sábado, abril 27, 2024

Nostalgia! Séries Baseadas em Clássicos Cult dos anos 80 que Você Nunca Tinha Ouvido Falar

Quando falamos nos queridos anos 1980, alguns filmes marcaram época, entrando para a história do cinema e para sempre ficando eternizados nos corações e mentes dos fãs. Sua força foi tão grande que produções como ‘De Volta para o Futuro’, ‘Indiana Jones’, ‘Star Wars’, ‘Top Gun’, ‘Karatê Kid’, ‘Os Caça-Fantasmas’, ‘Os Goonies’, entre outros, seguem ecoando até hoje na cultura pop, rendendo inclusive novos produtos com sua marca para as gerações mais novas. Os fãs talvez nunca deixem tais filmes caírem no esquecimento, passando a tocha para a geração seguinte, mantendo a memória de tais histórias e da década de 1980 em si sempre viva.

Mas pensa só, de mais de cem produções Hollywoodianas de grandes estúdios, com grandes atores e diretores lançadas por ano, durante toda a década de 1980, nem todos podem ser ‘Robocop’, ‘Duro de Matar’, ‘O Predador’, ‘Aliens’ ou ‘Máquina Mortífera’. E o que eu quero dizer com isso? Bem, é inevitável que mesmo certos filmes que fizeram muito sucesso em seu ano de estreia e nos anos consecutivos, terminem em algum momento perdendo a força e não sendo passados adiante para as novas gerações. Afinal, nem todo filme consegue a notoriedade dos citados acima através das décadas. E o que dirá de filmes que fizeram tanto sucesso em sua época de lançamento, que os produtores viram a oportunidade de transforma-los em séries de TV, mas que hoje quase ninguém mais fala sobre eles. Pois bem, é justamente sobre estes filmes e estas séries que falaremos hoje nesta matéria, confira abaixo.

Como Eliminar Seu Chefe (1980)

Jane Fonda, Lily Tomlin e Dolly Parton estrelam a comédia clássica ‘Como Eliminar Seu Chefe’ (1980).

Grande sucesso de 1980, essa comédia muito querida da época infelizmente não é muito comentada hoje em dia, mas implora por um reboot. Muito à frente de seu tempo, o filme é puro empoderamento feminino e tem alma 100% feminista. Aqui, o roteiro aborda uma questão ainda muito debatida nos dias de hoje, a igualdade salarial e as oportunidades de trabalho para as mulheres. Bem antes da série ‘Gracie e Frankie’, as octogenárias Jane Fonda e Lily Tomlin apareciam em cena juntas e com a adição da cantora country Dolly Parton, em seu primeiro filme, como o trio de secretárias Judy, Violet e Doralee, respectivamente. Elas eram maltratadas e abusadas pelo chefe (Dabney Coleman), um sujeito machista e egocêntrico, que se encaixava no perfil do homem da época. Cansadas do comportamento inadequado do chefe, o trio bola um jeito de se vingar.

O filme da 20th Century Fox fez tanto sucesso que rendeu uma bilheteria de mais de 10 vezes o seu orçamento – e caso fosse produzido nos dias de hoje certamente teria gerado uma continuação. Aliás, seria muito legal ver uma sequência tardia do filme também, com as netas do trio passando por situação parecida nos dias de hoje, e com participação das veteranas. Seja como for, ‘9 to 5’ (no título original – que faz referência ao horário de trabalho) emplacou em outras mídias, como peça de teatro na Broadway, e inclusive foi tema do documentário ‘Still Working 9 to 5’, que relembra o filme e discute o que mudou nestes 40 anos de luta por igualdade.

Na série, foi a vez de Valerie Curtin, Rita Moreno e Rachel Parton se vingarem do chefe em ‘9 to 5’.

Mas o que talvez nem todos saibam, é que dois anos depois do sucesso do filme, a mesma Fox produziria uma série baseada no longa, que foi ao ar pela rede ABC. No programa, a icônica Rita Moreno ficava com o papel de Violet (que foi de Tomlin), enquanto Valerie Curtin herdava a Judy de Jane Fonda. A maior curiosidade, porém, foi que no papel de Doralee, que havia sido de Dolly Parton, os produtores trataram de encaixar a irmã da cantora, Rachel Parton – que até se parece com ela. Apesar de muitos sequer terem ouvido falar, ‘9 to 5’ fez sucesso também na TV e rendeu nada menos do que 5 temporadas até 1988.

A Recruta Benjamin (1980)

Goldie Hawn vive uma dondoca ingressando no exército em ‘A Recruta Benjamin’ (1980), filme que a indicou ao Oscar.

Pulamos de uma comédia cult para outra. Essa aqui também estrelada por um ícone muito querido do cinema. Estamos falando da loirinha Goldie Hawn, mãe de Kate Hudson, que deu uma sumida das telonas, mas vira e mexe aparece em alguma produção. Ela estará de volta em breve na comédia ‘Family Jewels’, em fase de pré-produção e que a irá reunir com Bette Midler e Diane Keaton do sucesso ‘O Clube das Desquitadas’. Voltando 43 anos no passado, nos deparamos com o sucesso ‘A Recruta Benjamin’, comédia da Warner estrelada por Hawn e que podemos até dizer que serviu de molde para a ‘Loucademia de Polícia’ e ‘Recrutas da Pesada’. No filme, Hawn vive uma dondoca que aceita o desafio de entrar para o exército achando que seria moleza – ledo engano.

O sucesso do filme gerou uma série onde a recruta era vivida por Loran Patterson.

A Recruta Benjamin’ fez mais de sete vezes o seu orçamento nas bilheterias, mas o que muitos provavelmente não sabem é que o longa foi indicado para 3 prêmios no Oscar, incluindo melhor atriz para Hawn e melhor roteiro. Definitivamente esse seria outro filme que se fosse lançado hoje, já estaria tirando do papel uma continuação. Aliás, notícias sobre um remake estrelado por Rebel Wilson quando ainda era gordinha eram muito ventiladas um tempinho atrás, mas o projeto parece não ter saído do papel. No entanto, o que saiu do papel foi uma série baseada no filme original logo no ano seguinte, em 1981. Na sitcom da Warner Television, que foi ao ar pela CBS, a recruta Judy Benjamin ganhava as formas de Lorna Patterson, conhecida como a aeromoça Randy de ‘Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu’ e sua continuação. Embora muitos sequer tenham ouvido falar, a série da ‘Recruta Benjamin’ durou 3 temporadas até 1983, num total de 39 episódios.

Picardias Estudantis (1982)

Clássico atemporal da comédia adolescente, ‘Picardias Estudantis’ revelou gente como Sean Penn, Jennifer Jason Leigh e Nicolas Cage.

Um dos melhores filmes adolescentes dos anos 80, ‘Picardias Estudantis’ (ou ‘Fast Times at Ridgemont High’ no original) é mais ou menos o que comédias juvenis picantes, como ‘American Pie’, seriam se abordassem também em sua narrativa assuntos bem sérios como aborto e relacionamentos abusivos. O filme da diretora Amy Heckerling (a mesma de ‘As Patricinhas de Beverly Hills’) estreou em 1982 e marcou o primeiro trabalho no cinema de atores como Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Phoebe Cates, Forest Whitaker e o grande Nicolas Cage. O longa se tornou um sucesso em especial com os jovens pela abordagem cômica, sacana, mas também muito sincera ao tocar em tópicos delicados na adolescência. O filme da Universal Pictures rendeu 6 vezes o seu orçamento.

A série não obteve o mesmo sucesso, apesar de contar com nomes como Patrick Dempsey e Courteney Thorne-Smith.

Sem saber muito bem o que fazer com o material, que merecia mesmo era uma continuação na época, a Universal Television finalmente decidiu por uma série baseada no filme, mas talvez tenha esperado demais, levando para as telinhas quatro anos depois. Ao contrário dos itens acima, o seriado ‘Fast Times’ não fez sucesso. Indo ao ar pela CBS em 1986, o programa exibiu apenas 7 episódios até ser cancelado ainda na primeira temporada. Uma curiosidade é que os mesmos personagens eram repetidos do filme, e dos atores na TV destacam-se Patrick Dempsey como Mike Damone, e Courtney Thorne-Smith como Stacey, a personagem que havia sido de Jennifer Jason Leigh.

Não deixe de assistir:

Trovão Azul (1983)

Roy Scheider, de ‘Tubarão’, era o piloto que domava a super-máquina aérea, conhecida como ‘Trovão Azul’.

Nos anos 80, antes de ‘Top Gun’ existiu ‘Trovão Azul’. Completando 40 anos de lançamento em 2023, o filme de ação de John Badham (‘Os Embalos de Sábado à Noite‘) teve roteiro de Dan O’Bannon, o respensável pela criação de ‘Alien – O Oitavo Passageiro’ (1979). Na trama, a polícia desenvolveu um super helicóptero de alta tecnologia, especialmente criado para operações urbanas. Cabe ao veterano da Guerra do Vietnã Murphy (papel de Roy Scheider, de ‘Tubarão’), testar e aprovar este protótipo. Produção da Columbia Pictures (hoje Sony), ‘Trovão Azul’ foi um sucesso moderado, rendendo o dobro de seu orçamento.

Na série, que não fez sucesso, os nomes conhecidos eram Bubba Smith e Dana Carvey.

Ao invés de uma sequência, a Columbia Pictures Television resolveu optar por uma série derivada do filme logo no ano seguinte. Indo ao ar pela ABC em 1984, o seriado trazia uma nova equipe para o “helicóptero do futuro”, encabeçado por James Farentino, Dana Carvey (de ‘Quanto Mais Idiota Melhor’) e Bubba Smith (o Hightower da franquia ‘Loucademia de Polícia’). A série do ‘Trovão Azul’ foi outra que não deu muito certo, em especial porque era muito cara para ser produzida, e também porque bateu de frente com outra série sobre um super helicóptero que estreava bem no seu rastro: ‘Águia de Fogo’ (Airwolf) – essa sim um sucesso. ‘Trovão Azul – a série’ – durou apenas 11 episódios de sua primeira temporada até ser cancelada.

O Homem das Estrelas (1984)

Jeff Bridges foi indicado ao Oscar por ‘Starman’, mistura de ficção e romance dirigido por John Carpenter.

O diretor John Carpenter é um tesouro mundial do cinema de gênero. Mais conhecido por suas obras no terror, aventura e ficção científica, o cineasta também já arriscou em outros tipos de filmes como a comédia e até mesmo o drama romântico. É nesta segunda seara que se enquadra este seu longa de 1984, protagonizado por Jeff Bridges e Karen Allen (a Marion Ravenwood, de ‘Indiana Jones’) como um dos casais mais curiosos dos anos 80. Na história, Allen vive uma jovem viúva, tentando superar o trauma da perda recente de seu marido. Um belo dia ela recebe a visita justamente do falecido (Bridges), que aparece em sua porta, mas não está exatamente igual. Pode-se pensar que é obra dos céus ou algum milagre, e na verdade pode ser ambos – já que um ser alienígena se apossou do corpo do ex-companheiro para que possa concluir uma missão na Terra e pede a ajuda da mulher – enquanto o governo está na cola deles.

Para as telinhas, Robert Hays assumia o papel protagonista do visitante das estrelas.

De certa forma, ‘Starman: O Homem das Estrelas’ pega carona no sucesso de ‘E.T.’ (1982), de Spielberg, mas muda a amizade infantil de um alienígena com um grupo de crianças, para uma relação de homem e mulher. O longa da Columbia Pictures não foi um grande sucesso financeiro, rendendo apenas US$6 milhões a mais que seu orçamento, mas obteve bastante prestígio ao receber elogios da crítica e conseguir chegar até o Oscar com a indicação de melhor ator para Jeff Bridges. Foi este prestígio que despertou o interesse dos produtores da Columbia Television a lançarem uma série baseada no longa, na qual o homem das estrelas era vivido por Robert Hays, o protagonista de ‘Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu’ (1980). Estreando dois anos depois do filme, em 1986, essa versão para a TV, que foi ao ar pela ABC, também não emplacou, rendendo apenas 22 episódios de sua primeira temporada até ser cancelada.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS