domingo, abril 28, 2024

Nostalgia! ‘O Retorno de Jedi’, ‘Scarface’, ‘Férias Frustradas’ e os Filmes MAIS POPULARES que Completam 40 Anos em 2023!

Os anos 80 foram uma época inesquecível para todos que puderam aproveitá-la. Tanto que até hoje o período é lembrado e revisitado na cultura pop nas mais variadas mídias, ao ponto de fazer mesmo os que não eram vivos na época acharem que conhecem a década como se nela estivessem estado.

Em 2020, os anos 80 começaram a fazer 40 anos. E essa é uma comemoração especial demais para passar em branco. A década parece nunca ter estado tão viva quanto agora. Este ano, chegou a vez dos filmes de 1983 fazerem aniversário de quatro décadas. Para celebrá-los resolvemos trazer nesta matéria os dez mais populares. Como medimos essa popularidade, você pergunta? Bem, é simples. Analisamos a quantidade de votos que obtiveram no maior banco de dados de cinema na rede: o IMDB. Confira abaixo, diga quais são seus preferidos e monte seu próprio ranking.

10) Negócio Arriscado – 97 mil votos

Sim, o astro Tom Cruise foi um ator adolescente e fez comédias adolescentes no cinema – para nossa alegria. A mais famosa delas definitivamente é ‘Negócio Arriscado’, na qual vive um rapaz colegial tímido, filho de pais severos, que vê a grande chance de liberdade quando eles viajam e deixam a casa sob sua responsabilidade. Já imaginou? Sim, eram os anos 80.

09) Videodrome: A Síndrome do Vídeo – 100 mil votos

O diretor David Cronenberg está meio sumido dos holofotes na atualidade. O cineasta é uma das grandes vozes do cinema de gênero saído dos anos 70/80, assim como John Carpenter. Uma de suas obras mais cult na época, e que precisa ser redescoberta pela geração mais nova de aficionados por terror (não sendo tão comentada hoje quanto deveria) é ‘Videodrome’, uma olhada vanguardista nas transmissões por satélite, do que viria a se tornar a dark web. James Woods e a cantora Debbie Harry, da banda Blondie, protagonizam.

08) Jogos de Guerra – 108 mil votos

Matthew Broderick estará para sempre guardado em nossos corações como Ferris Bueller, do clássico absoluto dos anos 80, ‘Curtindo a Vida Adoidado’. Porém, três anos antes de cabular aula da maneira mais épica possível, Broderick já se metia em grandes problemas no papel de David, um adolescente especialista em jogos eletrônicos que, inadvertidamente acessa os computadores do governo americano e quase inicia a Terceira Guerra Mundial com a então União Soviética, em plena Guerra Fria.

07) 007 Contra Octopussy – 111 mil votos

Não deixe de assistir:

Por falar em tensão entre países e espionagem, é claro que um verdadeiro ícone do gênero não poderia ficar de fora. Esse foi o décimo terceiro filme da cronologia oficial de 007, e o sexto protagonizado por Sir Roger Moore (num total de sete filmes). Esse ficaria também conhecido como o ano do duelo entre dois James Bond. Acontece que Moore estava preparado para se aposentar quando foi trazido às pressas porque os produtores ficaram sabendo da volta de Sean Connery, fora da franquia oficial, em ‘Nunca Mais Outra Vez’. E para a surpresa de muitos, Roger Moore foi quem se deu melhor nessa disputa. Na trama, ele enfrenta e romanceia a vilã Octopussy (Maud Adams), uma poderosa contrabandista da Índia.

06) Férias Frustradas – 117 mil votos

Uma comédia verdadeiramente inesquecível, no Brasil a geração dos anos 80 e 90 jamais esquecerá este filme graças às inúmeras reprises do SBT. Esse foi o papel mais famoso de Chevy Chase, um ator que é a cara dos anos 80. Aqui ele estrela como o atrapalhado Clark Griswold, o patriarca de uma família, e com os seus deseja realizar uma viagem de carro, cruzando os EUA, até o parque de diversões Wally World (uma sátira da Disney). A comédia funciona como escracho do “sonho americano que deu ruim”.

