domingo, abril 28, 2024

O clássico ‘Se Meu Apartamento Falasse’, o filme PREFERIDO de Gilberto Gil!

Durante a Rio2C 2023, em um bate-papo super agradável com o público e o cineasta Andrucha Waddington, Gilberto Gil se mostrou um grande cinéfilo e com lindas memórias ligadas ao cinema! Comentou das primeiras lembranças numa sala de cinema: as chanchadas, Oscarito, Grande Otelo, as sessões no Cine Gloria, também no Cine Jandaia. Depois chegou aos filmes de Cecil B. DeMille, passou a gostar dos filmes italianos, espanhóis, os projetos de Antonioni, Fellini, Rossellini. Perguntado sobre: ‘qual seu filme preferido?’, Gil não pensou duas vezes: o escolhido foi The Apartment. Sobre esse filme que falaremos abaixo!

63 anos atrás, chegava nos cinemas de todo o planeta um filme que marcaria a carreira de um genial cineasta e se tornaria um dos grandes, inesquecíveis, projetos de uma Hollywood de décadas passadas. Estamos falando do clássico Se Meu Apartamento Falasse, uma comédia que gira seu roteiro em torno de uma situação onde todo mundo um dia já passou ou passará: as decepções amorosas! Escrito e dirigido pelo genial cineasta polonês/norte-americano Billy Wilder, esse é um dos filmes preferidos de muitas pessoas!

Na trama, conhecemos C.C. Baxter (Jack Lemmon), um dedicado funcionário do departamento administrativo de uma seguradora que fica naqueles prédios comerciais antigos, bem altos, em uma das cidades mais dinâmicas do planeta, Nova York. Solteiro, depois de quase quatro anos trabalhando no mesmo lugar, em busca de crescer mais rapidamente na empresa, ele se meteu numa situação que não consegue mais controlar: ele empresta para altos executivos seu apartamento, que fica à meia quadra do Central Park, para que os mesmos passem as noites com suas amantes. Essa situação acaba influenciando sua rotina, até que um dia descobre que a ascensorista por quem é apaixonado Fran Kubelik (Shirley MacLaine), é uma das amantes. Esse fato o abala, ele vai crescendo na empresa mas se vê em um constante dilema.

Os dilemas frequentam a trajetória do carismático protagonista. Pensando num primeiro momento em subir de cargo na empresa em que dedicou boa parte de sua vida profissional, se vê perdido e sem saber o que fazer quando se mete no esquema das traições. Um conflito interno muito grande chega nesse momento, já que ele percebe que vira cúmplice de situações e ações que não compartilha. A ação só o desperta para atitudes quando o amor se coloca em sua frente. A química entre Jack Lemmon e Shirley MacLaine é fantástica, dois grandes artistas, a última venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza, no Bafta e no Globo de Ouro, por esse papel.

Indicado para 10 Oscars (vencendo em cinco categorias, incluindo Melhor Filme), o longa-metragem consegue uma fórmula certeira ao reunir situações que encontramos na realidade, problemas no emprego, decepções amorosas, misturando comédia e romance sem esquecer de mostrar os absurdos do assédio moral e sexual, um machismo descarado, a falta de compromisso com o casamento, além de alguns bastidores curiosos de empresas com muitos funcionários.

Não deixe de assistir:

Para você que curte uma boa comédia romântica, Se Meu Apartamento Falasse tem para aluguel em algumas plataformas digitais.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS