundo Oscar pelo projeto. Ou seja, não podemos dizer que o ator fez uma escolha equivocada.

Jeremy Irons

Outro ator considerado pela Warner para o papel do vampiro Lestat antes da contratação de Tom Cruise foi o veterano vencedor do Oscar Jeremy Irons. Hoje conhecido na cultura pop como o mordomo Alfred dos filmes de Zack Snyder na DC e como a versão mais velha de Ozymandias no novo Watchmen, Irons começou sua carreira ainda na década de 1970 e ganhou um Oscar em 1991 pelo filme O Reverso da Fortuna. Justamente por esta honraria e por seu porte e elegância, o ator britânico era uma das primeiras opções para o personagem – na época ainda colecionando filmes classudos como Perdas e Danos e M. Butterfly. Porém, na mesma época também Irons havia participado do épico dramático A Casa dos Espíritos, baseado num livro sobre a epopeia de uma família mexicana. Nesse filme, que conta ainda com Meryl Streep, Glenn Close e Winona Ryder no elenco, o ator precisou usar uma maquiagem pesada para envelhecer seu personagem. Esse “trauma” o fez desistir de Entrevista com o Vampiro, filme no qual igualmente precisaria se transformar.

 

Rutger Hauer

Aqui, voltamos ao passado mais uma vez. Quando escreveu o livro, a autora Anne Rice, talvez já planejando a obra de forma cinematográfica – isso porque a Warner havia comprado os direitos da história antes mesmo do livro ser lançado -, pensou no ator Rutger Hauer quando criou o personagem Lestat. Assim, é claro que o ator holandês era sua opção para o papel ainda na década de 70. Como dito acima, o projeto não vingou na época, e precisou ser engavetado devido a produções de mesmo tema que estavam saindo do papel na época. Quando começou a tomar forma mais de uma década depois, Hauer já não era mais uma possibilidade para o estúdio. No entanto, viveria um vampirão para a Fox em Buffy – A Caça-Vampiros em 1992, na véspera do filme de vampiros de Anne Rice. Depois disso, voltaria a ser um morto-vivo sugador de sangue na minissérie Os Vampiros de Salem, de 2004.

author avatar
Pablo R. Bazarello
Crítico, cinéfilo dos anos 80, membro da ACCRJ, natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por cinema e tudo relacionado aos anos 80 e 90. Cinema é a maior diversão. A arte é o que faz a vida valer a pena. 15 anos na estrada do CinePOP e contando...
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS