terça-feira, abril 30, 2024

‘O Exorcista’ Do Pior ao MELHOR | Ranqueamos todos os Filmes da Franquia – Incluindo o recente ‘O Exorcista – O Devoto’

Estreou no Brasil um dos filmes mais aguardados de 2023 – o novo capítulo da franquia de terror ‘O Exorcista’.

O Exorcista’ (1973) é um dos filmes de terror mais populares da história do cinema, rapidamente mencionado como o melhor do gênero por grande parte dos fãs. O que muitos podem não lembrar ou saber é que o filme original recebeu indicações de melhor diretor, atriz, ator e atriz coadjuvantes, fotografia, direção de arte, edição, a até mesmo a principal de melhor filme; e saiu vitorioso nas categorias de melhor roteiro adaptado e som. Sim, o primeiro ‘Exorcista’ venceu o Oscar de melhor roteiro. E isso já diz tudo sobre ele.

O Exorcista’ pode ser o melhor filme de terror de todos os tempos, mas suas continuações definitivamente não são. E justamente por isso não podemos dizer que esta é uma grande franquia do gênero, já que muitos sequer lembram que o primeiro teve continuações – de tão apagadas que são pelo original. Seja como for eles tentaram de novo com ‘O Exorcista – O Devoto’, e não deu muito certo. Mesmo assim, resolvemos ranquear do pior ao melhor todos os seis filmes de ‘O Exorcista’ – sem querer desmotivá-lo a assistir o novo, mas bem, você já deve ter ouvido o que estão falando dele. Sendo assim, confira abaixo.

06) O Exorcista II – O Herege (1977)

O Exorcista II’ é uma aula de como não se fazer uma continuação; especialmente a continuação de um dos filmes mais queridos de todos os tempos. E se você está desconfiado com o novo filme, saiba que a maior decepção com o título ‘O Exorcista’ já aconteceu muitos anos atrás. Como dito na introdução, ‘O Exorcista’ (1973) fez um enorme sucesso e conquistou bastante prestígio. Assim, obviamente os produtores viram a oportunidade de lucrar mais um pouco em cima deste título, mesmo que a história não pedisse continuação.

Quatro anos depois, sem o envolvimento do diretor original ou do autor do livro / roteirista, e com toda a cara de caça-níquel, chegava aos cinemas ‘O Exorcista II – O Herege’, cujo chamariz era a volta de Linda Blair, a menina possuída, agora nas formas de uma jovem mulher. Talvez por não querer repetir o que havia sido feito no original, a trama desta vez se baseia muito mais na ciência, confiando no que a tecnologia visual tinha de mais interessante para oferecer. Assim, muito mais do que uma luta espiritual, a protagonista desta vez é testada por máquinas e experimentos. Mesmo assim temos tempo para tribos africanas e gafanhotos, além das participações de Richard Burton, Louise Fletcher e James Earl Jones.

05) O Exorcista – O Início (2004)

Quando achávamos que ‘O Exorcista’ estava morto e enterrado, deixando os fãs com a memória do clássico em paz, eis que a Warner, então detentora dos direitos do título, resolvia tirar o cadáver do túmulo para mais uma investida. ‘O Exorcista – O Início’ é mais do que um filme, pois seus bastidores são muito mais interessantes do que o resultado em tela. Em resumo, Renny Harlin, diretor de ‘A Hora do Pesadelo 4’, ‘Duro de Matar 2’ e ‘Risco Total’ foi chamado às pressas para terminar essa pré-sequência, mas só concordou se pudesse fazer basicamente um filme novo do zero. E ganhou sinal verde.

O objetivo do filme de Harlin era injetar mais ação e adrenalina para maior dinamismo na trama, que conta sobre o jovem padre Merrin – agora interpretado por Stellan Skarsgard, em seu primeiro encontro com o demônio Pazuzu. O protagonista havia deixado o celibato para se tornar arqueólogo, quando se encontra com a entidade e resolve recobrar sua fé ao fim de seu arco – que o liga ao filme original. Mas a “emenda saiu pior que o soneto”, e o filme que deveria ser a salvação se tornou um fracasso, fazendo a Warner retornar e terminar o filme original… que você confere alguns itens abaixo.

Não deixe de assistir:

04) O Exorcista – O Devoto (2023)

Se você é fã de cinema já deve ter visto e lido muitas críticas sobre o mais recente exemplar da franquia. Ou seja, deve estar ciente do que esperar. Aqui, a propriedade sai finalmente das mãos da Warner e se muda para uma nova casa, a Universal Pictures, em parceria com a Blumhouse. Uma das produtoras mais proeminentes de terror, mas que nem sempre acerta, está ficando ambiciosa e resgatando grandes títulos do gênero. Primeiro com ‘Halloween’, e agora com ‘O Exorcista’. Para a façanha de reerguer o título foi escalado inclusive o mesmo diretor, David Gordon Green – que seguiu sua proposta de esquecer todas as continuações anteriores e dar sequência apenas ao original. Assim, ‘O Devoto’ segue direto o filme de 1973.

E se a única continuação direta do original (até então) trouxe Linda Blair como protagonista no filme 2, esse novo capítulo aposta na presença da veterana Ellen Burstyn, reprisando o papel de Chris, a mãe da menina possuída no clássico, para uma breve participação. A história, no entanto, resolve por algo mais próximo de ‘Os Suspeitos’ (2013), de Denis Villeneuve, em que o drama do sumiço de duas meninas se torna o verdadeiro terror real de duas famílias. A diferença é que aqui ambas voltam possuídas pelo demônio. O que tem sido muito dito em relação ao filme é que se tirássemos algumas menções ao original, e participações, esse seria um filme de exorcismo qualquer. Porém ao colocar o título ‘O Exorcista’ termina perdendo pontos por comparação.

03) O Exorcista – Domínio (2005)

Esse filme e ‘O Exorcista – O Início’ caminham lado a lado, sendo impossível falar de um sem falar de outro. Como dito acima, a Warner havia dado sinal verde para mais um filme de ‘O Exorcista’ e para isso contratou o diretor Paul Schrader, conhecido pelo roteiro de ‘Taxi Driver’ e ‘Touro Indomável’, e pela direção de ‘Gigolô Americano’ e ‘A Marca da Pantera’. Acontece que quando olharam o resultado do que o cineasta estava fazendo, os produtores ficaram imensamente insatisfeitos e o afastaram do longa, o substituindo por Renny Harlin, que exigiu fazer um filme do zero. Assim, nasceu ‘O Exorcista – O Início’ (2004).

Quando ‘O Exorcista – O Início’ chegou aos cinemas e se mostrou fracasso de crítica e público, os produtores correram de volta para Schrader e permitiram que finalizasse seu filme, na esperança de que algo se salvasse. ‘Domínio’ foi terminado e lançado no ano seguinte. Mais voltado ao drama, aos personagens e com um ritmo mais lento, o filme igualmente não agradou, assim entre mortos e feridos ninguém se salvou. Mesmo assim, ‘Domínio’ ainda é considerado por todos um filme melhor que ‘O Início’ – e como podemos ver, do que o novo ‘O Devoto’ também.

02) O Exorcista III (1990)

Surpreendentemente, ‘O Exorcista III’ tem ganhado cada vez mais fãs com o passar dos anos, atualmente gozando do status de cult. Como ocorre de tempos em tempos, o revisionismo histórico em relação a alguns filmes pode lhes fazer extremamente bem. O que acontece é que um determinado filme pode ser abraçado por uma nova geração, mesmo que tenha passado em branco ou desmerecido pela geração da época em que foi lançado. Filmes como ‘Blade Runner’ e ‘O Enigma de Outro Mundo’ fracassaram monumentalmente com a crítica da época quando estiveram nos cinemas e afastaram o público; somente para serem redescobertos pela geração das videolocadoras anos depois. O mesmo ocorre hoje com a geração do Youtube.

Um grande movimento de influenciadores e fãs de terror no Youtube começou a olhar com outros olhos para ‘O Exorcista III’, o definindo como um filme subestimado e uma obra esquecida. A verdade é que o maior atrativo do terceiro filme é se desvencilhar, em partes, do que havia sido feito no original. Aqui acompanhamos novos personagens (apesar da volta do Padre Karras – Jason Miller -, aqui como Paciente X) em uma trama que envolve um serial killer e um detetive obcecado em descobrir a verdade de seu legado maldito. A sacada desse terceiro é ter roteiro e direção do mesmo William Peter Blatty, que escreveu o livro em que o primeiro é baseado, e adaptou o roteiro. Assim, é como se o dono da história confeccionasse outra trama macabra, mesmo que diferente do original.

01)  O Exorcista (1973)

Não tem jeito. E você esperava ver outro em primeiro lugar? Acho que ninguém. ‘O Exorcista’ é definitivamente um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, e muitos fãs podem argumentar que é o melhor. Particularmente, o considero o mais assustador de todos os tempos, sem que nenhum outro se compare. Afinal, quantos outros filmes de terror você conhece que foram indicados ao Oscar? Não muitos, tenho certeza. ‘O Exorcista’ foi um evento, chocou audiências pelo mundo inteiro. Mas o que não pode ser minimizado é sua qualidade.

Dificilmente vemos filmes tão influentes que seu resultado continua ecoando 50 anos depois. Esse é o caso com ‘O Exorcista’ – ainda hoje todo filme sobre o tema é imediatamente comparado a ele, com muitos afirmando que depois dele nada no subgênero “filme de possessão demoníaca” chega perto. Mas a verdadeira força de ‘O Exorcista’ é a história e os personagens criados por William Peter Blatty, mais preocupado com o drama de uma mãe desesperada para “curar” sua filha, e para isso precisando aderir a uma batalha espiritual. E também a direção precisa de William Friedkin, um dos cineastas mais interessantes e subestimados de Hollywood.

Assista nossa crítica:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS