sábado, abril 27, 2024

Nostalgia! ‘Jurassic Park’, ‘O Estranho Mundo de Jack’, ‘Uma Babá Quase Perfeita’ e os Filmes + POPULARES que Completam 30 Anos em 2023!

A década de 1990 guarda alguns dos filmes mais queridos do grande público na história do cinema. Afinal, ‘Esqueceram de Mim‘, por exemplo, é exibição obrigatória na época do Natal. A Disney deu a volta por cima com suas animações nos anos 90 também, e trouxe  as estreias de longas como ‘A Bela e a Fera‘ e ‘O Rei Leão‘. Os anos 90 também ficaram marcados com a chegada de um certo Quentin Tarantino em cena, que sacudiria as coisas para sempre com ‘Pulp Fiction – Tempo de Violência‘. Fora isso tudo, ainda proporcionou o lançamento do que é definitivamente um dos filmes mais celebrados da sétima arte: ‘Um Sonho de Liberdade‘.

Forrest Gump‘, ‘Clube da Luta‘, ‘O Silêncio dos Inocentes‘, ‘Os Bons Companheiros‘, ‘Titanic‘, ‘O Show de Truman‘, ‘O Resgate do Soldado Ryan‘, ‘Seven‘, ‘Os Imperdoáveis‘, ‘Instinto Selvagem‘, ‘Matrix‘, ‘Toy Story‘, ‘Pânico‘, ‘Homens de Preto‘, a lista de filmes queridos na década é longa.

Em 2020, os anos 90 começaram a fazer 30 anos. E essa é uma comemoração especial demais para passar em branco. Este ano, chegou a vez dos filmes de 1993 fazerem aniversário de três décadas. Para celebrá-los resolvemos trazer nesta matéria os dez mais populares. Como medimos essa popularidade, você pergunta? Bem, é simples. Analisamos a quantidade de votos que obtiveram no maior banco de dados de cinema na rede: o IMDB. Confira abaixo, diga quais são seus preferidos e monte seu próprio ranking.

10) O Pagamento Final – 228 mil votos

Scarface’ é um dos filmes mais populares da década de 1980. E dez anos depois, a dupla Al Pacino e Brian De Palma se reunia para fazer essa espécie de “sequência espiritual” do clássico de 40 anos, que mostra o que aconteceria se Tony Montana tivesse sido preso, passado anos na cadeia e depois fosse solto. De fato, o Carlito Brigante vem de origem latina, mas porto-riquenha ao invés de cubana. E como diria Michael Corleone: “quando eu penso que consegui sair da vida de crime, eles me puxam de volta”. É o tema desta obra ainda subestimada e desconhecida de parte do público, mas que precisa ser mais descoberta.

09) Amor à Queima Roupa – 238 mil votos

Por falar em filmes subestimados, mesmo com uma grande aura cult em torno desta produção, o grande público talvez não a conheça. Esse foi um dos primeiros filmes de Quentin Tarantino. Bem, o envolvimento do diretor aqui é meramente no roteiro, já que o filme tem assinatura do saudoso Tony Scott (de ‘Top Gun’).

Sendo um texto de Tarantino esperem inúmeras referências ao mundo do cinema, personagens amantes da sétima arte, um desenvolvimento ímpar de suas personalidades e, é claro, muita violência. Ah sim, e um grande elenco de nomes como Brad Pitt, Gary Oldman, Dennis Hopper, Christopher Walken, Val Kilmer, Samuel L. Jackson, encabeçados por Patricia Arquette e Christian Slater.

08) Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador – 249 mil votos

Não deixe de assistir:

Você sabia que os astros Leonardo DiCaprio e Johnny Depp já fizeram um filme juntos? Pois é, e isso ocorreu há 30 anos, com um longa que se tornou um dos mais cultuados do período nos dias de hoje. É curioso notar as “pernas” que um filme adquire ao longo de sua trajetória, aumentando no gosto popular.

Esse foi um dos primeiros papeis de destaque de Depp após o sucesso em ‘Edward Mãos de Tesoura’, que mostrou que o ator também podia fazer dramas mais sérios. Mas quem dá show mesmo é um DiCaprio bem jovenzinho aos 18 anos de idade, interpretando um deficiente mental – papel que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.

07) Filadélfia – 253 mil votos

Por falar em medalhões do Oscar, um dos grandes destaques de sua edição foi o drama sobre Aids ‘Filadélfia’. Na época em que o filme foi feito, ainda se sabia pouco sobre a doença, e existia muito preconceito contra os que adquiriam o vírus. Esse é o tema do filme, que mostra um advogado querido em sua firma, sendo demitido após as suspeitas de que pudesse estar doente. Tom Hanks vive o protagonista e levou sua primeira estatueta do Oscar – e o elenco ainda conta com o fera Denzel Washington.

06) Uma Babá Quase Perfeita – 284 mil votos

Recentemente surgiram notícias nos veículos especializados em cinema, de que o saudoso Robin Williams, falecido em 2014, estava disposto a retornar numa possível continuação de ‘Uma Babá Quase Perfeita’. Por que isso nunca aconteceu é o que sempre iremos nos perguntar, e nunca perdoar Hollywood. Seja como for, o original é um clássico por si só, uma das comédias mais queridas não apenas de 30 anos atrás ou dos anos 90, mas da história do cinema. O filme, aliás, acaba de ganhar uma versão para os palcos da Broadway, e já queremos ver.

05) O Fugitivo – 311 mil votos

O Fugitivo’ fez um tremendo sucesso nos cinemas há 30 anos. Mas com o filme acontece o estranho caso de perder popularidade ao passar dos anos com as gerações mais novas. Talvez porque a premissa tenha sido muito utilizada em outros filmes ao longo das décadas – este pode ser um dos motivos da falta de engajamento com as gerações atuais com o longa estrelado por Harrison Ford.

Seja como for, a história do médico acusado e condenado injustamente do assassinato da esposa, conseguindo uma segunda chance de provar sua inocência ao escapar do transporte que o levava ao presídio, teve tanta força na época que chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme, e levou o de ator coadjuvante para Tommy Lee Jones – que chegou até a estrelar um spin-off intitulado ‘U.S. Marshals – Os Federais’ (1998).

04) O Estranho Mundo de Jack – 366 mil votos

Agora chegamos a uma das animações “diferentonas” mais queridas dos anos 90 e do cinema de forma geral. Com o dedo de Tim Burton como produtor, é claro que aqui olharíamos para um produto sombrio e estranho, com personagens esquisitos e levemente macabros. É aquele tipo de filme para introduzir crianças menores ao mundo do terror. É claro, um terror de mentirinha e bem seguro. ‘O Estranho Mundo de Jack’ é indicado tanto para o halloween, quanto para o Natal, pois aborda em sua narrativa ambas as datas. O motivo de nunca ter sido adaptado nestes 30 anos aos palcos como um musical é que não entendemos, pois a obra é perfeita para isso.

03) Feitiço do Tempo – 668 mil votos

Agora damos um pulo gigantesco em popularidade, como podemos ver pelo número de votos. ‘Feitiço do Tempo’ não é apenas uma das comédias mais populares e queridas da história do cinema, e o filme de Bill Murray que rivaliza até mesmo com ‘Os Caça-Fantasmas’ (apesar de não ter se tornado uma franquia como o citado), é também uma obra que se tornou referência em seu subgênero. Ou seja, quando uma história aborda a repetição do tempo. Vira e mexe um filme enfia o dedo neste tópico e é imediatamente comparado a ‘Feitiço do Tempo’. Ele pode não ter sido o primeiro com tal proposta criativa, mas sem dúvida é o mais famoso e querido.

02) Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros – 1 milhão e 43 mil votos

Só existem dois filmes mais populares que o querido ‘Feitiço do Tempo’ há 30 anos no cinema. E o primeiro deles é um dos maiores blockbusters da década. Estamos falando da obra-prima de Steven Spielberg, ‘Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros’, filme que redefiniu mais uma vez as regras de superproduções do entretenimento. Só quem estava vivo na época consegue entender o marco histórico para o cinema que foi ‘Jurassic Park’. Os efeitos especiais gerados por computadores surgiam com perfeição o suficiente para trazer dinossauros de volta à vida. Foi algo simplesmente emocionante, merecedor de todos os créditos.

01) A Lista de Schindler – 1 milhão e 419 mil votos

Subindo ao pódio em primeiríssima posição dos filmes mais populares de 30 anos atrás no cinema temos mais uma produção de Steven Spielberg. 1993 foi um dos anos mais produtivos da carreira do diretor, que é um dos pais do cinema entretenimento. Poucos realizadores na história do cinema possuem um ano tão satisfatório quanto o de Spielberg há 30 anos. Além de revolucionar o cinema mais uma vez com ‘Jurassic Park’, o cineasta ainda entregava uma obra poderosa como ‘A Lista de Schindler’, um dos maiores fenômenos de crítica da sétima arte. A história real sobre o judeu que ajudou centenas de famílias a escaparem dos campos de concentração nazista e da morte certa, é algo muito pessoal para o diretor, e se tornou um dos contos mais edificantes jamais contados. Imprescindível.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS