Neste último dia 08 de novembro, foram revelados os indicados à 67ª edição do Grammy Awards, cuja cerimônia está marcada para o dia 02 de fevereiro de 2025.
Vários nomes que dominaram o cenário fonográfico no período de elegibilidade foram relembrados na lista, como Beyoncé (que quebrou o recorde de maior número de indicações ao prêmio, 99), Taylor Swift (sagrando-se a primeira artista feminina a conquistar sete indicações a Álbum do Ano) e Billie Eilish (que se tornou a primeira artista a ter seus três primeiros álbuns oficiais de estúdio indicados a Álbum do Ano). Todavia, é notável como outros nomes não tiveram o reconhecimento que mereciam.
A maior esnobada da premiação, sem sombra de dúvida, foi Ariana Grande. Retornando em 2024 com o lançamento de ‘eternal sunshine’, Grande foi aclamada pela crítica especializada por apresentar um álbum mais maduro e mais bem construído, além de ter encabeçado nada menos que duas canções #1 na Hot 100 (“yes, and?” e “we can’t be friends (wait for your love)”).
Grande foi relembrada em três categorias: ela concorre a Melhor Álbum Pop Vocal pelo compilado de originais, além de ter grandes chances de sair vitoriosa em Melhor Gravação Dance Pop pelo lead single de ‘eternal sunshine’ e em Melhor Performance Pop em Duo/Grupo pelo remix de “the boy is mine”, ao lado de Brandy & Monica. Porém, a cantora e compositora ficou de fora das principais categorias da premiação: Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano. E, considerando a qualidade indubitável do melhor álbum de sua carreira até hoje, Grande merecia, de fato, ter tido mais reconhecimento na próxima edição do Grammy.
Lady Gaga e Bruno Mars, que colaboraram em “Die With a Smile”, conquistaram duas indicações ao Grammy 2025: Música do Ano e Melhor Performance Pop em Duo/Grupo. Porém, a dupla ficou de fora de outra grande categoria da premiação, Gravação do Ano – contrariando as expectativas e as apostas dos principais veículos de imprensa. Afinal, para além da aclamação crítica, Gaga e Mars quebraram recordes de streaming e, mais de dois meses depois do lançamento oficial da canção, permanecem em primeiro lugar da parada do Spotify Global.
Enquanto alguns artistas não receberam todas as indicações merecidas, outros sequer deram as caras na lista. Dua Lipa não conquistou nenhuma nomeação por ‘Radical Optimism’ – que, apesar de não conseguir chegar ao nível de ‘Future Nostalgia’, poderia ter faturado indicações nas categorias pop; Tate McRae, Tinashe, Nicki Minaj e Megan Thee Stallion foram outras artistas esnobadas pela Academia nessa edição.
Os membros do grupo de k-pop BTS, que lançaram produções solo em 2024 (como RM, J-Hope e Jimin), também ficaram ausentes da lista. Bad Bunny, com o aclamado ‘Nadie Sabe Lo Que Va a Pasar Mañana’, conquistou apenas uma indicação – na categoria de Melhor Álbum de Música Urbana.
No tocante às surpresas, Charli XCX é, sem dúvidas, o nome que chamou a atenção de todos. Com ‘BRAT’, seu sexto álbum de estúdio, a artista britânica apostou na maximização do hyperpop e do synth-pop em uma exaltação do gênero club que a sagrou uma das sensações do ano – falando abertamente sobre o potencialização do hedonismo mental e corporal, e abrindo espaço para temas mais densos, como relacionamentos tóxicos e relacionamentos. A estética promovida por Charli também dominou as redes sociais, gerando memes ao redor do mundo e impulsionando seus fãs a relembrar seu crescente legado no cenário fonográfico.
Considerando que a artista ainda não havia adentrado oficialmente o cenário mainstream estadunidense – apesar de ter faturado indicações ao Grammy ao lado de Iggy Azalea por “Fancy” -, ‘BRAT’ abriu uma nova página em sua discografia e garantiu a Charli nada menos que sete indicações. O compilado concorre a Álbum do Ano, enquanto inúmeras de suas canções faturaram menções – “360” em Gravação do Ano, “Apple” em Melhor Performance Pop Solo e “Guess” em Melhor Performance Pop em Duo/Grupo (ao lado de Billie Eilish) são apenas algumas que foram avaliadas pelos votantes.
Uma outra surpresa foi a aparição da banda The Beatles na categoria de Gravação do Ano. Através de feitos tecnológicos incríveis, a inédita “Now And Then” foi lançada ano passado e garantiu ao grupo a oitava indicação na categoria (concorrendo com grandes nomes da nova geração, como Sabrina Carpenter, Billie Eilish e Chappell Roan). Além disso, a faixa garantiu uma nomeação à Melhor Performance Rock.
Willow Smith, filha de Will Smith, conquistou sua primeira indicação pela canção “b i g f e e l i n g s”, enquanto a icônica Linda Martell, uma das artistas pioneiras do cenário country, também fez sua estreia na lista de nomeados em “SPAGHETTII”, com Beyoncé e Shaboozey.
Lembrando que os vencedores serão revelados no dia 02 de fevereiro de 2025.
Confira a lista completa de indicados aqui!