O décimo mês de 2023 está entre nós. É seguro dizer que estamos mais para lá do que para cá. Mas outubro é também o mês de bons sustos nos cinemas e uma época especial para sentir medo nas telonas, já que se trata da época em que é celebrado o dia das bruxas, mundialmente conhecido como halloween. Sendo assim, nada melhor do que reunir a família, aquela pessoa especial, ou até mesmo sozinho e assistir ao maior número de clássicos assustadores possível.
Como esta é uma coluna de lançamentos nos cinemas, é claro que não faltam opções nas telonas. Aliás, simplesmente um dos filmes de terror mais aguardados de 2023 tem estreia prometida para este mês. Sim, é o retorno de um clássico absoluto, considerado por muitos o melhor filme de terror de todos os tempos. Mas ele não estará sozinho. Já que temos também uma arrepiante e divertida brincadeira com o gênero em uma adaptação de um game muito popular. O mês guarda ainda o retorno de Denzel Washington em uma franquia que é puro “tiro, porrada e bomba”, produções para os pais levarem a criançada e até uma superprodução de Martin Scorsese que é garantida de figurar no Oscar 2024. Confira abaixo e não esqueça de se programar.
Nos Cinemas
O Protetor – Capítulo Final
Outubro começa quente com o terceiro filme da franquia ‘O Protetor’, estrelada pelo talentosíssimo Denzel Washington. É uma pena sabermos que esta será a despedida do ator do personagem, que nasceu nos anos 80 como uma série de TV. Uma curiosidade é que esta foi o primeiro filme de Washington que teve continuação. Na trama ele viaja para a Itália para tentar recomeçar a vida mais uma vez. Mas os problemas cismam em acompanhá-lo.
Patrulha Canina – Um Filme Superpoderoso
Como dito, outubro também reserva algumas pedidas para a criançada e claro, os papais e mamães que quiserem entreter os pequenos nos cinemas por quase duas horas. ‘Patrulha Canina’ é uma verdadeira febre com os pequenos, no ar desde 2013. No cinema, já ganhou alguns filmes, e nesta nova aventura, os cãezinhos recebem superpoderes vindos de um meteoro, no melhor estilo filme de super-heróis – que está muito na moda.
12/10
O Exorcista – O Devoto
Agora a brincadeira ficou séria! O novo longa da franquia ‘O Exorcista’ é um dos filmes mais aguardados do ano, em especial pelos aficionados por terror. Uma coisa que muitos podem não saber, é que o original de 1973 foi indicado ao Oscar de melhor filme. Quantos outros do gênero podem dizer isso? Não existe época melhor para lançar uma produção assim do que no mês de outubro e ainda por cima perto de uma sexta-feira 13. É para celebrar muito. O novo filme será uma continuação direta do original e conta com a direção do mesmo responsável pela recente trilogia de ‘Halloween’.
Meu Nome é Gal
Não deixe de assistir:
O mais legal de ir ao cinema é encontrar variedade de filmes para todos os gostos e todo tipo de público. Viva a democracia. Assim, além de filmes de terror, ação e infantis, também temos uma bela homenagem a uma das mais importantes e completas cantoras de nosso país: a saudosa Gal Costa. Essa produção nacional é parte de um gênero que os brasileiros adoram, a cinebiografia musical – afinal, não faltam artistas consagrados a serem celebrados. Aqui quem recebe a difícil tarefa de interpretar Gal, mas dá conta do recado de sobra, é Sophie Charlotte, uma de nossas melhores atrizes.
Uma Fada Veio me Visitar
Seguimos no terreno dos filmes brasileiros, com o retorno da Rainha dos Baixinhos às telonas. Desde os anos 80 a icônica Xuxa nunca esteve tão na moda quanto atualmente. Além de um documentário que escancara o que foi o fenômeno naquela época, a figura emblemática de nossas infâncias retorna em grande estilo aos cinemas, nesta adaptação de um livro da escritora Thalita Rebouças, cujas obras são miradas ao mesmo público de Xuxa, ou seja, crianças e adolescentes. Aqui, Xuxa vive uma fada madrinha tentando dar jeito na vida de uma jovem rebelde. Tiradas célebres como “senta lá, Cláudia” não irão faltar.
BlackBerry
A Diamond Films traz para o Brasil um dos filmes mais elogiados de 2023 – que talvez grande parte do público não tenha ouvido falar. No mesmo clima de ‘Jobs’ e ‘A Rede Social’, temos um filme biográfico que conta sobre a criação do primeiro Smartphone de todos – sua ascensão meteórica, criado por Mike Lazaridis e Douglas Fregin, e eventual queda vertiginosa até o desaparecimento completo. Ou seja, uma história de ascensão e queda que todos gostamos de ver no cinema.
19/10
Assassinos da Lua das Flores
Com um título incrivelmente estranho, trata-se do novo longa do prestigiado Martin Scorsese, considerado o maior diretor de todos os tempos por grande parte dos cinéfilos. Em seu novo trabalho, Scorsese usa seus maiores colaboradores – Leonardo DiCaprio e Robert De Niro – juntos pela primeira vez em uma obra sua, para contar uma história do passado, porém, mais atual do que nunca. Na trama, indígenas da tribo Osage são misteriosamente assassinados na década de 1920 – o que leva a uma investigação do FBI e pode chegar até homens poderosos em busca de lucro do petróleo.
Trolls 3 – Juntos Novamente
Terceiro filme da franquia infantil de animação sobre os bonequinhos descabelados que eram uma verdadeira febre com a criançada nos anos 80 e 90, mas tendo sido lançados originalmente ainda no fim dos anos 50. Sim, estas figuras são alguns dos brinquedos mais antigos ainda em atividade, ao lado da Barbie. O primeiro filme foi lançado em 2016 e a continuação saiu em 2020. Agora chega o terceiro filme da franquia, novamente contando com um repertório bem musical e nomes famosos na dublagem original, encabeçados novamente por Anna Kendrick e Justin Timberlake.
Elas por Elas
Não, não se trata da nova novela da Globo levada aos cinemas – que por sua vez já é um remake de um folhetim clássico da casa dos anos 80. Se bem que a distribuidora brasileira pode ter se aproveitado do título famoso para promover o longa. Na verdade, trata-se de um filme composto por diversas micro-histórias contando sobre o universo feminino, cada segmento assinado por uma diretora diferente. O que muitos podem não saber ou lembrar, é que o filme foi indicado ao Oscar de melhor canção este ano.
26/10
Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim
Fechando com chave de ouro o último fim de semana de outubro, temos mais um filme de terror. E não poderia ser diferente, afinal esse é o mês próprio para isso. Aqui, temos um filme que vem gerando grande expectativa por parte dos fãs e do grande público de forma geral. Trata-se da adaptação para as telonas de uma game muito querido. Na trama, uma lanchonete famosa do passado se encontra abandonada. Um rapaz é contratado para arrumar o local. No entanto, ali existe uma lenda assustadora que se mostrará muito real, e fala sobre os bonecos amaldiçoados que nela habitam.
Hypnotic – Ameaça Invisível
O mês ainda reserva um trio de muito respeito fechando outubro. A Diamond Films traz para o Brasil o novo filme do diretor Robert Rodriguez, estrelado por ninguém menos que Ben Affleck e nosso produto de orgulho em Hollywood, a estrela Alice Braga. O ator interpreta um detetive desesperadamente buscando por sua filha desaparecida. Ele irá se deparar com uma trama que desafia a compreensão e a realidade – feitos ligados a uma profunda hipnose.