A Netflix divulgou o trailer de ‘Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais‘, nova temporada de sua antologia de true crime iniciada pelo fenômeno ‘Dahmer: Um Canibal Americano‘.
Assista:
Mas qual é o crime que inspirou a série?
Aviso: pode conter possíveis spoilers da produção.
Os irmãos Lyle e Erik Menendez foram condenados em 1996 pelo assassinato de seus pais, o executivo de Hollywood José Menendez e sua esposa Mary Louise.
O crime ocorreu na noite de 20 de agosto de 1989, quando José e Kitty estavam assistindo TV na sala de sua casa em Beverly Hills. Lyle, então com 21 anos, e Erik, com 18 anos, atacaram o casal com espingardas que haviam comprado alguns dias antes.
Os irmãos dispararam contra os pais diversas vezes. José recebeu um tiro na nuca que quase o decapitou, e os tiros que atingiram o rosto de Kitty a deixaram irreconhecível. Após o crime, Lyle ligou para a polícia, alegando que os assassinatos haviam ocorrido enquanto eles estavam no cinema assistindo a ‘Batman’.
Após a morte dos pais, os irmãos começaram a gastar a fortuna da família: Lyle com artigos de luxo e Erik contratando um treinador de tênis particular, entre outros gastos. Acredita-se que, em um curto período, eles tenham gasto cerca de US$ 700 mil.
Não deixe de assistir:
Esse comportamento chamou a atenção da polícia, que começou a suspeitar dos irmãos. Durante a investigação, as autoridades encontraram os cartuchos das espingardas e, principalmente, gravações das sessões de terapia de Erik com seu psicólogo, Jerome Oziel, onde ele confessava o crime.
Lyle foi preso em 8 de março de 1990, e Erik se entregou três dias depois, após retornar de Israel. Ambos permaneceram na cadeia, separados, até dezembro de 1992, quando a corte aceitou as gravações como prova e acusou formalmente os dois pelo assassinato dos pais.
O julgamento dos irmãos passou por duas audiências: a primeira foi transmitida pela televisão e a segunda foi mais intimista. Durante o julgamento, os irmãos declararam que foram levados ao assassinato por uma vida inteira de abusos nas mãos de seus pais, especialmente abuso sexual pelo pai, descrito como um perfeccionista cruel e pedófilo.
A mãe foi descrita como uma viciada em drogas, alcoólatra, egoísta e mentalmente instável, que encorajava o comportamento do marido e, às vezes, também era violenta com os filhos.
A promotoria, no entanto, discordou das acusações e afirmou que o motivo do crime foi exclusivamente o dinheiro da família.
Ao final do processo, em 2 de julho de 1996, o juiz Weisberg proferiu a sentença de condenação dos irmãos: prisão perpétua sem direito à liberdade condicional.
Atualmente, os irmãos Lyle, com 56 anos, e Erik, com 53 anos, estão presos na unidade prisional Richard J. Donovan.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
A produção será lançada na plataforma no dia 19 de setembro.
Ryan Murphy e Ian Brennan são responsáveis pela série.
O elenco de peso conta com Javier Bardem (‘Duna’), Chloë Sevigny (‘Psicopata Americano’), Cooper Koch (‘Engolidos’) e Nicholas Alexander Chavez (‘Grotesquerie’).