quinta-feira, abril 25, 2024

O Futuro de Stephen King no Cinema e na Televisão

Stephen King não é conhecido como o Mestre do Terror por qualquer motivo: ao longo de sua extensa e prolífica carreira, o romancista e contista nos entregou clássicas e arrepiantes histórias, como ‘Carrie – A Estranha’, ‘O Iluminado’ e ‘O Nevoeiro’ – e tais obras, densamente adornadas com personagens memoráveis e complexos, parecem cair tanto no gosto do público quanto no de realizadores cinematográficos.

Desde sempre, por assim dizer, inúmeros estúdios lutam para conseguir os direitos intelectuais dos livros de King, tentando levá-los às telonas e telinhas através de adaptações de grande calibre, como foi o caso de ‘IT – A Coisa’, longa-metragem dividido em duas partes que honrou tanto o longa original quanto a essência do romance original; ou então ‘Jogo Perigoso’, produzido pela Netflix e que insurgiu como um dos thrillers psicológicos favoritos de boa parte dos internautas; ou até mesmo ‘Doutor Sono’, marcando o retorno de Danny Torrance para uma nova incursão no Hotel Overlook.

A verdade é que, ano após anos, as releituras do autor alcançam números surpreendentes. Por essa razão, separamos uma breve lista com as futuras adaptações da carreira de King, seja para o cinema ou para a televisão.

Confira:

A DANÇA DA MORTE

Com estreia prevista para 2020, a série escrita e dirigida por Josh Boone promete ser uma das grandes surpresas do ano, seja por seu elenco de peso (que inclui nomes como Greg Kinnear, Whoopi Goldberg, Amber Heard e Alexander Skarsgård), seja pela envolvente história.

A trama é centrada em um professor viúvo que vive uma vida solitária – até uma praga dizimas 99% da população mundial. Imune à doença, ele deve lidar com a solidão até se juntar a outros sobreviventes, que se envolvem numa antiga rivalidade entre a luz e a escuridão.

A LONGA MARCHA

Assinado com seu pseudônimo Richard Bachman, a história é ambientada no futuro. Um grupo formado por cem garotos adolescentes embarca numa viagem competitiva conhecida como A Longa Marcha – e as regras são simples: manter uma velocidade acima de 6 quilômetros por hora. Caso você pare, você recebe uma advertência; na terceira, é morto por um tiro. O último a sobreviver ganha o que quiser pelo resto da vida. O problema é quando um mortal jogo dá espaço para amizades muito profundas e derradeiras.

Não deixe de assistir:

André Øvredal ficará responsável pela direção. Ainda não se sabe quem irá estrelar o longa-metragem ou quando as filmagens irão começar.

A HORA DO VAMPIRO

Gary Dauberman ficará responsável pela releitura de ‘A Hora do Vampiro’ para os cinemas, sentando na cadeira de direção e assinando o roteiro. James Wan, conhecido nome do gênero terror, será o produtor principal do filme.

Essa não é a primeira vez que o livro ganha adaptação, visto que já foi transformado em série duas vezes (1979 e 2004). A história gira em torno de um autor que retorna para sua cidade natal para escrever sobre uma mansão abandonada, apenas para descobrir que ela tem um novo dono: um misterioso homem europeu. Enquanto está de visita, ele percebe que os habitantes da cidade estão sendo transformados em vampiros, resolvendo unir-se com um grupo para lutar contra essas perigosas criaturas.

CHAMAS DA VINGANÇA

Quando jovem, Drew Barrymore estrelou a primeira versão de ‘Chamas da Vingança’, terror no qual interpretava uma garota com terríveis poderes pirocinéticos. Agora, Keith Thomas e Scott Teems irão unir forças para investir em uma nova perspectiva para o romance de King.

Com início das filmagens previsto ainda para 2020, a história gira em torno de um casal que passa por uma experiência “inovadora” de fertilização e acabam tendo uma criança que pode controlar o fogo.

COLHEITA MALDITA

O conto ‘Colheita Maldita’ foi lançado em 1984 e, no mesmo ano, ganhou adaptação para os cinemas – gerando nada menos que oito sequências que não fizeram tanto sucesso quando a original. A mais recente delas estreou em 2018 e, apesar disso, isso não impediu Kurt Wimmer de querer comandar outra versão.

A história é estrelada por Isaac Chroner, um menino pregador que chega a uma pequena cidade no estado de Nebraska, Estados Unidos, e influencia as crianças a assassinar todos os adultos locais. Um jovem casal tenta comunicar um dos homicídios e vai para Gatlin, a vizinhança mais próxima, em busca de ajuda. Porém, a cidade está abandonada e, logo, são aprisionados com poucas chances de escaparem vivos: afinal, as crianças praticam um culto que utiliza sangue humano para adubar a terra.

REVIVAL

Mike Flanagan é um dos grandes nomes de sua geração e já nos entregou pequenas joias do terror e do suspense, como ‘O Espelho’, ‘Doutor Sono’ e ‘Jogo Perigoso’ – isso sem mencionar a aclamada série de terror ‘A Maldição da Residência Hill’, cuja 2ª temporada chega em breve à Netflix.

E, sendo um conhecedor nato da identidade literária de King, era mais que natural que seus projetos futuros envolvessem uma revisitação ao Mestre. Escolhendo ‘Revival’ como sua nova incursão, o livro foca no relacionamento entre um músico viciado em heroína e um reverendo misterioso com intenções secretas. O ministro é obcecado em encontrar um jeito de contatar sua esposa e seu filho falecidos – resultando num caos inesperado.

OS ESTRANHOS

Anteriormente previsto para ser dirigido por James Wan, a adaptação de ‘Os Estranhos’ ainda não tem muitas informações divulgadas, com exceção de sua sinopse.

Em uma pequena cidade na zona rural dos Estados Unidos, uma estranha radiação começa a emanar da floresta depois que uma romancista encontra e começa a desenterrar o que parece ser uma nave alienígena. Na minissérie em 1993, o extenso romance foi duramente editado, deixando inúmeras subtramas e personagens de fora.

THROTTLE

Assinando o conto ao lado do filho, Joe Hill, ‘Throttle’ foi publicado em 2009 e é parte da antologia ‘He Is Legend’. A história gira em torno de um caminhoneiro que entra em conflito com uma tribo de forasteiros motociclistas no deserto de Nevada.

Keith Levin e David S. Goyer irão produzir a releitura, com Leigh Dana Jackson assinando o roteiro. Ainda não se sabe quando as gravações começam.

CARRIE – A ESTRANHA

Carrie é uma das personagens mais memoráveis de King e, por essa razão, já foi encarnada por vários nomes nas três adaptação cinematográficas, incluindo Chloë Grace-Moretz. No final do ano passado, entretanto, o canal FX decidiu que ainda precisava investir em mais uma versão que honrasse o clássico romance.

Ainda sem muitas informações técnicas, a série baseada em ‘Carrie – A Estranha’ é focada em uma jovem e tímida moça perseguida pelos colegas, professores – e constantemente amedrontada pela mãe, uma fanática religiosa. No dia de sua formatura, ele descobre que tem poderes telecinéticos e acaba se vingando após uma humilhação pública.

LOVE: A HISTÓRIA DE LISEY

Mais uma série em vista: produzida pela Apple, a minissérie inspirada em ‘LOVE: A História e Lisey’ trará nomes como Julianne Moore, Clive Owen, Joan Allen, Dane DeHaan e Sung Kang e será supervisionada por J.J. Abrams.

Na obra, dois anos depois da morte de seu marido, Lisey Landon decide que está a hora de ir até seu escritório e começar a limpar toda a papelada. Scott Landon era um romancista best-sellers e Lisey já foi contatada por pessoas que desejam comprar seus trabalhos não publicados, mas ela está determinada a não deixar isso acontecer. Quando começa o processo de limpeza, um estranho homem entra em contato com ela e diz que, caso não entregue os papéis, Lisey sofrerá as consequências.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS