Elenco:
Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong, Charles Dance, Allen Leech, Tuppence Middleton, Rory Kinnear, Steven Waddington, Tom Goodman-Hill.
Direção: Morten Tyldum
Gênero: Drama, Cinebiografia
Duração: 113 min.
Distribuidora: Diamond Films
Orçamento: US$ — milhões
Estreia: 5 de Fevereiro de 2015
Sinopse:
A história acompanha a interessante vida do gênio matemático e cientista Alan Turing. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe de Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bombe, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina Enigma.
A homossexualidade de Turing resultou em um processo criminal em 1952 – os atos homossexuais eram ilegais no Reino Unido na época, e ele aceitou o tratamento com hormônios femininos, castração química, como alternativa à prisão. Morreu em 1954, algumas semanas antes de seu aniversário de 42 anos, devido a um aparente auto-administrado envenenamento por cianeto, apesar de sua mãe (e alguns outros) ter considerado a sua morte acidental.
Crítica:
Crítica | O Jogo da Imitação, por Raphael Camacho (Nota: 9.0)
Curiosidades:
» ‘O Jogo da Imitação‘ foi o grande vencedor da 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto. A cinebiografia de Alan Turing, considerado o pai da computação, foi ovacionada pela crítica e público após a exibição.
» O norueguês Morten Tyldum dirige. Será sua estreia em Hollywood, após conquistar a crítica com ‘Headhunters‘. Ele entra no lugar deixado por J. Blakeson (‘The Disappearance of Alice Creed’) .
» O roteiro é baseado no livro ‘Alan Turing: The Enigma‘, de Andrew Hodges, e foi disputado a tapa pelos grandes estúdios de Hollywood. A Warner Bros. venceu a disputa, e pagou ao roteirista estreante Graham Moore mais de US$ 1 milhão pelo texto.
Trailer:
Cartazes:
Fotos: