Outubro é o mês mais divertido do ano para muitos. E não só para os fãs de terror. Como todos sabem, outubro é o mês do Halloween, no Brasil conhecido como “dia das bruxas”. Uma celebração tradicional nos EUA, o Halloween emplacou no Brasil também há pelo menos umas duas décadas. No fundo, é apenas mais uma desculpa para a diversão, para festas, eventos e decorações. Tudo com o clima de terror: morcegos, abóboras, gatos pretos, bruxas, vampiros e fantasmas.
Para os cinéfilos, a data é propícia para assistir produções do gênero, mas não necessariamente apenas filmes de terror – como também obras de suspense, fantasia, ficção científica e até mesmo comédia. Tudo desde que exista um elo com o assustador, com o medo e com o susto. Assim, em uma nova série de matérias, resolvemos apresentar para você os filmes com temática de Halloween que estão bombando nessa temporada – os separando por décadas, continuamos pelos anos 2000. Confira abaixo.
Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
Sim, sabemos que ‘Harry Potter’ não é um filme de terror, mas você vai negar que o filme tem a cara do Halloween? Bruxos, feiticeiros, criaturas, duendes, lobisomens e o mal encarnado, está tudo lá. Todos os elementos que compõem os filmes de terror foram transformados em palatáveis pela autora J.K. Rowling e vendidos para todos os públicos, em um produto de pura aventura e magia. Dessa forma, há mais de 20 anos, ‘Harry Potter’ é sinônimo da data e chegou com força nessa temporada.
Psicopata Americano (2000)
Um dos filmes mais controversos dos últimos 25 anos, ‘Psicopata Americano’ assustou o grande Leonardo DiCaprio, que estava em vias de fechar o contrato para assumir o personagem principal. Naquela altura de sua carreira, tendo saído do sucesso ‘Titanic’, talvez DiCaprio tenha achado que o papel fosse sujar sua imagem. E realmente talvez tenha sido melhor. Se fosse hoje, muito provavelmente o ator aceitaria o papel. De qualquer forma não imaginamos alguém melhor que Christian Bale para o papel do egocêntrico sociopata Patrick Bateman.
O Conto do dia das Bruxas (2007)
Nunca duvide do poder cult dos filmes. Todo mundo sabe a esta altura que o fracasso de um filme hoje não significa que ele será para sempre visto desta forma. Muito pelo contrário, cada vez mais percebemos que produções ganham novas oportunidades hoje em dia, assim que deixam as salas de cinema. Este é o caso com ‘O Conto do dia das Bruxas’, um filme que ninguém teve conhecimento da existência quando estreou, mas que foi ganhando cada vez mais fãs com o passar do tempo – sendo descoberto por mais e mais pessoas.
Coraline e o Mundo Secreto (2009)
Como dito, não é preciso que um filme seja de terror propriamente para que seja perfeitamente indicado para o dia das bruxas. E ‘Coraline’ talvez seja a animação mais perfeita de todas para a data. Bem, é verdade que existem outras que também se encaixariam como uma luva para o Halloween, mas nesta temporada de 2024 ninguém quis saber de filmes como ‘A Casa Monstro’ ou ‘ParaNorman’, por exemplo. Foi ‘Coraline’, baseada no conto de Neil Gaiman, que completa 15 anos em 2024, a animação mais badalada deste ano. Ajuda o fato de o filme ter recebido uma comemoração voltando aos cinemas para celebrar o aniversário marcante.
Navio Fantasma (2002)
Outro que passou relativamente em branco em sua época de lançamento, ‘Navio Fantasma’ se tornou um dos filmes mais pesquisados nessa temporada do Halloween 2024. Na trama, um grupo de piratas modernos se depara com um grande navio à deriva no mar e pensa: “saquear, saquear, saquear”. Porém, essa “grande casa assombrada” no mar guarda uma tragédia horrível – com uma das cenas de abertura mais impactantes dos últimos 25 anos. Sendo assim, trará à tona o pior pesadelo destes visitantes incautos.
Van Helsing (2004)
Era para ter sido “o” blockbuster de 20 anos atrás. Mas o resultado não foi bem esse. O diretor Stephen Sommers saía do sucesso de ‘A Múmia’ e ‘O Retorno da Múmia’, e resolvia dar um grande pulo ao criar uma aventura épica envolvendo os principais monstros da Universal. Hugh Jackman era o astro do momento, tendo protagonizado dois ‘X-Men’. Ou seja, uma aventura a la Indiana Jones com o Drácula, Lobisomem e Frankenstein não tinha como dar errado. Mas deu. Ao menos o filme está desfrutando de uma nova onda de popularidade.
A Noiva Cadáver (2005)
Na matéria dos filmes dos anos 90 mais populares nesta temporada de Halloween trouxemos ‘O Estranho Mundo de Jack’, uma animação produzida por Tim Burton. Poucas foram as animações que entraram nas listas dos filmes mais populares em 2024 – mas ‘A Noiva Cadáver’ não tinha como ficar de fora. Aqui, Burton não apenas produz como dirige também. O filme muito bem poderia ter sido feito em live-action, mas não podemos negar que a animação é muito rica e possui muito charme. Numa história triste, mas igualmente bonita, um sujeito arredio, fugindo de seu próprio casamento, termina inadvertidamente se casando com uma mulher morta – e descobrindo sua história trágica.
Halloween (2007)
A nova trilogia de ‘Halloween’ foi bastante divisora de opiniões, para dizer no mínimo. Assim, para esse dia das bruxas, os fãs optaram por resgatar outra investida em um reboot na série do maníaco Michael Myers: o remake de Rob Zombie. O que o cantor transformado em diretor faz é aumentar tudo na potência máxima e tirar qualquer sutileza presente no clássico absoluto de John Carpenter. É como se fosse ‘Halloween’ com esteroides, a começar pela escolha do gigante Tyler Mane no papel do mascarado. Porém, é sempre um risco mexer com algo tão idolatrado e considerado uma obra-prima.
Todo Mundo em Pânico (2000)
Talvez tenha sido o anúncio de um sexto filme da franquia que fez os fãs se voltarem novamente para o escracho conhecido como ‘Todo Mundo em Pânico’, uma leve brisa de popularidade novamente no subgênero conhecido como ‘filmes paródia’. Aqui, tínhamos sátiras a sucessos slasher do fim dos anos 1990, em especial ‘Pânico’ e ‘Eu sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’. Quase todas as piadas são abaixo da linha da cintura, no entanto. E o filme talvez tenha dado início ao declínio que o subgênero teria em meados da mesma década.
Zodíaco (2007)
Finalizando a matéria, temos uma das tantas obras-primas do diretor David Fincher. A escolhida pelos fãs entre as mais populares desta temporada de Halloween é uma slow burn de investigação, que tenta decifrar a verdadeira identidade de um dos mais notórios serial killers da história dos EUA, o assassino do Zodíaco, que aterrorizou San Francisco na década de 1970. O psicopata nunca foi preso, apesar de brincar com a polícia e as autoridades, mandando cartas para se comunicar com eles. As coisas não eram fáceis antes da internet e do mundo computadorizado. Com a popularidade atual de obras baseadas em True Crime, ‘Zodíaco’ é a pedida certa.