O thriller político brasileiro ‘O Agente Secreto‘, sexto longa-metragem do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho (‘Bacurau’), recebeu 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Das 15 críticas publicadas, todas são positivas.
Confira as críticas:
“Este filme, visualmente e dramaticamente soberbo em todos os sentidos, move-se com confiança e sem pressa pela tela, parando para saborear cada pedaço bizarro de comédia ou passagem erótica, em seu caminho tortuoso até o final violento.”, Pedro Bradshaw, Guardian
“Assim, oscilando entre filmes de gênero, ensaios políticos e dramas familiares, Kleber Mendonça Filho se consolida como um dos mais importantes diretores brasileiros (e não só) dos últimos anos.”, Diego Batlle, Otroscines
“O Agente Secreto não é um típico thriller de espionagem, mas é ainda melhor pela forma como brinca com o gênero, o tom e as expectativas.”, Graeme Guttmann.
“Elegante, temperamental e intenso, O Agente Secreto explora os escombros do passado, reconstruindo a beleza e o terror de um tempo que já se foi, mas que ainda assombra o presente.”, Nicolau Bell, IONCINEMA.
“Kleber Mendonça Filho tece [as subtramas] lentamente, apoiando-se em diálogos longos e detalhados. Este é um filme que ferve lentamente.”, Jaime Pena, EscribiendoCine
Lembrando que o filme fez sua estreia mundial na 78ª edição do Festival de Cannes, conquistando uma indicação ao Palma de Ouro.
Este é o terceiro filme de Salles a ser selecionado para disputar a Palma de Ouro, o prêmio máximo do festival. No passado, ele disputou o tão sonhado prêmio com os longas ‘Aquarius‘(2016) e ‘Bacurau‘ (2019).
‘O Agente Secreto‘ é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O filme é uma coprodução Brasil (CinemaScópio Produções), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha (One Two Films) e terá distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes.
Por meio de um comunicado oficial, Kleber Mendonça Filho refletiu sobre o que o motivou a fazer o vindouro suspense:
“Esse filme é resultado de um desejo grande de continuar filmando o Brasil e o Recife, desta vez no contexto histórico do mundo de 50 anos atrás, de um Brasil do passado. Eu também tinha vontade de fazer um filme de mistério e de suspense, em que o Recife fosse o cenário principal. Eu era criança nos anos 1970, mas me lembro com alguma clareza do ano de 1977, quando eu tinha nove anos. Creio que ‘77 foi o primeiro ano que me marcou ainda como criança. Naquela época, o Brasil era muito diferente, mas, de certa forma, também muito parecido com o de hoje”, destacou.
O diretor também celebrou o convite para estrear o novo longa-metragem no Festival de Cannes:
“É a combinação perfeita: encerra a realização do filme e inaugura a sua trajetória. Estou feliz com ‘O Agente Secreto’, honrado com o convite e quero que as pessoas vejam o filme no exterior e no Brasil. É uma história muito brasileira e, por isso mesmo, é um filme do mundo todo”.
Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Maria Fernanda Cândido (‘A Paixão Segundo G.H.’) também estrela. Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho e outros completam o elenco.
Além do rico contexto histórico, ‘O Agente Secreto’ focará em elementos folclóricos, como as festas de Carnaval e as lendas urbanas, além de uma autêntica trilha sonora brasileira.