segunda-feira, abril 29, 2024

Nostalgia Pura! Saiba quais foram os PRIMEIROS Filmes Exibidos na Tela Quente!

Hoje, os cinéfilos e fãs de cinema podem escolher entre seus streamings favoritos na hora de assistir a um filme. A oferta das plataformas digitais é imensa. É claro que isso se deu graças ao advento da internet. Mas você já parou para pensar em como era a ligação do público com os filmes antes da internet? Ou ainda por cima, antes dos canais a cabo chegaram ao Brasil?

Pois é, a vida não era fácil, mas era bem divertida. A geração dos anos 80 tinha que se virar com as exibições dos queridos clássicos na TV aberta mesmo, que foi a porta de entrada para diversos pequenos fãs no fantástico mundo da sétima arte. É claro que já existia o cinema, e as locadoras também nos anos 80. Mas definitivamente, a TV entra na vida de uma criança antes de tudo isso. Sendo assim, os canais abertos foram parte essencial na formação dessa geração – algo que se perdeu hoje.

E quando falamos em TV aberta não tem jeito, a Globo sempre dominou sendo a líder de audiência. Dentre seus clássicos programas nos quais exibe filmes, a Tela Quente é um dos mais marcantes. Esta sessão ficou marcada como sendo a casa dos filmes inéditos na Globo, em especial as maiores produções. Mas você sabia que a Tela Quente surgiu somente no fim dos anos 80, no ano de 1988 para ser mais preciso. Pois é, antes disso tínhamos outros programas em outras datas e horários onde os filmes eram exibidos.

Nessa nova matéria nostálgica iremos apresentar justamente os dez primeiros filmes exibidos na então recém-inaugurada sessão de filmes inéditos da Globo, a Tela Quente. Confira.

01) O Retorno de Jedi

A Tela Quente estreou no dia 7 de março de 1988, uma segunda-feira à noite na Globo. E para marcar o novo espaço do canal, que tinha a proposta de trazer os melhores filmes da época, a estreia foi nada menos do que épica. Simplesmente um dos maiores filmes da história do cinema! É claro que falamos de ‘O Retorno de Jedi’, a conclusão da saga original de ‘Star Wars’. O filme foi a porta de entrada de toda uma geração, incluindo este que vos fala, para a saga mágica de George Lucas. ‘O Retorno de Jedi’ foi o primeiro filme exibido na Tela Quente!

02) Os Caçadores da Arca Perdida

Logo após a estreia da Tela Quente com ‘O Retorno de Jedi’, a nova casa dos grandes lançamentos da Globo não deixou a peteca cair, e emendou com outro campeão de bilheteria dos anos 80 de forma inédita na TV aberta. Vale dizer, é claro, que todos os filmes exibidos na nova sessão da Globo eram todos inéditos, não apenas na Globo, mas de forma geral na TV aberta. O segundo filme da Tela Quente foi ‘Indiana Jones’, o primeiro filme do maior arqueólogo da sétima arte, que na época era conhecido apenas como ‘Os Caçadores da Arca Perdida’ – no dia 14 de março de 1988.

03) Rocky III

Não deixe de assistir:

E se nos dois primeiros Tela Quente tivemos sucessos de George Lucas e Steven Spielberg com duas das maiores franquias da sétima arte, e que até hoje continuam a render frutos, na terceira sessão, ocorrida no dia 21 de março de 1988 a coisa não ficou muito diferente. Quem teve o privilégio de ocupar o terceiro dia da Tela Quente foi Sylvester Stallone encarando uma de suas maiores aventuras nas telas, em ‘Rocky III – O Desafio Supremo’, onde o boxeador mais famoso do cinema encarou o vilão Clubber Lang.

04) Alien

A Globo não poupou esforços e deve ter gastado uma grana para impulsionar sua plataforma de filmes inéditos no fim dos anos 80. E deu muito certo, afinal ainda hoje a Tela Quente possui grande importância. Em especial nos anos 90, o espaço serviu para a ignição no cérebro de vários pequenos cinéfilos se tornarem apaixonados por filmes. No primeiro ano da safra, a seleção foi de filmes que continuam a render frutos até hoje. O quarto filme exibido na sessão foi ‘Alien – O Oitavo Passageiro’, clássico da ficção científica e do terror, que apresentou um dos maiores monstros do cinema, no dia 28 de março de 1988.

05) Comando para Matar

E se Sylvester Stallone tinha vez na Tela Quente em seu início, é claro que seu maior “rival” na década de 1980 também encontraria espaço na mesma sessão. Arnold Schwarzenegger é quem comandava a ação no quinto dia da sessão. O filme escolhido foi ‘Comando para Matar’, que embora seja um cult não muito popular quanto outros filmes do ator, marcou toda uma geração e fez um tremendo sucesso na época. ‘Comando para Matar’ é quase um Rambo, mas com um pouco mais de coração, afinal o protagonista está atrás de resgatar a filha. O filme abria o mês de abril naquele ano, em 4 de abril de 1988.

06) Jornada nas Estrelas II

Sim, querido leitor. Assim como ‘Star Wars’ era ‘Guerra nas Estrelas’ para a geração dos anos 80, a saga ‘Star Trek’ era conhecida como ‘Jornada nas Estrelas’ naquela época. Aqui, a Tela Quente apresentava uma das aventuras mais populares e queridas da equipe da Enterprise, contra o vilão Khan, em ‘A Ira da Khan’. Foi no dia 11 de abril de 1988.

07) Tudo por uma Esmeralda

Uma das maiores vantagens da Tela Quente em relação aos demais espaços de filmes das TVs abertas era que tinha a proposta de passar todo tipo de filme ou gênero, desde que fosse popular. Assim, aventura espacial, ficção científica, terror, aventura, ação e todo tipo de história era contada no espaço. O sétimo filme a ser exibido foi uma aventura ao mesmo tempo moderna (para a época – tratando do problema do tráfico de drogas) e à moda antiga nos moldes de ‘Indiana Jones’. ‘Tudo por uma Esmeralda’ foi exibido no dia 18 de abril de 1988.

08) Tubarão 3

O ser mais mortífero dos mares também esteve lá nos primórdios da Tela Quente na Globo. A segunda continuação do primeiro blockbuster da história foi o oitavo filme exibido na sessão de segunda-feira à noite na Globo. ‘Tubarão 3’ é protagonizado pela dupla Dennis Quaid e Louis Gossett Jr. (falecido há pouco tempo), e move a ação para um parque aquático. A exibição foi na última semana de abril daquele ano, em 25 de abril de 1988.

09) Inimigo Meu

Por falar na dupla Dennis Quaid e Louis Gossett Jr., os dois voltariam logo na semana seguinte para a nona exibição da Tela Quente, em um filme de teor bem diferente. Se no item acima eles enfrentavam a fúria do peixe mais letal de todos, aqui eles eram seres de espécies diferentes, inimigos em um planeta inóspito, que precisam aprender a conviver e enfrentar um mal maior – numa bela história de amizade e afeto. ‘Inimigo Meu’ é uma ficção icônica, uma aventura exibida no dia 2 de maio de 1988.

10) A Dama de Vermelho

Fechando o top 10 dos primeiros filmes exibidos na Tela Quente lá no ano de 1988, temos uma comédia com doses apimentadas, afinal eram os anos 80. ‘A Dama de Vermelho’ é o remake americano de uma comédia francesa, estrelada por Gene Wilder, no papel de um tímido e comportado pai de família, que perde a cabeça ao ver uma bela mulher vestida de vermelho. Ele fica tão mexido que decide ter um caso extraconjugal. Seu “alvo” é a belíssima Kelly LeBrock. O longa conta com a icônica canção de Stevie Wonder, ‘I Just Called to Say I Love You’, que ganhou o Oscar.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS