sexta-feira, abril 26, 2024

‘O Homem de Aço’, estrelado por Henry Cavill, completa 8 anos; Veja curiosidades sobre o longa!

Quando pensamos no universo cinematográfico da DC, é muito comum esbarrarmos no lugar-comum de que a maior parte dos filmes foi detonada pela crítica – o que não é mentira, considerando as aprovações em agregadores de reviews. Entretanto, precisamos nos lembrar de que tais títulos foram redescobertos anos depois como subestimados à época de seus lançamentos, com um dos representantes sendo o icônico ‘O Homem de Aço’.

Lançado em 2013, a obra foi dirigida por Zack Snyder e escrito por David S. Goyer, focando em Clark Kent (Henry Cavill), que assume o alter-ego de Superman depois de descobrir que é um alienígena do planeta Krypton e que tem poderes extraordinários que usa para defender a raça humana – mesmo sendo constantemente marginalizado por aqueles que protege.

Apesar da recepção mista, o longa tornou-se um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$668 milhões ao redor do mundo e permitindo que o universo da DC se expandisse com a sequência ‘Batman vs. Superman’, em 2016.

Para celebrar o aniversário de oito anos de ‘O Homem de Aço’, o CinePOP separou uma breve lista com dez curiosidades de bastidores da produção, que você pode conferir abaixo:

TÃO NATURAL QUANTO A LUZ DO DIA

Cavill se recusou a tomar esteroides para ganhar músculos para o papel e também se recusou a ter quaisquer partes de seu corpo melhoradas nas cenas sem camisa. Ele disse que seria desonesto consigo mesmo se utilizasse truques e que queria se forçar para além dos limites, desenvolvendo um físico que fosse digno do personagem.

INSPIRAÇÃO PLATÔNICA

Em uma cena de flashback, na qual Clark Kent está sofrendo ataques de valentões, ele é visto lendo o clássico grego A República, de Platão. Na obra, o filósofo descreve a “sociedade perfeita”, que é espelhada na configuração fictícia do planeta Krypton, lar do herói.

PARA O MELHOR

Não deixe de assistir:

Ben Affleck, que viria a estrelar ‘Batman vs. Superman’ anos mais tarde ao lado de Cavill, recusou a direção do filme por não ser experiente com efeitos visuais: “uma lição que aprendi é não olhar para os filmes em questão de orçamento, o quanto será gasto em efeitos e onde serão rodados. A história é oq ue importa”, ele comentou.

FAORA

Gal Gadot foi originalmente elencada como Faora, mas teve de abandonar o projeto em virtude da gravidez. Antje Traue a substituiu no papel. Mais tarde, Gadot retornaria ao DCEU como Diana Prince/Mulher-Maravilha em ‘Batman vs. Superman’‘Mulher-Maravilha’‘Liga da Justiça’‘Mulher-Maravilha 1984’.

PRIMEIRO CONTATO

Segundo Goyer, o tema principal da narrativa é o primeiro contato: “nós abordamos Superman como se não fosse uma adaptação dos quadrinhos, como se fosse algo real. Ele é um alienígena. Se o mundo descobrisse que ele existia, seria a maior coisa a acontecer na história da humanidade. Apenas sua existência mudaria a face da Terra para sempre”, ele comentou.

PATRIOTISMO EXAGERADO

O anúncio de que Cavill daria vida a Superman foi recebido com bastante controvérsia, visto que vários questionaram o fato de um ator britânico se apropriar de um ícone estadunidense como o super-herói. Entretanto, defensores da escolha apontaram que Christian Bale, que interpretava Batman à época, era galês.

INFLUÊNCIAS DE PESO

Os belíssimos trajes de ‘O Homem de Aço’ ficaram a encargo do figurinista Michael Wilkinson. Em diversas entrevistas, ele revelou que as influências principais apra construí-los foram ‘Superman: O Film’, de Richard Donner; as graphic novels de Frank Miller; e as ilustrações de Alex Ross. Além disso, as vestimentas kryptonianas foram baseados no armário da aristocracia de Versalhes antes da Revolução Francesa.

KRYP-NOUVEAU

Segundo o designer de produção Peter Mitchell Rubin, o visual de Krypton foi inicialmente influenciado pelo estilo art nouveau da virada do século XIX para o século XX, bem como fotografias macroscópicas e microscópicas de sistemas biológicos (majoritariamente de ossos, fungos, insetos e plantas secas).

LOIS LANE

Saoirse RonanMargot RobbieKaya ScodelarioMary Elizabeth WinsteadKristen BellMila Kunis foram algumas das várias atrizes consideradas para viver Lois Lane no longa-metragem. Eventualmente, os produtores decidiram escalar a indicada ao Oscar Amy Adams para interpretar a personagem.

O HOMEM DA ÁGUA

Snyder imprimiu uma estética bastante única para ‘O Homem de Aço’, mas ele não foi a primeira escolha da Warner Bros. para comandar o filme. Antes dele, Guillermo del Toro havia sido considerado para a cadeira de direção. Robert Zemeckis também tinha sido cogitado.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS