quinta-feira, abril 25, 2024

O Brasil no MCU (O Universo Cinematográfico da Marvel)

O Marvel Studios conta com uma legião apaixonada de fãs no Brasil. E por mais que nenhum herói brasileiro tenha aparecido em tela com os Vingadores ou outros personagens da casa (ainda), o Brasil marca presença nos filmes do Estúdio desde a chamada Fase Um. Como estamos no “esquenta” para Ultimato, decidimos separar a importância brasileira no desenvolvimento do MCU. Confiram!

 

HULK CARIOCA

A participação mais famosa do Brasil no Universo Cinematográfico Marvel está em O Incrível Hulk, de 2008. Na trama, Bruce Banner (Edward Norton) é procurado pelo governo Norte-Americano. Enquanto isso, ele precisa aprender a controlar sua raiva e emoções para não voltar a se transformar no Hulk.

Bruce foge para o Rio de Janeiro (excelente lugar para quem deve evitar fortes emoções e estresse) e passa a levar a vida como morador da Rocinha. Ele arruma um emprego como mecânico na fábrica de refrigerantes Pingo Doce e até mesmo tem um caso com Martina, interpretada pela belíssima Débora Nascimento.

Em sua passagem pelo Brasil, além do emprego, o Dr. Banner treinou técnicas de respiração com a lenda do jiu-jitsu Rickson Gracie, membro mais vitorioso da família Gracie.

Após ter sua localização descoberta, Bruce é perseguido pelas ruas e telhados da Rocinha por Emil Blonsky (Tim Roth). A fuga termina na própria fábrica em que ele trabalha, onde Bruce apanha e se transforma no Incrível Hulk.

 

Não deixe de assistir:

O ATENTADO EM SÃO PAULO

Em Os Vingadores (2012), Loki (Tom Hiddleston) tenta entrar na mente da Viúva Negra com chantagens emocionais. Antes de ser enganado pela Viúva, ele cita uma lista de eventos criminosos nos quais ela está envolvida, dentre eles um incidente num hospital de São Paulo.

O tal incidente nunca mais foi citado, mas ela esteve na terra da bolacha.

 

TONY “SENNA” STARK

O polêmico Homem de Ferro 3 teve algumas ligações com o Brasil. Uma delas remete a um momento triste e é bem sutil. O diretor Shane Black revelou que a cena em que Pepper pega o Capacete de Tony após o atentado a sua mansão e o coloca contra seu rosto foi inspirada em uma cena do velório de Ayrton Senna, em que sua irmã, Vivian, pega o Capacete do Tricampeão Mundial e faz o mesmo gesto.

Nas palavras de Gwyneth Paltrow, a Pepper Potts: “Já tinha assistido ao documentário sobre Senna algumas vezes. Quando o diretor Shane Black me disse que faríamos uma cena inspirada nele, eu chorei. Acho linda a forma como a irmã dele segura o capacete”.

 

MALANDRIM

Também em Homem de Ferro 3, há uma brasileira fazendo uma participação especial. A atriz carioca Luciana Faulhaber aparece por alguns segundos como uma das moças que está na cama com o Mandarim fake de Ben Kingsley.

 

CATARATAS DE WAKANDA

Muita gente pode ter passado despercebida por essa curiosidade, mas a Marvel teve uma equipe brasileira para filmar um de nossos cartões postais para compor a ambientação da nação do Pantera Negra.

As intermináveis cascatas de Wakanda são nossas! São as Cataratas do Iguaçu.

 

LENÇÓIS VORMIRENSES

Um dos momentos mais tensos de Vingadores: Guerra Infinita (2018) se passa no planeta Vormir. Lá, Thanos (Josh Brolin) leva sua filha Gamora (Zoe Saldana) para ajudá-lo a conseguir a tão sonhada Joia da Alma. Mas, para isso, ele descobre que terá de sacrificar a pessoa que ele mais ama. No caso, Gamora.

Após o sacrifício, Thanos acorda nos lençóis de Vormir, que são oriundos do Brasil. Mais um cartão postal brasileiro servindo de base para compor a natureza de um planeta. E nada melhor que o visual exótico dos Lençóis Maranhenses para tal.

 

Vingadores: Ultimato estreia em 25 de Abril de 2019. Ansiosos?

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS