sexta-feira, abril 19, 2024

‘O Código Da Vinci’, estrelado por Tom Hanks, completa 15 anos; Confira dez curiosidades sobre a produção!

Há uma década e meia, o mundo parava para assistir ao controverso ‘O Código Da Vinci’, drama de mistério estrelado por Tom HanksAudrey Tautou que se tornou um dos títulos mais adorados do público.

Apesar da recepção mista, cujas principais críticas vieram no tocante ao roteiro e à condução de Ron Howard (isso sem mencionar o boicote da Igreja Católica e de diversos grupos religiosos), o filme arrecadou US$760 milhões nas bilheterias mundiais, tornando-se o segundo mais lucrativo do ano, além de ter gerado duas sequências diretas – ‘Anjos e Demônios’‘Inferno’.

A trama é centrada no simbologista Robert Langdon (Hanks), que é contratado para investigar um assassinato no museu do Louvre, que tem ligação com um mistério milenar envolvendo a linhagem de Jesus Cristo e o Santo Graal – cujas descobertas poderiam até mesmo comprometer o cristianismo.

Para relembrar a produção, o CinePOP separou uma breve lista com 10 curiosidades de bastidores.

Confira:

AUDREY ESTEVE AQUI

Tautou, que interpretou Sophie Neveu na obra, revelou em uma entrevista que, durante as audições, perguntou se poderia tirar uma foto com Howard e Hanks, para provar que havia, de fato, conhecido os dois.

PROTEÇÃO MÁXIMA

Para proteger tanto o local quando os trabalhos de arte lá residentes, a produção no Museu do Louvre foi estritamente controlada. Por exemplo, nenhum equipamento poderia ser usado dentro das instalações durante o horário de funcionamento, exigindo que as gravações ocorressem à noite. Além disso, visto que a equipe técnica não podia jogar luz na Mona Lisa, uma répilica foi utilizada no lugar.

Não deixe de assistir:

FRACASSO OU SUCESSO?

Visto que não era possível prever se o filme seria um sucesso ou fracasso, ‘O Código Da Vinci’ foi construído como um longa solo, em vez do início de uma franquia. Todas as referências de crimes já resolvidos – como em ‘Anjos e Demônios’, que precede ‘O Código Da Vinci’ -, foram propositalmente deixados de fora do roteiro.

TROCADILHOS

O nome do inspetor francês, Bezu Fache (Jean Reno), é formado através de um trocadilho. Em francês, as palavras grosseiramente são traduzidas por “babaca irritado”, aludindo à expressão e à atitude geniosa do personagem.

O CÓDIGO NA TV

O criador do aclamado ’24 Horas’Joel Surnow, acreditou que ‘O Código Da Vinci’ seria uma ótima narrativa para a 3ª temporada da série. Surnow pediu ao chefe, Brian Grazer, sobre adquirir os direitos do romance, mas o autor Dan Brown não tinha intenção de permitir uma adaptação televisiva e rejeitou a oferta. Meses depois, a Sony Pictures comprou os direitos do livro por US$6 milhões e contratou Grazer como produtor.

MUDANÇA DE ÚLTIMA HORA

Thure Lindhardt tinha conseguido seu primeiro papel em um filme Hollywoodiano como Silas, o Albino – e por um bom tempo era um dos favoritos para interpretá-lo. Entretanto, ele foi retirado do projeto porque “era muito jovem”, e Howard decidiu chamar Paul Bettany para dar vida ao persoangem. Entretanto, Lindhardt foi chamado para um papel de destaque em ‘Anjos e Demônios’.

BOICOTES

O lançamento do filme causou inúmeras controvérsias – tendo estreia adiada na Índia em virtude de protestos de cristãos devotos. Eles até mesmo pressionaram o governo para bani-lo do país.

ZIMMER E HORNER

Hans Zimmer foi contratado para substituite James Horner, colaborador de longa data de Howard, na trilha sonora – enquanto Horner havia aceitado o trabalho em ‘O Novo Mundo’ quando Zimmer não conseguia em virtude de conflitos de agenda.

UMA NOVA SOPHIE…

Julie DelpyKate Beckinsale foram dois dos nomes considerados originalmente para viver Sophie Neveu na obra. Delpy queria tanto o papel que chegou a pressionar o estúdio para consegui-lo, mas foi declinada eventualmente, com a personagem indo para Tautou.

… E UM NOVO ROBERT

A primeira ideia de Howard era trazer Bill Paxton ao papel de Robert Langdon. Paxton estava interessado, mas teve de recusar em virtude de conflitos de agenda. Russell Crowe foi considerado para o papel, mas eventualmente Howard decidiu entregá-lo para Hanks, com quem já havia trabalhado antes. Ralph FiennesHugh JackmanGeorge Clooney também foram cogitados.

Fonte: IMDb, LitReactor

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS