sábado, abril 27, 2024

Nostalgia! Relembre as MAIORES ESTRELAS de Hollywood dos anos 90 e Seus Filmes Marcantes

Cada geração é nostálgica em relação a uma determinada década ou período. Os mais velhos podem lembrar da era de ouro de Hollywood como uma época mais simples e de valores puristas – muitos tendo ficado ultrapassados nos dias de hoje, é claro. Quando falamos de cinema, no entanto, é inegável que os anos 70 serviram de divisor de águas da contracultura, a época dos hippies e a geração da Nova Hollywood, que revolucionaria o mercado para sempre, e mudaria a maior indústria de cinema do mundo. O resultado disso, por exemplo, entre outras coisas, foi o surgimento dos blockbusters, dos filmes-evento.

Assim seguiram os anos 80 e 90, como verdadeiras fábricas de fazer estrelas e astros modernos. A mulher ganhou mais espaço também, assim os vestidos foram substituídos pelas calças jeans. Na sociedade, a mulher ocupava o mesmo lugar do homem, algo impensado antes. E durante estas duas décadas – os anos 80 e 90 – vimos uma sociedade mais inclusiva começar a se assentar.

Nessa nova matéria iremos justamente retornar para a década de 1990, para revisitar algumas das maiores estrelas de Hollywood do período. Ou seja, daremos uma olhada em cinco atrizes que faziam muito sucesso na época e que talvez os mais novos não saibam da grandiosidade que foram seus nomes no período. Confira abaixo.

Whoopi Goldberg

É verdade que a humorista Whoopi Goldberg já fazia sucesso no cinema durante a década de 80, tendo surgido em cena com sua estreia no drama de Steven Spielberg, A Cor Púrpura (1985). Sua estreia foi marcante e a atriz descolou logo de cara uma indicação ao Oscar. Ao longo dos anos 80, Whoopi atuou em diversas comédias, como Salve-me Quem Puder (1986), A Ladrona (1987), Beleza Fatal (1987), O Telefone (1988) e Homer e Eddie (1989). É seguro dizer, porém, que sua escalada ao estrelato veio após a vitória no Oscar por Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990). Foi desta forma, com uma entrada triunfal nos anos 90, que a atriz se tornaria um nome conhecido internacionalmente.

Depois disso, a atriz participou do drama histórico Uma História Americana (1990), da série baseada no filme cult de sucesso Bagdad Café (1990-1991), das comédias ácidas Segredos de uma Novela (1991) e O Jogador (1992), e do drama musical Sarafina! O Som da Liberdade (1992). Seu próximo grande passo seria no papel de uma cantora de cabaré envolvida com criminosos, que termina presenciando um assassinato e precisa aderir ao programa de proteção a testemunhas para continuar viva. Ela é “escondida” no último lugar que os criminosos a procurariam: em um convento. É claro que estamos falando de Mudança de Hábito (1992). O filme fez enorme sucesso, marca até hoje a carreira de Whoopi Goldberg e gerou uma continuação logo no ano seguinte.

Whoopi na época ainda emplacou as comédias Feita por Encomenda (1993), Corina: Uma Babá Perfeita (1994), Eddie: Ninguém Segura esta Mulher (1996) e O Sócio (1996); filmes família como Meu Parceiro é um Dinossauro (1995) e Bogus: Meu Amigo Secreto (1996); e dramas como Somente Elas (1995), O Jogo da Verdade (1995), Fantasmas do Passado (1996) e Garota, Interrompida (1999). Em 2024, Whoopi Goldberg voltará ao maior sucesso de sua carreira com Mudança de Hábito 3, já em fase de pré-produção, que será lançado diretamente na plataforma da Disney+.

Meg Ryan

A graciosa Meg Ryan seria definida ainda no fim dos anos 1980 como a “namoradinha da América”. O motivo para isso era a escolha da atriz em protagonizar filmes de romance. E Ryan tinha um dedo bom na hora de escolher os projetos do gênero que iria protagonizar, muitos se tornando sucessos do cinema. Meg Ryan já havia participado de filmes como Top Gun (1986) e Viagem Insólita (1987), grandes produções de sucesso ainda nos anos 80, mas o que chamaria atenção para seu nome seria Harry e Sally – Feitos um para o Outro (1989), onde numa cena para lá de ousada, simulava um orgasmo em uma lanchonete enquanto comia. O filme marcou época e se tornou uma das comédias românticas mais comentadas e queridas da época.

Não deixe de assistir:

Depois disso, Ryan estrelaria filmes como Por Trás Daquele Beijo (1992), The Doors (1991) e Joe Contra o Vulcão (1990) – que marcaria a primeira parceria com o colega Tom Hanks, parceria esta que se mostraria a mais bem-sucedida de sua carreira. No entanto, Joe Contra o Vulcão não chamaria tanta atenção quanto a segunda dobradinha da dupla, que ocorreu em Sintonia de Amor (1993), filme que está completando 30 anos de estreia em 2023, e que fez enorme sucesso de crítica e público na época, elevando ainda mais o status da atriz. Meg Ryan seguiria no gênero das rom-com em filmes como A Teoria do Amor (1994) e Surpresas do Coração (1995), vira e mexe tentando emplacar também em filmes mais dramáticos, como A Força de um Passado (1993), Quando um Homem Ama uma Mulher (1994), O Outro Lado da Nobreza (1995) e Coragem Sob Fogo (1996).

No fim da década de 90, a atriz retornaria ao gênero que a consagrou para alguns dos maiores sucessos de sua carreira no período; filmes como A Lente do Amor (1997), Cidade dos Anjos (1998) e a terceira parceria em tela com o astro Tom Hanks, Mens@gem para Você (1998). Atualmente Meg Ryan anda meio sumida das telas, sendo seu último trabalho o filme Ithaca, de 2015, o qual dirigiu, participa como atriz e ainda escalou nenhum outro senão Tom Hanks para uma ponta. Ryan retorna em breve com What Happens Later, nova comédia romântica que protagoniza ao lado de David Duchovny, a qual também dirige e já se encontra em fase de pós-produção.

Sharon Stone

Assim como as demais atrizes da lista, a musa Sharon Stone já havia participado de diversas produções ainda na década de 1980. Nessa época, Stone esteve em filmes cult como As Minas do Rei Salomão (1985), Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido (1986), Loucademia de Polícia 4 (1987), Action Jackson (1988) e Nico – Acima da Lei (1988). Na década de 1990, ainda participaria de um blockbuster de sucesso, com O Vingador do Futuro (1990), estrelado por Arnold Schwarzenegger. O divisor de águas em sua carreira, no entanto, ocorreria dois anos depois, com o thriller erótico sensação Instinto Selvagem (1992) – dirigido pelo mesmo Paul Verhoeven de O Vingador do Futuro.

Instinto Selvagem fez tanto sucesso que até hoje é considerado um marco deste estilo de filme, usando cenas muito ousadas e eróticas, que esticavam o limite da censura (como a cena de nu frontal da cruzada de pernas). É claro que geraria também diversos imitadores e criaria seu próprio subgênero – no qual Sharon Stone ficaria momentaneamente presa, mas lutaria para ser reconhecida como atriz expressiva para além do símbolo sexual. É claro que os produtores só queriam vê-la em cena exalando sensualidade, e a atriz ainda precisaria aparecer pelada no thriller da Paramount, Invasão de Privacidade (1993), e no thriller de ação da Warner, O Especialista (1994).

Sharon Stone, por outro lado, lutou por bons papeis em dramas, e protagonizou Intersection – Uma Escolha, Uma Renúncia (1994), Diabolique (1996) e A Última Chance (1996), e também por bons papeis em filmes de outros gêneros, como o faroeste (Rápida e Mortal, 1995) e a ficção científica (Esfera, 1998). Nessa época, a atriz também atingiria o ponto alto de sua carreira ao conseguir papel de destaque num filme de máfia de Martin Scorsese, Cassino (1995), pelo qual foi indicada para melhor atriz no Oscar. E apesar de interpretar uma prostituta, não precisou tirar a roupa em cena. Stone apareceu recentemente em séries de sucesso como Ratched, da Netflix, e A Comissária de Bordo, da HBO Max. Em breve lançará o drama romântico What About Love.

Demi Moore

Todas as atrizes apresentadas na matéria tiveram um início de carreira ainda nos anos 80, mas viram um divisor de águas ocorrer na década seguinte, os anos 90. Demi Moore é mais uma delas, que começou a carreira ainda bem jovenzinha, e estrelou filmes como Feitiço do Rio (1984), O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), Sobre Ontem à Noite (1986) e Um Verão Muito Louco (1986). Em 1989, a atriz participaria de seu filme mais adulto até então, fazendo papel de uma mãe solteira na década de 1930, durante a grande depressão, na comédia Não Somos Anjos (1989). Assim como Whoopi Goldberg, Demi Moore também viu sua carreira levar um empurrão ladeira acima graças ao sucesso do indicado ao Oscar Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990), que surgiria como divisor em sua filmografia.

Foi o que bastou para Demi Moore adentrar a nova década participando e protagonizando filmes de grandes estúdios, como a comédia da Warner, Nada Além de Problemas (1991), o suspense da Columbia, Pensamentos Mortais (1991), e o romance da Paramount, A Mulher do Açougueiro (1991). Mas os filmes que elevariam ainda mais o status da atriz na indústria viriam a seguir, com Questão de Honra (1992), da Columbia, e Proposta Indecente (1993), da Paramount. Depois disso, Demi Moore já era uma das maiores estrelas de Hollywood na época, e igualmente um símbolo sexual. Seus projetos a seguir apostavam bastante nesse sex appeal, como Assédio Sexual (1994), da Warner, A Letra Escarlate (1995), da Hollywood Pictures (a Disney para adultos), A Jurada (1996), da Columbia, Striptease (1996), da Columbia, e Até o Limite da Honra (1997), da Hollywood Pictures. Esse ano Demi Moore poderá ser vista na segunda temporada da série Feud, e no drama The Substance.

Julia Roberts

Finalizando a matéria temos a atriz que ainda possui grande status em sua carreira e que conseguiu realizar a transição entre décadas sem perder seu estrelato. Falamos da Linda Mulher, Julia Roberts. É difícil se manter no topo, ou ao menos não cair no ostracismo em Hollywood quando se envelhece. E quando se é mulher, a tarefa de se manter relevante é ainda mais difícil. Todas as atrizes citadas que brilharam nos anos 90, ao adentrarem a meia e a terceira idade foram cada vez mais jogadas para escanteio. Mas Julia Roberts segue firme e forte sabendo administrar bem sua carreira, aceitando os projetos certos e mantendo seu nome com o mesmo brilho do passado. Roberts segue estrelando grandes produções dos maiores estúdios e usa apenas seu nome como chamariz das produções que estrela.

Assim como as demais da lista, Julia Roberts já participava de filmes nos anos 80, como Satisfaction – No Amor e no Rock (1988), Três Mulheres Três Amores (1988) e Flores de Aço (1989) – este último aliás, rendendo a primeira indicação ao Oscar para a atriz na categoria coadjuvante. O terreno estava preparado para a década seguinte, na qual Julia Roberts chegava chutando a porta com os dois pés com Uma Linda Mulher (1990), um dos maiores sucessos da década e ainda um ícone em sua carreira. É claro que veio servido de sua segunda indicação ao Oscar. A atriz dominou a década e logo estava em todo lugar. Apostou em thrillers, como Linha Mortal (1990), Dormindo com o Inimigo (1991), O Dossiê Pelicano (1993) e O Segredo de Mary Reilly (1996); em blockbusters, como Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991), O Preço da Liberdade (1996) e Teoria da Conspiração (1997); dramas, como Tudo por Amor (1991), O Poder do Amor (1995) e Lado a Lado (1998); e claro, reinaria nas comédias românticas, vide Adoro Problemas (1994), O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997), Um Lugar Chamado Notting Hill (1999) e Noiva em Fuga (1999).

A consagração de Julia Roberts viria com a vitória no Oscar por Erin Brockovich (2000), e a atriz ainda seria lembrada para mais uma indicação ao Oscar por Álbum de Família (2013). Nessa nova fase de sua carreira, Roberts aceitou papeis em séries de TV badaladas, como Homecoming: De Volta à Pátria (2018), da Amazon, e Gaslit (2022), da Starz. Mas não esqueceu o cinema, onde protagonizou ao lado do colega George Clooney a comédia romântica da Universal Pictures, Ingresso para o Paraíso. No fim de 2023, a atriz lançará sua primeira parceria com a Netflix no thriller dramático Leave the World Behind.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS