domingo, abril 28, 2024

Nostalgia! Relembre as Continuações Mais Famosas dos anos 80 que Completam 40 Anos em 2023

O estabelecimento de franquias multimilionárias pode até ser um pensamento moderno em Hollywood, que cada vez toma mais forma como norte para guiar a indústria. No entanto, a continuação de um filme de sucesso é algo tão antigo quanto a própria arte cinematográfica. Um dos maiores exemplos de sequências de sucesso é a série 007, baseada nos livros de Ian Fleming, que no cinema teve início ainda em 1962 com ‘007 Contra o Satânico Dr. No’ e dura até hoje, com um total de 25 filmes oficiais. É claro que este é apenas o exemplo mais popular, mas é provável que a continuação mais antiga do cinema seja ‘The Fall of a Nation’ (1916), sequência de ‘O Nascimento de uma Nação’ (1915), de D.W. Griffith. Entre esta última citada e 007, temos também o exemplo de ‘A Noiva de Frankenstein’ (1935), continuação do clássico absoluto do terror ‘Frankenstein’ (1931).

Tudo isso para dizer que ao voltarmos 40 anos no passado, já podíamos notar uma Hollywood dominada por sequências de filmes de sucesso. Sim, eram os anos 80, a época da consolidação dos blockbusters e do cinema comercial como entretenimento. Época do surgimento de algumas das marcas mais populares que ainda hoje geram lucro para seus criadores. Pensando nessa viagem nostálgica, iremos relembrar com você as 10 continuações mais famosas que completam 40 anos em 2023. Confira.

O Retorno de Jedi

Nos anos 80, já surgiam algumas das maiores franquias de Hollywood, que até hoje seguem com a popularidade em alta, capturando novas gerações de fãs a cada década, assim como mantendo sua base mais antiga. E talvez a franquia mais famosa e lucrativa da história ainda seja ‘Star Wars’ – que surgiu no fim dos anos 70, mas se consolidou na década de 80, devido a suas duas continuações e à durabilidade no mercado de vídeo e nas reprises da TV. Há 40 anos a trilogia original se encerrava com ‘O Retorno de Jedi’, que hoje pode até ser considerado o menos favorito do trio, mas na época fez um tremendo sucesso e a cabeça dos fãs com sua ação caprichada, e o último duelo entre Luke Skywalker e o pai Darth Vader.

007 Contra Octopussy

Como dito, a franquia 007 ainda se mantém como a primeira mais popular ainda em atividade em Hollywood. Quando começou, muitos dos fãs atuais sequer sonhavam em nascer. Hoje, todos vibram com os filmes de Daniel Craig – assim como uma nova geração irá embarcar no vindouro intérprete do espião. Os que são um pouco mais velhos, ainda pegaram a era de Pierce Brosnan e quem sabe Timothy Dalton. Os que estavam vivos nos anos 80 reconhecem Roger Moore como o James Bond que estava em atividade. E há 40 anos, Moore lançava seu sexto e penúltimo filme como 007, enfrentando a contrabandista que dá título ao filme, vivida pela bela Maud Adams.

Superman III

Quem dava as caras há 40 anos em mais uma continuação também era o maior de todos os heróis dos quadrinhos, o Superman, antes conhecido como Super-Homem. É claro que naquela época, os filmes do gênero de heróis não eram o que são hoje, mesmo assim o primeiro ‘Superman – O Filme’ (1978) se tornou um fenômeno, mostrando que uma obra do tipo podia ser levada a sério e feita para adultos. Deu muito certo e a continuação ‘Superman II’ (1980) sairia logo dois anos depois. A ideia para o terceiro filme surgiu quando o comediante sensação da época, Richard Pryor, começou a dar diversas entrevistas afirmando o quanto adorava os filmes do Homem de Aço. Assim os produtores viram uma oportunidade e colocaram Pryor para contracenar com Christopher Reeve.

Impacto Fulminante

Não deixe de assistir:

Na década de 1970, antes de nomes como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, o lendário Clint Eastwood era “o” cara da ação. Nessa época ele dava vida a um dos policiais mais emblemáticos do cinema, o tira durão Dirty Harry. E o primeiro ‘Perseguidor Implacável’ (1971) fez tanto sucesso que acabou gerando uma sequência. O curioso é que assim como 007 em seus títulos originais, Dirty Harry escolhia não colocar números nos títulos das continuações, como 2, 3, 4, e sim dar um título novo a cada aventura. Assim vieram ‘Magnum 44’ (1973) e ‘Sem Medo da Morte’ (1976), as partes dois e três da jornada deste incorreto herói. Há 40 anos éramos brindados com a quarta aventura, ‘Impacto Fulminante’, a primeira dos anos 80, na qual Harry ajuda uma vítima de estupro. A franquia ainda receberia um quinto episódio em 1988.

Tubarão 3

Além de continuações, há 40 anos o cinema via o auge de um artifício que vira e mexe cisma em voltar: o uso da técnica do 3D. Só aqui nesta lista teremos dois exemplares. O primeiro a chegar é o terceiro filme de ‘Tubarão’. O primeiro longa, dirigido por Steven Spielberg, colocou o nome do cineasta no mapa e se tornou o primeiro blockbuster da história. Ainda extremamente popular, a obra-prima recebeu indicação ao Oscar de melhor filme (acredite). Três anos depois, surgia a primeira continuação, que visava seguir os mesmos moldes do original, sem o mesmo brilho. Mas quando falamos na década de 80, adentramos uma era de galhofa. Assim, nesse terceiro filme, em 3D, o tubarão ataca num parque aquático e enfrenta… golfinhos!

Psicose II

O conceito de sequências tardias muito em voga na Hollywood tampouco é algo novo. Há 40 anos, a Universal Pictures decidia revisitar um de seus maiores clássicos, e um dos maiores clássicos da história do cinema – ‘Psicose’ (1960) de Alfred Hitchcock. Foram 23 anos que separaram esta continuação do original em preto e branco, que falava sobre um hotel de beira de estrada e os estranhos habitantes vivendo nele. Em especial Norman Bates e sua “mãe”. O protagonista Norman, novamente vivido pelo saudoso Anthony Perkins, sai do sanatório e retorna para o estabelecimento que herdou da mãe, a fim de começar sua vida do zero. No entanto, o local pode não ser o mais favorável. Ele começa a trabalhar num restaurante, mas em breve voltará a ser assombrado pelo fantasma da mãe.

Os Embalos de Sábado Continuam

Pode ter certeza que se um filme fizer um sucesso fenomenal, os executivos lutarão com todas as forças para fazer uma sequência e dar continuidade a esse sucesso – na maioria das vezes pensando unicamente no fator financeiro. Até mesmo filmes que conta histórias fechadinhas, que não necessitavam de continuação – e que algumas vezes se torna até difícil imaginar como se dará a sequência – terminam ganhando as chamadas continuações “caça-níquel”. E sim, o item acima, ‘Psicose II’ é uma delas. Assim como este aqui, que continua ‘Os Embalos de Sábado à Noite’, filme com John Travolta que pegava o embalo das discotecas para contar sobre um sujeito sem muitas aspirações na vida, mas que à noite se tornava um rei das boates. Seis anos depois, ninguém menos que Sylvester Stallone aproveitando a popularidade da franquia Rocky, resolveu dirigir a continuação, transformando Tony Manero (Travolta) em um sujeito musculoso e coberto de óleo, que agora visava se tornar um dançarino da Broadway.

Porky’s 2 – O Dia Seguinte

‘Porky’s – A Casa do Amor e do Riso’ se tornou uma das mais bem sucedidas comédias juvenis escrachadas do início dos anos 80. E quando digo escrachada, talvez esteja sendo bonzinho demais, já que na época o filme empurrou bastante os limites da censura, com cenas de cunho sexual nunca antes vistas no cinema de Hollywood – com direito à nu frontal das atrizes e atores. Cada cena do longa parecia girar em torno de piadas sexuais. A bilheteria foi gorda, então o que fazer para continuar e ao mesmo tempo evitar parte da polêmica? Uma continuação mais “domada”, já que grande parte do público eram os adolescentes, os que os pais permitiam assistir e os que os pais não permitiam também. Na segunda investida da turminha de Angel Beach, os adolescentes estão mais politicamente corretos, lutando contra racismo, contra a Ku Klux Klan, religiosos hipócritas e políticos corruptos.

Amityville 3

Uma das franquias de terror mais confusas do cinema – ‘Amityville’ pegou carona na tendência da época dos filmes satânicos, que vieram ao longo da década de 1970 após ‘O Bebê de Rosemary’ (1968). Filmes como ‘O Exorcista’ (1973) e ‘A Profecia’ (1976), por exemplo. ‘Terror em Amityville’ chegou no fim da década, em 1979, e trouxe James Brolin e Margot Kidder (a Lois Lane dos filmes de ‘Superman’ com Christopher Reeve) como pais de uma família que se muda para uma nova casa. Eles irão descobrir da pior maneira possível que a casa é assombrada por espíritos malignos, dos antigos moradores, que viveram uma grande tragédia. Amityville 2 – A Possessão foi lançado em 1982 e resolveu contar a história da tal família que viveu antes na casa, e que teve o filho mais velho possuído e comentando atos terríveis de violência contra os seus. A terceira parte embarca na onda do 3D para contar sobre um jornalista que se muda para o local. O filme traz os primeiros trabalhos no cinema de atrizes como Meg Ryan e Lori Loughlin.

A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa

Outra franquia que possui muitos exemplares, mas que confunde os fãs sobre sua ordem ou sobre quantos filmes possui na realidade. Esse é o preço a se pagar quando não são colocados números para esclarecer ao público. Ainda mais quando a franquia continua sem seu astro protagonista. Aqui, quase tão antiga quanto a franquia 007 no cinema, tudo começou em 1963, com ‘A Pantera Cor-de-Rosa’, filme que trazia o icônico Inspetor Clouseau de Peter Sellers como coadjuvante. Depois veio ‘Um Tiro no Escuro’ (1964), promovendo o personagem à protagonista. Em 1968, ‘Inspetor Clouseau’ substituiu Sellers por Alan Arkin no papel e não deu certo.

A volta de Sellers ao papel seria em, bem, ‘A Volta da Pantera Cor-de-Rosa’ (1975). Como não parava de fazer sucesso, o ator ainda retornaria em ‘A Nova Transa da Pantera Cor-de-Rosa’ (1976) e ‘A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa’ (1978). Até mesmo depois de falecido em 1980, Peter Sellers seguia fazendo os filmes da franquia, ou quase. ‘A Trilha da Pantera Cor-de-Rosa’ (1982) foca no desaparecimento de Clouseau e usa imagens de arquivo do ator para compor a narrativa. Há 40 anos, como não dava para usar o mesmo truque de ter Clouseau sem Peter Sellers, a opção foi por substitui-lo por um novo trapalhão, Sleigh (Ted Wass), em ‘A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa’ e compensar a troca utilizando todos os coadjuvantes mais legais dos filmes anteriores para completar o elenco. A franquia ainda teria mais uma sequência em 1993, um remake (2006) e sua continuação (2009).

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS