sábado, abril 27, 2024

O Lendário Michael Caine Completa 90 anos! Conheça os Filmes Mais Marcantes da Carreira deste verdadeiro ‘Monstro Sagrado’

Considerado um dos grandes intérpretes da dramaturgia mundial, o consagrado Michael Caine chega hoje a nove décadas de vida. Nas telas, são nada menos do que 175 trabalhos como ator em filmes, séries, filmes para a TV e curtas – em uma carreira que já dura 77 anos. Fora a atuação, Caine é também produtor e já fez parte de trilhas sonoras de alguns filmes em que atuou. Michael Caine é realmente um tesouro mundial do entretenimento e do cinema – um dos artistas mais importantes e constantes de nosso tempo. E um que carrega no currículo verdadeiras obras-primas da sétima arte.

Nomear apenas os filmes primordiais da carreira de Michael Caine é uma tarefa extremamente difícil, mas iremos topar o desafio em homenagem a esta lenda viva. Confira abaixo a seleção que preparamos ao examinar a filmografia do astro.

Trilogia ‘O Cavaleiro das Trevas’ (2005-2012)

Graças ao peso de ter um ator do nível de Michael Caine no papel, o mordomo Alfred saiu pela primeira vez das sombras para desempenhar um papel crucial na história do que é considerado o maior super-herói de todos os tempos, Batman. A trilogia criada por Christopher Nolan (‘Batman Begins’, ‘O Cavaleiro das Trevas’ e ‘O Cavaleiro das Trevas Ressurge’) tinha como proposta trazer o universo do Homem-Morcego para a realidade como nunca antes. E fez justamente isso. Os mais novos lembram de Caine pela figura paterna de Alfred nesta trilogia.

Os Filmes de Christopher Nolan

Existem diretores que possuem seus “atores fetiche”. E Christopher Nolan, um dos maiores nomes do cinema “espetáculo” autoral da atualidade logo percebeu a genialidade de Michael Caine e fez do veterano uma figura constante na maioria de seus filmes. A parceria começou justamente em ‘Batman Begins’ (2005) e não parou mais. Logo no ano seguinte ele se viu no meio de um duelo de ilusionistas em ‘O Grande Truque’ (2006). Depois foi a vez de ‘A Origem’ (2010), sobre ladrões que extraem informações durante o sonho. ‘Interestelar’ (2014) se propõe a desvendar mistérios espaciais como os “buracos de minhoca”. Em ‘Dunkirk’ (2017) foi apenas dublador, mas voltaria em ‘Tenet’ (2020) sobre espiões e a tecnologia de voltar no tempo.

Franquia ‘Truque de Mestre’

Outra franquia adorada pelos fãs mais jovens, o primeiro ‘Truque de Mestre’ (2013) se mostrou um bem-vindo sucesso surpresa. A trama mostra um grupo de ilusionistas talentosos que são convocados por um gênio do crime para dar golpes e se vingar de poderosos corruptos – vividos por Morgan Freeman e Michael Caine. Os feitos dos ilusionistas são surreais e jamais poderiam ser alcançados de verdade, mas o público comprou a ideia. O verdadeiro chamariz é o elenco, que conta com nomes como Jesse Eisebenberg, Woody Harrelson (repetindo a parceria de ‘Zumbilândia’) e Mark Ruffalo. A continuação saiu em 2016, e uma terceira parte com Michael Caine ainda no elenco está em fase de pré-produção.

Como Conquistar as Mulheres (1966)

Não deixe de assistir:

Aqui voltamos para a década de 1960, para a primeira indicação ao Oscar de Michael Caine como ator protagonista. No filme, ele interpreta Alfie (o título original do longa), um mulherengo inveterado aprendendo uma lição de vida. Em 2004, a Paramount tirou do papel um remake com Jude Law vivendo o papel título.

Jogo Mortal (1972)

Agora pulamos para o início dos anos 70, e chegamos à segunda indicação do Oscar para Michael Caine. Todo ídolo possui seu próprio ídolo. E se hoje, Michael Caine intimida muitos jovens atores que trabalham com ele devido à potência de sua performance, na década de 70 era Caine quem estava completamente nervoso de trabalhar com outra lenda da sétima arte, Sir Laurence Olivier. Na trama, Olivier vive um marido traído que convida o amante de sua mulher, um homem bem mais jovem (papel de Caine), para um encontro. O amante só não sabe que no local foi armada uma armadilha mortal para ele. Essa foi outra das obras de Caine que ganhou refilmagem, intitulada ‘Um Jogo de Vida ou Morte’ (2007). Curiosamente, Jude Law interpreta de novo um personagem que havia sido de Caine, mas o veterano dessa vez também participa e fica com o papel de Olivier.

Hannah e Suas Irmãs (1986)

A vitória no Oscar para Michael Caine sairia em sua quarta indicação – desta vez como ator coadjuvante. Woody Allen é um diretor que ficou conhecido por escrever personagens tão suculentos para seus atores, que muitos deles saem com indicações e até vitórias no Oscar por seus filmes. São nada menos do que 18 atores nomeados ao Oscar pelos filmes de Allen, incluindo o próprio Allen (‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa’) e 7 vencedores do prêmio – incluindo Caine. O ator não estava presente na cerimônia para receber a estatueta, no entanto. Pois estava filmando…

Tubarão 4 – A Vingança (1987)

E quem disse que nossas vidas são feitas apenas de vitórias. É preciso celebrar as derrotas. Afinal, algumas podem ser bem divertidas. É o caso com essa quarta investida na franquia da Universal Pictures sobre tubarões assassinos. Mas não apenas isso, pois sempre temos um membro da família Brody envolvido com o peixe gigante. Michael Caine nunca escondeu que fez o filme meramente pelo lado financeiro, mas o longa viria a se tornar conhecido pelos cinéfilos e críticos como um dos piores da história do cinema. Caine deu uma declaração ao ser perguntado sobre não estar na cerimônia para receber o Oscar por ‘Hannah e Suas Irmãs’, por estar filmando ‘Tubarão 4’. Sobre o fato Caine disse: “eu nunca vi o filme (‘Tubarão 4’), mas ouvi dizer que é horrível. A casa que comprei com o dinheiro do filme por outro lado eu vi, e é maravilhosa”.

Vestida para Matar (1980)

Num dos papeis mais arriscados de sua carreira, Michael Caine vive o Dr. Robert Elliott, um terapeuta misterioso, dono de muitos segredos, neste thriller do mestre Brian De Palma – um verdadeiro discípulo de Alfred Hitchcock. O psicólogo trata de pacientes problemáticas, mas uma delas parece estar se tornando psicótica e pode estar por trás do assassinato de outra de suas pacientes.

Fuga para a Vitória (1981)

Michael Caine realmente já fez de tudo em sua carreira, até mesmo jogou bola com o saudoso Rei Pelé e o astro Sylvester Stallone, num dos trios mais improváveis do cinema. O encontro ocorreu no drama de prisão da Segunda Guerra, ‘Fuga para a Vitória’.

Carter – O Vingador (1971)

Neste thriller de vingança, Michael Caine é Jack Carter, um criminoso de Londres que descobre que seu irmão morreu em circunstâncias misteriosas. Assim, viaja até a cidade onde morava para exercer sua justiça com as próprias mãos. Sylvester Stallone é fã do cult e decidiu refilmá-lo em 2000, devido a amizade que fez com Caine nos bastidores de ‘Fuga para a Vitória’. O próprio Caine apareceu numa participação no remake.

Trilogia ‘Harry Palmer’

No auge da febre dos espiões, trazida pelos filmes de ‘James Bond – 007’, todo estúdio e produtor visava pegar uma fatia desse sucesso. Assim, a Universal Pictures resolveu distribuir nos EUA a primeira adaptação britânica dos livros de Len Deighton sobre o espião inglês Harry Palmer – vivido por Michael Caine em um de seus primeiros papeis de destaque. O longa era ‘Ipcress: Arquivo Confidencial’, de 1965. No ano seguinte, veio a continuação ‘Funeral em Berlim’, com Caine reprisando o papel protagonista, desta vez distribuído pela Paramount nos EUA. Fechando a trilogia chegava ‘O Cérebro de um Bilhão de Dólares’ em 1967, agora com distribuição da United Artists.

Os Safados (1988)

Michael Caine se uniu a Steve Martin para uma das melhores comédias dos anos 80. Na trama, Caine é um sofisticado vigarista, enquanto Martin é um golpista americano de baixo nível. Primeiro eles competem, mas depois se unem para um grande golpe. Poucos sabem, mas trata-se da refilmagem de ‘Dois Farristas Irresistíveis’ (1964), com Marlon Brando e David Niven. Fora isso, mais um remake foi feito, desta vez com duas mulheres, Anne Hathaway e Rebel Wilson, ficando bem aquém do material.

Um Golpe à Italiana (1969)

Michael Caine talvez seja o ator que mais teve suas produções refilmadas. Isso é prova que ele fez muita coisa boa e que merece ser revisitada. Aqui, nesta produção da Paramount, ele é o cabeça de um grupo de assaltantes motorizados, que planeja um grande golpe na Itália usando três carros Mini Cooper. O longa ganhou nova versão em 2003 com o filme ‘Uma Saída de Mestre’ – com Mark Wahlberg, Charlize Theron, Edward Norton e Jason Statham.

O Despertar de Rita (1983)

Completando 40 anos em 2023, este drama sobre um professor alcoólatra recebendo uma segunda chance ao aceitar o trabalho de educar uma mulher humilde da classe operária. O filme foi indicado para 3 Oscar, incluindo melhor roteiro, e foi a terceira indicação de Michael Caine como ator protagonista.

O Homem que Queria Ser Rei (1975)

Aqui, Michael Caine fez dupla com o eterno James Bond, Sir Sean Connery. Na trama, eles vivem dois ex-soldados britânicos que decidem se estabelecer como reis de uma região inóspita do Afeganistão – onde nenhum homem branco jamais pisou desde Alexandre, o Grande. O filme foi indicado para 4 Oscar, incluindo roteiro adaptado.

Como Possuir Lissu (1966)

Aqui, a dupla de Michael Caine é a veterana Shirley MacLaine em sua época de ouro. Caine vive um gatuno extremamente talentoso, que precisa da ajuda de uma mulher para dar seu último golpe. Esse é mais um dos filmes de Caine que foi refilmado – em 2012, como ‘Um Golpe Perfeito’, um filme pouco conhecido, com Cameron Diaz e Colin Firth.

Armadilha Mortal (1982)

Michael Caine trabalhou até mesmo com o Superman, o saudoso Christopher Reeve – num dos filmes mais interessantes e repletos de reviravolta de sua carreira. Todo criado como uma verdadeira peça de teatro, basicamente num único cenário, o longa mistura humor e thriller ao falar… bem, do mundo do teatro.

Feitiço do Rio (1984)

Michael Caine veio até o Brasil, no Rio de Janeiro, neste filme fanfarrão, sobre dois homens de meia idade, que resolvem sair de férias com suas filhas adolescentes, em nosso país tropical. Quem interpreta a filha de Caine é uma jovem Demi Moore, em um de seus primeiros papeis de destaque. Acontece que o clima “caliente” carioca faz Caine cair nos encantos da filha de seu amigo. Caine e Moore voltariam a atuar junto na comédia criminal ‘Um Plano Brilhante’ (2007).

Em Terreno Selvagem (1994)

Realmente não podemos viver só de vitórias, as derrotas precisam ser reconhecidas. Desta forma, Michael Caine já atuou inclusive como vilão em um filme do robótico astro da ação Steven Seagal – menos mal que foi na época de ouro do ator marcial, num filme com teor ecológico, que o próprio produz e dirige, com aval da Warner.

O Enxame (1978)

Antes de enfrentar um peixe assassino gigante em ‘Tubarão 4’, da Universal, Michael Caine já havia pagado seus pecados ao enfrentar abelhas africanas assassinas nesta superprodução da Warner no fim dos anos 70.

Regras da Vida (1999)

Deixando as derrotas de lado e voltando para as vitórias, temos esse belíssimo filme sobre destino, obrigações e seguir nosso caminho. Michael Caine vive o altruísta Dr. Wilbur Larch, um médico que se dedica à criação de várias crianças em um orfanato. Uma dessas crianças cresce e se torna seu pupilo, aprendendo medicina direto do doutor. O jovem é interpretado por Tobey Maguire na vida adulta. Mas o desejo dele não é permanecer no local e seguir os passos do mentor, e sim sair e conhecer o mundo – que guarda Charlize Theron, por exemplo. Pelo filme, Caine levou uma segunda estatueta de ator coadjuvante.

O Americano Tranquilo (2002)

Agora chegamos à última indicação ao Oscar (até o momento) para Michael Caine. Neste thriller dramático, o veterano interpreta um repórter britânico cobrindo a guerra do Vietnã diretamente do país asiático. No local, ele se envolve com uma cidadã do país e conhece um médico – papel de Brendan Fraser – vencedor do último Oscar de melhor ator.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS