sexta-feira, abril 26, 2024

‘Entrevista com o Vampiro’ (1994) | Autora ficou REVOLTADA com a escalação de Tom Cruise no clássico

O clássico livro Entrevista com o Vampiro, escrito por Anne Rice, ganha este ano nova roupagem na forma de uma série com estreia marcada no dia 2 de outubro no canal a cabo AMC (o mesmo do sucesso The Walking Dead). Personagens icônicos como Lestat, Louis e a pequena Claudia estarão de volta, marcando sua primeira vez nas telinhas – e o trailer já está online para quem quiser conferir. A produção promete ser uma incursão minimalista nas crônicas vampirescas e os fãs não poderiam estar mais animados para o retorno a este universo tão querido e assustador.

Como todos sabem, porém, a primeira vez que a obra da autora Anne Rice ganhou forma foi como uma superprodução cinematográfica de US$60 milhões bancada pela Warner em 1994. Estrelado pelos galãs Tom Cruise e Brad Pitt, o filme recebeu inúmeros elogios dos críticos e do público, logo se tornando um novo clássico. Além de ser um dos longas mais memoráveis dos anos 90. Muito antes de todo este sucesso, quando a Warner comprou os direitos do livro para desenvolver a adaptação, o projeto passou por inúmeras tempestades em seus bastidores – que culminaram até algumas polêmicas após sua estreia. A maior delas sendo ausência total do apoio da criadora da obra – que muito ao contrário, se pronunciou contra o filme que a Warner pensava em fazer.

Clássico dos anos 90, ‘Entrevista com o Vampiro’ é mais um filme querido da época que vai ganhar série de TV.

Anne Rice escreveu Entrevista com o Vampiro ainda em 1976, e tinha em mente o ator Rutger Hauer para o papel do antagonista – e muitos diriam personagem mais importante da história – Lestat. Nessa época, o ator holandês havia participado basicamente de produções em seu país de origem, incluindo um dos primeiros trabalhos do diretor Paul Verhoeven, Louca Paixão (1973), que talvez tenha inspirado a escritora a basear seu personagem chave no ator. A Warner, por outro lado, adquiriu os direitos autorais da transposição da história para as telas antes mesmo do livro de Rice ser lançado – ação comum até hoje com obras badaladas. Na época, o estúdio pagou cerca de US$150 mil pelos direitos e tinha outros planos para Lestat: John Travolta – astros em ascensão na década de 70, que entregava sucessos como Os Embalos de Sábado à Noite e Grease – Nos Tempos da Brilhantina, com direito à indicação ao Oscar pelo primeiro.

Porém, numa guinada de eventos que costuma ocorrer de vez em quando na terra do cinema, uma verdadeira enxurrada de produções utilizando a temática dos vampiros começava a sair do papel, todas eventualmente lançadas em 1979, como Drácula (da Universal), Nosferatu – O Vampiro da Noite (da Fox) e até a comédia Amor à Primeira Mordida. O fato fez a Warner ficar “acanhada” e colocar Entrevista com o Vampiro na gaveta. Fora isso, o estúdio desistiu também da adaptação do livro de Stephen King, Os Vampiros de Salem, na mesma época (leia mais sobre isso no link abaixo). Em 1978, a opção do estúdio para o comando da adaptação era o diretor John Boorman, que por sua vez visava Jon Voight para o papel de Lestat. Os anos foram passando, e até mesmo uma versão feminina de Louis, um dos personagens principais da história, a autora Anne Rice chegou a cogitar nesta mudança para o cinema, temendo que as conotações homossexuais da relação entre ele e Lestat não fosse vista com bons olhos pelos executivos do estúdio naquela época. Assim, a própria escritora – que é a única roteirista da adaptação – não via problema em transformar Louis numa personagem feminina e até chegou a pensar nas formas de Cher para o papel.

Leia também: Os Vampiros de Salem (1979) | Conheça a Primeira Adaptação do Livro de Stephen King para as Telas

Galãs assombrados. Tom Cruise e Brad Pitt se encontram em cena, mas Louis quase foi transformado em mulher.

Quando a produção finalmente começou a tomar forma no início dos anos 90, atores como Daniel Day-Lewis e Johnny Depp eram algumas das primeiras opções da Warner para o papel. Enquanto Depp recusou a oferta, vindo anos mais tarde a interpretar um vampiro no muito inferior Sombras da Noite (2012), Day-Lewis chegou a ser contratado para o papel, mas precisou se retirar do projeto antes das filmagens começarem. Pelos bastidores, a autora mexia seus pauzinhos para a escalação de Lestat – afinal Entrevista com o Vampiro ainda era o seu bebê. Anne Rice chegou a se encontrar com Tom Hanks para oferecer o papel após ter ficado impressionada com seu desempenho no filme Filadélfia (1993) – pelo qual ganhou seu primeiro Oscar. No fim das contas, Hanks terminou recusando a proposta da escritora para ir estrelar Forrest Gump (1994), o qual lhe renderia seu segundo Oscar consecutivo. Não podemos culpa-lo.

Dois anos antes de Entrevista com o Vampiro estrear nos cinemas pelo mundo, uma produção sobre o tema bancada pela Columbia (Sony) havia feito um tremando sucesso de crítica e público, chegando inclusive até o Oscar, onde ganhou 3 dos 4 prêmios aos quais estava indicado. Trata-se de Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola, versão estilosa em ritmo de superprodução da história clássica do mais famoso vampiro de todos. Desta forma, a pressão só aumentava em relação ao produto da Warner.

Escalações problemáticas. O entrevistador original era River Phoenix – após sua morte, Christian Slater entrou.

Ainda em relação ao elenco, a produção precisou lidar com a morte precoce do ator River Phoenix, que já estava escalado para viver o jovem entrevistador que abre, recorta e fecha o filme. Para os que não lembram muito bem da trama, um jovem jornalista decide ouvir a história de Louis, um sujeito que diz ser um vampiro. Através de uma narrativa detalhada, o entrevistado relata sua juventude nos anos 1790, quando foi transformado num ser imortal e diabólico por uma figura nebulosa conhecida como Lestat. Tudo o que vemos em tela é a história contada de Louis para o jornalista. Phoenix faleceu aos 23 anos em 1993. Assim, a produção precisou correr para encontrar um substituto e o encontrado no fim das contas foi Christian Slater – o jornalista que vemos no filme. Mas não apenas isso, Slater doaria o cachê de US$250 mil que recebeu pela substituição para duas das instituições de caridade preferidas de River Phoenix.

Por fim, após muito tentar a produção decidiria por um ator para o papel de Lestat: Tom Cruise. No início dos anos 90, Cruise gozava de sua primeira indicação ao Oscar pelo drama de guerra de Oliver Stone, Nascido em 4 de Julho. O filme havia rendido muitos elogios ao ator, que demonstrava não ser apenas um rostinho bonito ou um astro de filmes de ação. No fim da década anterior, Cruise já estava disposto a mostrar o alcance de seu talento performático com filmes como A Cor do Dinheiro e Rain Man. Fora isso, o ator seguiria para dramas e suspenses elogiados como Questão de Honra e A Firma. Mas se tinha alguém que não estava impressionada com as atuações do galã e o considerava apenas um rostinho bonito realmente, esse alguém era Anne Rice.

Não deixe de assistir:

Escalar o sedutor Lestat, que terminou nas mãos de Tom Cruise, foi a tarefa mais difícil de ‘Entrevista com o Vampiro’.

Quando soube do movimento para a contratação de Tom Cruise, então com 32 anos, a dona da história começou a se pronunciar enfaticamente contra a escalação do ator. Para começo de conversa, Anne Rice achava Cruise jovem demais para o papel do experiente vampiro. Rice veio público dizer que Cruise não conseguiria carregar o papel. Chamou sua escalação de “bizarra” e continuou dizendo que era praticamente impossível imaginar como o projeto funcionaria tendo o ator entre os protagonistas. A autora ainda definiu a escalação do ator de “o pior crime de uma escalação de elenco desde A Fogueira das Vaidades (1990)” – um filme notório dentro de tal definição negativa. Anne Rice se retirou da produção e se recusou a assistir ao filme nas telonas.

O fato se tornou notório entre os jornalistas de entretenimento da época, que noticiavam à exaustão os bastidores conturbados da produção nestes mais variados âmbitos. Para complicar ainda mais as coisas, após a estreia do longa uma nova controvérsia tomou às capas de jornais e veículos especializados. A apresentadora Oprah Winfrey, uma das mulheres mais famosas dos EUA, abandonou a exibição de pré-estreia de Entrevista com o Vampiro só para convidados ainda no primeiro “rolo” do filme (no primeiro ato). O motivo? A apresentadora e atriz teria se sentido mal, enojada pela quantidade de sangue e violência contida no filme.

‘Entrevista com o Vampiro’ possui cenas fortes e impactantes até hoje.

Foi só quando um dos produtores do filme fez questão que Anne Rice assistisse ao longa, enviando uma cópia em VHS para ela, que as coisas mudaram de figura. Sabe aquele ditado do “nunca julgue um livro pela capa”? É o que muitos fãs seguem fazendo quando a escalação de um ator não os agrada, antes mesmo de assistirem ao produto pronto. Anne Rice teria ficado tão impressionada com a atuação de Tom Cruise no filme, que resolveu primeiramente lhe escrever uma carta com os devidos pedidos de desculpa. Mas não apenas isso, a autora achou por bem gravar um vídeo de dois minutos recomendando o filme. Esse vídeo foi utilizado pela Warner como propaganda para o lançamento do filme no mercado de vídeo em VHS na época – a recomendação da escritora foi colocada como introdução do filme. Além disso, Anne Rice iria ainda mais longe com seu pedido de desculpas. Ela resolveu publicar um grande anúncio de duas páginas em veículos renomados como o New York Times e a Vanity Fair definindo o longa como uma obra-prima, tamanha foi sua apreciação pela adaptação.

Com críticas em sua grande maioria positivas, o terror dramático faria mais de US$223 milhões ao redor do mundo – garantindo assim sua popularidade instantânea. Entrevista com o Vampiro seria por pelo menos uma década o filme de vampiros mais lucrativo da história do cinema. Até 2016, guardava o posto de filme de vampiro de censura alta mais lucrativo da história. Fora isso, mais importante e precursor está o fato de ter se tornado o primeiro filme de temática LGBTQI+ da história a ultrapassar a bilheteria de US$100 milhões. Mundialmente, ainda mantém a vice-liderança, atrás somente de A Gaiola das Loucas (1996), remake lançado dois anos depois. Definitivamente, a nova série terá grandes passos para seguir.

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