05) Monty Python: O Sentido da Vida – 124 mil votos

O grupo de humoristas britânicos do Monty Python se tornaram icônicos para toda uma geração. Seu humor ácido, mas sofisticado e dono de grande crítica social e política é emblemático e precisa ser descoberto pelas novas gerações. Por mais que tenham se enveredado por outros projetos mais ambiciosos (como ‘Brazil – O Filme’), a trupe só estrelou mesmo como Monty Python três longas-metragens para o cinema: ‘Em Busca do Cálice Sagrado’ (1975), ‘A Vida de Brian’ (1979) e este ‘O Sentido da Vida’ – que funciona como uma série de esquetes sobre… bem, o mencionado no título.

04) Trocando as Bolas – 160 mil votos

Propício para a época de Natal, aqui temos um filme estrelado por uma trinca de respeito: Eddie Muprhy, Dan Aykroyd e Jamie Lee Curtis. Um ano antes de ‘Um Tira da Pesada’ e ‘Os Caça-Fantasmas’, Murphy e Aykroyd estrelam como um sem-teto golpista e um playboy pomposo, respectivamente, que viram joguete nas mãos de dois idosos milionários e inescrupulosos, e trocam de lugar, para provar a máxima de que “o meio faz o homem”. Também um clássico absoluto das reprises do SBT.

03) Uma História de Natal – 162 mil votos

Se ‘Trocando as Bolas’ é um filme Natalino um pouco mais ácido e “para maiores”, agora temos na lista um verdadeiro filme de Natal família. ‘Uma História de Natal’, da MGM, permanece como um grande favorito para a exibição na época de fim de ano, e um dos maiores clássicos sobre o tema. Afinal, quem nunca viu o rosto do menino loirinho de óculos Ralphie, cujo maior sonho no Natal de 1983 era ganhar uma espingarda de chumbinho (eram os anos 80!)? Ou a imagem do menino vestido de coelhinho rosa? Seu pai (Darren McGavin) faz de tudo para que a ocasião seja perfeita. A popularidade cult do filme fez surgir uma continuação 39 anos depois, com Ralphie agora adulto (vivido pelo mesmo Peter Billingsley).

02) Scarface – 892 mil votos

Agora damos um pulo grande em popularidade (é só conferir a diferença de votos entre este e o item anterior). ‘Scarface’ é simplesmente um dos filmes criminais mais adorados da história do cinema. Quanto citamos filmes de máfia, os primeiros que vêm à mente podem ser a trilogia ‘O Poderoso Chefão’ e ‘Os Bons Companheiros’; mas logo a seguir estará ‘Scarface’. Remake de uma produção da década de 1930, Brian De Palma resolve modificar o enredo, contando sobre um imigrante cubano chegando a Miami, iniciando um verdadeiro império de drogas. O grande Al Pacino vive o icônico Tony Montana, e Michelle Pfeiffer, em um de seus primeiros papeis de destaque, é a durona Elvira.

01) O Retorno de Jedi – 1 milhão e 100 mil votos

Não tem jeito! Chega a ser irônica a diferença do número de votos (traduzindo a popularidade) deste filme em relação a alguns dos demais na lista. Mas isso só demonstra a ressonância que Star Wars ainda possui com os fãs. Talvez hoje em dia essa fama tenha aumentado ainda mais. Star Wars é uma franquia que nunca saiu da boca do povo – no início dos anos 90 sendo o período de maior seca para a franquia. Depois disso, ela decolaria novamente e nunca mais frearia. ‘O Retorno de Jedi’ foi o favorito de toda uma geração, que vibrou com a cena de abertura no palácio de Jabba e o confronto final entre Luke Skywalker, Darth Vader e o Imperador.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS