domingo, abril 28, 2024

Nostalgia! ‘Hellraiser’, ‘Evil Dead 2’, ‘Os Garotos Perdidos’ e os filmes de terror que fazem 35 anos

Este ano, os fãs de terror foram presenteados com uma nova versão de Hellraiser – Renascido do Inferno. Fora isso, em 2023 teremos Evil Dead Rise, que servirá como quarto capítulo nos cinemas da franquia de sucesso criada pelo cineasta Sam Raimi. Mas voltando 35 anos no passado, podemos notar que estas duas queridas franquias dos fãs davam seus primeiros passos nas telonas. Há 35 anos, Hellraiser – Renascido no Inferno saía das páginas do autor Clive Barker para ser adaptado pelo próprio – que dirigiu o longa nos cinemas. Fora isso, Sam Raimi lançava Evil Dead 2 – Uma Noite Alucinante, sucesso de exibição na Globo quando estreou e considerado pela maioria dos fãs um esforço ainda mais satisfatório do que o filme de origem.

Fora estes dois clássicos, há 35 anos no passado éramos presenteados com algumas outras produções muito icônicas do gênero, ainda adoradas até hoje. Já deu para perceber qual será o tema desta nova matéria, certo? Sem mais delongas então, vamos revisitar com você os filmes de terror da década de 80 que completam 35 anos em 2022. Confira e veja se você conhece todos.

Hellraiser – Renascido do Inferno

Baseado no livro Hellbound Heart, há 35 anos era criada uma das franquias mais elogiadas do gênero terror. E tudo começou aqui, com esta produção independente britânica que continua até hoje conquistando fãs e aumentando seu status de cult. Quem viveu o início dos anos 90 certamente lembra das exibições do filme no SBT, que causou pesadelos para muitos meninos incautos em busca de um filme assustador. Acontece que Hellraiser é barra-pesadíssima. A trama é mais complexa do que muitos possam lembrar e funciona para além dos demônios conhecidos como Cenobidas, com uma história de luxúria e traição entre irmãos.

Evil Dead 2 – Uma Noite Alucinante

Muitos guardam Evil Dead – A Morte do Demônio no coração como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. O filme semi amador do cineasta Sam Raimi foi feito à toque de caixa, mas tem seu charme trash. Ano passado completou 40 anos de lançamento. Seis anos depois da estreia, Raimi ganhou um orçamento mais folgado e carta branca dos produtores para continuar sua história. Desta forma, Raimi resolveu “aloprar” e elevar o conceito em todos os sentidos. Nascia um filme melhor e ainda mais querido. Tanto que na época muitos não sabiam que existia um filme anterior a este. E realmente não é preciso saber, já que o início é praticamente um remake do original. Uma cabana, espíritos malignos, pessoas possuídas e muita diversão.

Os Garotos Perdidos

Os vampiros fizeram muito sucesso no cinema nos primórdios da sétima arte, em especial o mestre de todos eles: Drácula. Mas com o passar dos anos, as novas gerações começaram a achar o estilo do vampirão meio datado, e daí começaram a surgir novos monstros para ocupar o lugar da criatura noturna agora considerada brega. Dessa forma, era preciso modernizar para os jovens dos anos 80 a mitologia em torno dos sanguessugas dos infernos. Talvez nenhum outro filme da década (bem, quem sabe tirando A Hora do Espanto) foi tão bem-sucedidos em apresentar vampiros descolados quanto Os Garotos Perdidos, de Joel Schumacher. Festa toda noite, dormir durante o dia – como diz o slogan – ser vampiro (ou quem sabe jovem) é o máximo.

A Hora do Pesadelo 3 – Os Guerreiros dos Sonhos

Não deixe de assistir:

Há 35 anos nos cinemas não tivemos o lançamento de um exemplar de Halloween ou Sexta-Feira 13, mas o que tivemos foi o terceiro filme de um membro desta seleta tríade dos slashers: A Hora do Pesadelo, casa do maníaco queimado Freddy Krueger. Depois do sucesso absoluto no filme de estreia em 1984, a franquia sentiria o baque a continuação de 1985, que quase pôs tudo a perder e encerrou essa verdadeira galinha dos ovos de ouro da New Line Pictures. Mas os produtores respiraram fundo e se reestruturaram durante o ano de 1986, para no ano seguinte apresentar este que é considerado um dos melhores exemplares da franquia. Para isso, o terceiro filme viu a volta do criador Wes Craven nas capacidades de roteirista e produtor, e da estrela do original, Heather Langenkamp.

Coração Satânico

Podemos dizer que o terror é basicamente um gênero jovem, que costuma atrair mais a atenção de adolescentes e jovens adultos. Mas é claro que toda regra tem suas exceções, e neste caso, vez ou outra ganhamos certas produções de terror que terminam apelando mais aos adultos. Isto é exatamente o que acontece com Coração Satânico, thriller sobrenatural de Alan Parker, baseado no livro Falling Angel. Podemos definir o longa como uma espécie de noir de outro mundo. Quem protagoniza é Mickey Rourke no papel de Harry Angel, um investigador particular contratado por um sujeito para lá de misterioso, Louis Cyphre, papel do grande Robert De Niro, para encontrar um músico de jazz desaparecido na década de 1950. Ele literalmente irá encarar uma descida ao inferno.

Príncipe das Sombras

Por falar em produções que utilizam temáticas infernais, não dá para falar de filmes de terror dos anos 80 sem mencionar um verdadeiro mestre: John Carpenter. Seus filmes dominaram a década e se tornaram extremamente cultuados nos anos seguintes. Isso é verdade até mesmo para os que não funcionaram em seu lançamento, ou os menos conhecidos. Muitos podem não citar este Príncipe das Sombras como um dos mais queridos e conhecidos na filmografia do diretor, mas o longa vem ressurgindo com força, sendo relançado em novas edições nas mídias físicas digitais. Aqui, Carpenter refaz a parceria com Donald Pleasence, o eterno Dr. Loomis de Halloween, para uma história em que cientistas abrem um portal diretamente para o inferno. Qual a chance disso dar bom?

Quando Chega a Escuridão

Seguindo pelo terreno das produções cult que são redescobertas pelo público atual e voltando ao tema dos vampiros, Os Garotos Perdidos pode ser o filme mais famoso do subgênero de 35 anos atrás, mas não foi o único. Àquele ano também viu a estreia do primeiro longa-metragem de uma certa vencedora do Oscar chamada Kathryn Bigelow – a primeira mulher a receber a honraria do prêmio de direção. Escrito pela própria, o filme é um western de vampiros moderno e contou com metade do elenco de Aliens – O Resgate (1986), de James Cameron, que viria a se tornar seu marido dois anos depois (tava ou não rolando um clima?).

Trash – Náusea Total

Uma das coisas mais interessantes da arte é que ela está viva e em movimento. Isso significa que está em constante mudança. Filmes de sucesso no passado podem ir esmaecendo aos poucos, enquanto fracassos retumbantes podem vir com o passar das décadas conquistando cada vez mais seguidores e encontrar seu público muitos anos depois. E quando olhamos para 35 anos no passado, notamos certas obras que continuam muito populares. Outras, seguem conquistando seus fãs, sem serem conhecidas ou faladas pelo grande público. Ainda no terreno cult, de ciência apenas dos cinéfilos, se encontra o primeiro longa-metragem de Peter Jackson, que começou com filmes de terror trash e escalou até a posição máxima na direção de caríssimos blockbusters, como O Senhor dos Anéis (2001), King Kong (2005) e O Hobbit (2012). Aqui, Jackson aposta também na paródia, com uma trama de alienígenas substituindo humanos para usá-los como alimento em sua rede de fast food.

Creepshow 2 – Show de Horrores

Creepshow – Arrepio do Medo (1982) é uma produção especial para os fãs de horror porque une em tela as mentes “diabólicas” de dois verdadeiros mestres do gênero: Stephen King e George Romero. O primeiro escreveu o roteiro e o segundo dirigiu o longa – que consiste em 5 curtas com histórias ligadas por um interlocutor, e homenageia quadrinhos da década de 1950. Esse ano, a obra completa 40 anos de sua estreia. O que muitos podem não saber ou lembrar é que Creepshow teve uma continuação nos cinemas, cinco anos depois. Mas ao invés da abundância do original, contou apenas com 3 pequenas histórias e não teve direção de Romero, apenas roteiro.

Tubarão 4 – A Vingança

Terminando a lista temos uma produção verdadeiramente obscura e infame, que muitos podem não ter conhecimento da existência. Tubarão (1975), de Steven Spielberg é ainda um dos filmes mais adorados do cinema, o primeiro blockbuster da história e um longa muito famoso até hoje. Tubarão geraria também nada menos que três continuações, todas bem inferiores e que muitos escolheram esquecer. Conforme tais continuações iam ocorrendo, iam se tornando cada vez piores, até culminar neste quarto filme, lançado há 35 anos. Considerado um dos piores filmes de TODOS OS TEMPOS, o roteiro quer que acreditemos que um tubarão aleatório teria desejo de vingança contra a família do xerife Brody, e os seguiria até as Bahamas. O grande Michael Caine é quem estrela, mas clama nunca ter visto o filme, apenas comprado uma casa com o salário que recebeu. Esperto.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS