InícioMatérias'O Espelho tem Duas Faces' | Relembre o maravilhoso filme dirigido e...

‘O Espelho tem Duas Faces’ | Relembre o maravilhoso filme dirigido e protagonizado por Barbra Streisand


Como desafiar as variáveis humanas quando pensamos na palavra amor? Remake norte-americano do longa-metragem francês Le Miroir a Deux Faces, O Espelho tem Duas Faces é uma curiosa jornada romântica onde o amor platônico ganha espaço, sendo um elemento importante em que a narrativa de forma leve e descontraída nos leva para inúmeras reflexões.

Pensamentos de Jung, mitos e arquétipos surgem da teoria e são colocados em prática num filme que pode ter o lugar em muitos corações.



Na trama, conhecemos Gregory (Jeff Bridges), um experiente professor de matemática e escritor, que nunca conseguiu motivar seus alunos para suas aulas, vindo de alguns desencontros amorosos que o fizeram sofrer ao longo dos últimos anos. Um dia, resolve fazer um anúncio no jornal e acaba conhecendo a professora de literatura Rose (Barbra Streisand). Ambos lecionam na prestigiada Universidade de Columbia e passam a se conhecer melhor. Eles resolvem se casar mas colocando em prática uma relação amorosa mas sem sexo, fato que os fará a repensarem o universo dos relacionamentos.

Se apaixonar é uma criação sociocultural? Quais os objetivos do amor romântico? Imaginem se várias teorias inusitadas que podem levar ao sucesso ou não de um relacionamento fossem levadas para a prática. O roteiro navega nessa premissa, conflitante, que une dois corações partidos ao imenso universo dos sentimentos ligados à princípio pela paixão por conhecimento.

Tudo isso é mostrado ao público com imagens e movimentos que transparecem o abstrato através do gesto, da demonstração de carinho partindo de uma amizade para as variáveis imprevisíveis do amor. Nos perguntamos a todo instante: as verdades transparentes podem assim mesmo causarem dúvidas? A psicologia e a sociologia, além da sempre presente filosofia, se misturam para deleite dos espectadores mais atentos.

Indicado a dois Oscars e lançado em meados da década de 90, ainda nos primórdios dos celulares, da internet, não tenham dúvidas de que O Espelho tem Duas Faces é um dos filmes mais inteligentes sobre relacionamentos que chegaram aos cinemas.

Uma jornada do não conseguir entender alguns porquês dos relacionamentos até as imprevisibilidades do amor.

 

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS