quarta-feira , 22 janeiro , 2025

Nostalgia da DERROTA! Conheça os Piores Filmes dos Anos 80 – Parte 3

YouTube video

Podemos dizer que foi graças aos anos 80, e seus filmes inesquecíveis, que temos um cinema entretenimento do nível que temos hoje. Isso porque esta inesquecível década foi responsável por consolidar para sempre na mente dos fãs algumas das maiores franquias da história da sétima arte, mesclando o que víamos nas telas com produtos que carregamos em nosso dia a dia. É muito dito que até essa década específica, os filmes continuavam nas salas de cinema depois que saíamos da sessão. Depois dos anos 80, os filmes passaram a nos acompanhar no dia a dia, na forma dos mais variados produtos licenciados, que chegavam até nossas casas.

E quando falamos em anos 80, a maioria já pensa logo em ‘Star Wars’, ‘Indiana Jones’, ‘E.T.’, ‘De Volta para o Futuro’, ‘Os Caça-Fantasmas’, ‘Top Gun’, ‘Um Tira da Pesada’ e por aí vai. Sim, estes filmes transcenderam seu lançamento e conseguiram permanecer na cultura pop ao longo das décadas – o que sem dúvida é um feito impressionante e demonstra a potência de tais obras. Porém, para todo sucesso, é preciso existir um fracasso. E sendo assim, enquanto alguns encontram a glória, tantos outros precisam se contentar com o esquecimento. Porém, aqui, em mais uma matéria nostálgica, me proponho a tirar tais produções do limbo do esquecimento e as colocar na luz novamente. Acontece que esses são considerados os piores filmes dos anos 80, e por isso a maioria não os conhece.

Para essa seleção, levei em conta filmes vindos de grandes estúdios, com grandes orçamentos, grandes nomes no elenco ou atrás das câmeras – já que seria muito fácil nomear filmes feitos com o troco do café da manhã como os piores. Fora isso, aqui levaremos em conta a avaliação do grande público no IMDB, o maior site de cinema da rede. Sendo assim, vamos a eles. Confira.

Leia também: Nostalgia da Derrota! Conheça os Piores Filmes dos Anos 80 – Parte 1

10) Reencarnação (1980) – Nota: 4.8/10

O lendário Charlton Heston ficará para sempre eternizado em Hollywood graças a seus icônicos filmes como ‘Planeta dos Macacos’, ‘Ben-Hur’, ‘Os Dez Mandamentos’ e ‘A Última Esperança da Terra’. No entanto, nos anos 80 o ator também participou de tranqueiras como este filme de terror. Na trama, ele vive um arqueólogo, que enfrenta o espírito de uma múmia egípcia que possui sua filha. A direção é de Mike Newell, o mesmo responsável por ‘Quatro Casamentos e um Funeral’, ‘Donnie Brasco’ e ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’.

Assista Também:
YouTube video


Leia também: Nostalgia da DERROTA! Os Piores Filmes dos Anos 80 – Parte 2

09) Loucademia de Polícia 5: Missão Miami Beach (1988) – Nota: 4.6/10

Os filmes da franquia ‘Loucademia de Polícia’ são um verdadeiro marco da década de 1980. Mas verdade seja dita, estão muito longe de serem um primor da sétima arte. Pelo contrário, a cada novo exemplar o humor foi ficando, digamos, mais mundano e simplório, para apelar ao público mais jovem. Esse quinto exemplar é o primeiro a receber nota abaixo de 5 dos fãs. Não por acaso coincidiu com a saída do protagonista Steve Guttenberg (o Mahoney) do elenco.

08) Assassinato no Colégio (1989) – Nota: 4.5/10

Todos nós precisamos começar de algum lugar. Até mesmo o astro e galã Brad Pitt. Vencedor do Oscar por ‘Era uma Vez em Hollywood’, Pitt fazia filmes do tipo B nos anos 80. Um deles foi este slasher que chegou atrasado à festa, já que o auge de tal subgênero havia ocorrido no início da década. A trama é o que o título sugere, com um serial killer solto no campus colegial, e os adolescentes morrendo um a um. Vale para conferir como Pitt evoluiu bastante como ator desde então.

07) Supergirl (1984) – Nota: 4.4/10

Se você é mais jovem e não entendeu quem é aquela que aparece ao lado do Superman de Christopher Reeve em ‘The Flash’ (2023), saiba que é a Supergirl de Helen Slater nesse filme aqui. A ideia era para ser um derivado dos filmes com o saudoso Reeve, que deveria ter feito uma aparição para apresentar a prima ao público, após o terceiro filme do Homem de Aço. Mas Reeve só aparece como Superman em uma foto. ‘Supergirl’ não deu certo e só serviu para enterrar a franquia do maior herói da DC nos anos 80.

06) A Maçã (1980) – Nota: 4.3/10

Também conhecido como ‘Maçã do Amor’, essa foi a primeira “grande” produção dos estúdios Cannon, que deveria abrir os anos 80 mostrando tudo o que a produtora era capaz. O filme exalava a megalomania dos primos israelenses donos da Cannon; e Menahem Golan escreveu e dirigiu esse musical, que tinha pretensão de ser o comentário definitivo sobre o mundo da música e de gravadoras, apresentando um romance protagonizado por uma cantora, e seu declínio, no futuro de 1994. Bem, só podemos dizer que o ostracismo foi a melhor coisa para o longa.

05) Hércules (1983) – Nota: 4.1/10

A década de 80 foi marcada pelo cinema brucutu. Sylvester Stallone emplacava Rocky e Rambo, e Arnold Schwarzenegger havia feito uma ótima estreia nas telonas com ‘Conan – O Bárbaro’. Aproveitando esse hype, a Cannon Films (ela de novo) decidia apostar em seu próprio grandalhão musculoso, o eterno ‘Hulk’, Lou Ferrigno. E o que a montanha de músculos poderia fazer no cinema? ‘Hércules’ é claro! Só que a Cannon gostava de ser tudo, menos óbvia e igual as demais, assim seu ‘Hércules’ era meio ficção científica, com robôs, naves, raios laser – só para fugir do lugar comum.

04) Parasita 3D (1982) – Nota: 4.0/10

Voltando para a categoria “todo mundo precisa começar de algum lugar”, aqui temos a estreia da musa Demi Moore nas telonas, ainda bem jovenzinha. E não, não é este ‘Parasita’ que você está pensando. Nada de produção asiática vencedora do Oscar por aqui. Falamos de uma produção do nível B, bastante americana mesmo. Aproveitando a onda dos filmes 3D da época, esse filme de terror sem vergonha apresenta vermes malditos que passam de pessoa para pessoa. A própria Demi Moore já disse em entrevistas que esse foi o pior filme que fez. E não temos como discordar dela.

03) Piranhas 2: Assassinas Voadoras (1982) – Nota: 3.8/10

Por falar em filmes de terror, que terminam com cara de comédia, aqui temos na lista agora um exemplar que exprime bem isso. Acredite se quiser, mas esse terror sem vergonha tem direção de ninguém menos que o Todo-Poderoso James Cameron, o mesmo de ‘Avatar’ e ‘Titanic’, em começo de carreira. Esse foi o filme que Cameron fez, que o deixou doente, de cama e febril. Durante um delírio de febre, ele sonhou com um esqueleto metálico, e resolveu escrever o roteiro de ‘O Exterminador do Futuro’, garantindo seu nome nas estrelas. Já ‘Piranhas 2’, é a continuação de ‘Piranha’ (1978), que por si só era a cópia descarada de ‘Tubarão’ (1975).

02) O Garoto do Futuro 2 (1987) – Nota: 3.4/10

No mesmo ano em que estrelou ‘De Volta para o Futuro’, o baixinho Michael J. Fox também dava as caras como um lobisomem diferentão em ‘O Garoto do Futuro’. Tal filme fez sucesso moderado, garantindo o status de cult e até mesmo uma série em desenho animado para a garotada, já que o teor do filme passava bem longe do terror, sendo uma comédia adolescente. É claro que com o sucesso tudo será tentado, e nos anos 80, assim como hoje em dia, nenhum produtor é capaz de dizer não para uma sequência caso seu filme tenha feito o mínimo de sucesso. Assim, dois anos depois, e sem a participação de Fox (que já navegava em outros mares), chegava ‘O Garoto do Futuro 2’, que marcou o início de carreira de Jason Bateman.

01) Tarzan: O Filho da Selva (1981) – Nota: 3.4/10

Finalizando a matéria, é claro que não poderíamos ficar sem um exemplar da dobradinha Bo Derek e seu marido, o diretor John Derek. Nas duas primeiras partes desta série de matérias dos piores filmes dos anos 80, tratamos de inserir ‘Os Fantasmas Não Transam’ e ‘Bolero – Uma Aventura em Êxtase’. O que acontece é que os filmes da dupla são praticamente soft porns, onde o diretor faz questão de exibir sua mulher nua de todas as formas possíveis, na maior parte da projeção. Tudo, é claro, para aproveitar o hype da atriz em ‘Mulher Nota 10’ (1979), um sucesso que John Derek não teve nada a ver. Essa aqui é uma versão de Tarzan na qual Jane fica nua quase o filme todo. E pensar que o grande Richard Harris foi arrastado para tal tosqueira.

Sarah Michelle Gellar e Patrick Dempsey falam sobre Dexter, a carreira em filmes de terror e PÂNICO7

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Nostalgia da DERROTA! Conheça os Piores Filmes dos Anos 80 – Parte 3

YouTube video

Podemos dizer que foi graças aos anos 80, e seus filmes inesquecíveis, que temos um cinema entretenimento do nível que temos hoje. Isso porque esta inesquecível década foi responsável por consolidar para sempre na mente dos fãs algumas das maiores franquias da história da sétima arte, mesclando o que víamos nas telas com produtos que carregamos em nosso dia a dia. É muito dito que até essa década específica, os filmes continuavam nas salas de cinema depois que saíamos da sessão. Depois dos anos 80, os filmes passaram a nos acompanhar no dia a dia, na forma dos mais variados produtos licenciados, que chegavam até nossas casas.

E quando falamos em anos 80, a maioria já pensa logo em ‘Star Wars’, ‘Indiana Jones’, ‘E.T.’, ‘De Volta para o Futuro’, ‘Os Caça-Fantasmas’, ‘Top Gun’, ‘Um Tira da Pesada’ e por aí vai. Sim, estes filmes transcenderam seu lançamento e conseguiram permanecer na cultura pop ao longo das décadas – o que sem dúvida é um feito impressionante e demonstra a potência de tais obras. Porém, para todo sucesso, é preciso existir um fracasso. E sendo assim, enquanto alguns encontram a glória, tantos outros precisam se contentar com o esquecimento. Porém, aqui, em mais uma matéria nostálgica, me proponho a tirar tais produções do limbo do esquecimento e as colocar na luz novamente. Acontece que esses são considerados os piores filmes dos anos 80, e por isso a maioria não os conhece.

Para essa seleção, levei em conta filmes vindos de grandes estúdios, com grandes orçamentos, grandes nomes no elenco ou atrás das câmeras – já que seria muito fácil nomear filmes feitos com o troco do café da manhã como os piores. Fora isso, aqui levaremos em conta a avaliação do grande público no IMDB, o maior site de cinema da rede. Sendo assim, vamos a eles. Confira.

Leia também: Nostalgia da Derrota! Conheça os Piores Filmes dos Anos 80 – Parte 1

10) Reencarnação (1980) – Nota: 4.8/10

O lendário Charlton Heston ficará para sempre eternizado em Hollywood graças a seus icônicos filmes como ‘Planeta dos Macacos’, ‘Ben-Hur’, ‘Os Dez Mandamentos’ e ‘A Última Esperança da Terra’. No entanto, nos anos 80 o ator também participou de tranqueiras como este filme de terror. Na trama, ele vive um arqueólogo, que enfrenta o espírito de uma múmia egípcia que possui sua filha. A direção é de Mike Newell, o mesmo responsável por ‘Quatro Casamentos e um Funeral’, ‘Donnie Brasco’ e ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’.

Leia também: Nostalgia da DERROTA! Os Piores Filmes dos Anos 80 – Parte 2

09) Loucademia de Polícia 5: Missão Miami Beach (1988) – Nota: 4.6/10

Os filmes da franquia ‘Loucademia de Polícia’ são um verdadeiro marco da década de 1980. Mas verdade seja dita, estão muito longe de serem um primor da sétima arte. Pelo contrário, a cada novo exemplar o humor foi ficando, digamos, mais mundano e simplório, para apelar ao público mais jovem. Esse quinto exemplar é o primeiro a receber nota abaixo de 5 dos fãs. Não por acaso coincidiu com a saída do protagonista Steve Guttenberg (o Mahoney) do elenco.

08) Assassinato no Colégio (1989) – Nota: 4.5/10

Todos nós precisamos começar de algum lugar. Até mesmo o astro e galã Brad Pitt. Vencedor do Oscar por ‘Era uma Vez em Hollywood’, Pitt fazia filmes do tipo B nos anos 80. Um deles foi este slasher que chegou atrasado à festa, já que o auge de tal subgênero havia ocorrido no início da década. A trama é o que o título sugere, com um serial killer solto no campus colegial, e os adolescentes morrendo um a um. Vale para conferir como Pitt evoluiu bastante como ator desde então.

07) Supergirl (1984) – Nota: 4.4/10

Se você é mais jovem e não entendeu quem é aquela que aparece ao lado do Superman de Christopher Reeve em ‘The Flash’ (2023), saiba que é a Supergirl de Helen Slater nesse filme aqui. A ideia era para ser um derivado dos filmes com o saudoso Reeve, que deveria ter feito uma aparição para apresentar a prima ao público, após o terceiro filme do Homem de Aço. Mas Reeve só aparece como Superman em uma foto. ‘Supergirl’ não deu certo e só serviu para enterrar a franquia do maior herói da DC nos anos 80.

06) A Maçã (1980) – Nota: 4.3/10

Também conhecido como ‘Maçã do Amor’, essa foi a primeira “grande” produção dos estúdios Cannon, que deveria abrir os anos 80 mostrando tudo o que a produtora era capaz. O filme exalava a megalomania dos primos israelenses donos da Cannon; e Menahem Golan escreveu e dirigiu esse musical, que tinha pretensão de ser o comentário definitivo sobre o mundo da música e de gravadoras, apresentando um romance protagonizado por uma cantora, e seu declínio, no futuro de 1994. Bem, só podemos dizer que o ostracismo foi a melhor coisa para o longa.

05) Hércules (1983) – Nota: 4.1/10

A década de 80 foi marcada pelo cinema brucutu. Sylvester Stallone emplacava Rocky e Rambo, e Arnold Schwarzenegger havia feito uma ótima estreia nas telonas com ‘Conan – O Bárbaro’. Aproveitando esse hype, a Cannon Films (ela de novo) decidia apostar em seu próprio grandalhão musculoso, o eterno ‘Hulk’, Lou Ferrigno. E o que a montanha de músculos poderia fazer no cinema? ‘Hércules’ é claro! Só que a Cannon gostava de ser tudo, menos óbvia e igual as demais, assim seu ‘Hércules’ era meio ficção científica, com robôs, naves, raios laser – só para fugir do lugar comum.

04) Parasita 3D (1982) – Nota: 4.0/10

Voltando para a categoria “todo mundo precisa começar de algum lugar”, aqui temos a estreia da musa Demi Moore nas telonas, ainda bem jovenzinha. E não, não é este ‘Parasita’ que você está pensando. Nada de produção asiática vencedora do Oscar por aqui. Falamos de uma produção do nível B, bastante americana mesmo. Aproveitando a onda dos filmes 3D da época, esse filme de terror sem vergonha apresenta vermes malditos que passam de pessoa para pessoa. A própria Demi Moore já disse em entrevistas que esse foi o pior filme que fez. E não temos como discordar dela.

03) Piranhas 2: Assassinas Voadoras (1982) – Nota: 3.8/10

Por falar em filmes de terror, que terminam com cara de comédia, aqui temos na lista agora um exemplar que exprime bem isso. Acredite se quiser, mas esse terror sem vergonha tem direção de ninguém menos que o Todo-Poderoso James Cameron, o mesmo de ‘Avatar’ e ‘Titanic’, em começo de carreira. Esse foi o filme que Cameron fez, que o deixou doente, de cama e febril. Durante um delírio de febre, ele sonhou com um esqueleto metálico, e resolveu escrever o roteiro de ‘O Exterminador do Futuro’, garantindo seu nome nas estrelas. Já ‘Piranhas 2’, é a continuação de ‘Piranha’ (1978), que por si só era a cópia descarada de ‘Tubarão’ (1975).

02) O Garoto do Futuro 2 (1987) – Nota: 3.4/10

No mesmo ano em que estrelou ‘De Volta para o Futuro’, o baixinho Michael J. Fox também dava as caras como um lobisomem diferentão em ‘O Garoto do Futuro’. Tal filme fez sucesso moderado, garantindo o status de cult e até mesmo uma série em desenho animado para a garotada, já que o teor do filme passava bem longe do terror, sendo uma comédia adolescente. É claro que com o sucesso tudo será tentado, e nos anos 80, assim como hoje em dia, nenhum produtor é capaz de dizer não para uma sequência caso seu filme tenha feito o mínimo de sucesso. Assim, dois anos depois, e sem a participação de Fox (que já navegava em outros mares), chegava ‘O Garoto do Futuro 2’, que marcou o início de carreira de Jason Bateman.

01) Tarzan: O Filho da Selva (1981) – Nota: 3.4/10

Finalizando a matéria, é claro que não poderíamos ficar sem um exemplar da dobradinha Bo Derek e seu marido, o diretor John Derek. Nas duas primeiras partes desta série de matérias dos piores filmes dos anos 80, tratamos de inserir ‘Os Fantasmas Não Transam’ e ‘Bolero – Uma Aventura em Êxtase’. O que acontece é que os filmes da dupla são praticamente soft porns, onde o diretor faz questão de exibir sua mulher nua de todas as formas possíveis, na maior parte da projeção. Tudo, é claro, para aproveitar o hype da atriz em ‘Mulher Nota 10’ (1979), um sucesso que John Derek não teve nada a ver. Essa aqui é uma versão de Tarzan na qual Jane fica nua quase o filme todo. E pensar que o grande Richard Harris foi arrastado para tal tosqueira.

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS