A Disney decidiu adiar indefinidamente a adaptação cinematográfica de ‘O Livro do Cemitério’, de Neil Gaiman. A decisão vem à tona após a publicação de sérias acusações de má conduta contra o autor, reveladas em um podcast da Tortoise Media no último verão.
Entre as alegações, destaca-se o relato de uma mulher que afirma ter sido agredida sexualmente por Gaiman em 2022.
Segundo o IndieWire, diante da gravidade das acusações, a Disney optou por suspender o desenvolvimento do projeto, que já contava com Marc Forster na direção e David Magee no roteiro.
Confira a sinopse oficial do livro (via Amazon):
“Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família. Com um começo sombrio e violento, diferente do seu habitual, o escritor inglês provoca arrepios no leitor. A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor.
Ninguém passa a viver no cemitério da colina, adotado por um simpático casal de fantasmas e amado pelos outros moradores do lugar. Um misterioso morador, Silas, assume a responsabilidade de ser o guardião do garoto. Único vivo que mora no cemitério, apesar dos seus hábitos notunos e habilidades fantásticas, ele é o responsável por trazer comida, livros e tudo que o garoto precisa do mundo terreno dito “normal”. Com ternura e talento, Gaiman narra as aventuras de Ninguém pelos caminhos do cemitério, desde um pequeno bebê até um jovem adolescente. Mas mesmo depois de todo este tempo a sombra do seu perseguidor ainda paira sobre o jovem. E o destino caminha para um embate final entre os dois, quando Ninguém descobre muito mais do que esperava sobre o mundo e as pessoas”.
Lançado oficialmente em 2008, o romance recebeu inúmeros elogios e prêmios, incluindo a Medalha Newbery, o Prêmio Hugo de Melhor Romance, o Locus Award de Melhor Romance Juvenil e a Medalha Carnegie.
Essa é o mais novo título de Gaiman a ganhar uma adaptação. Suas outras obras que já foram relidas para o cinema ou para a televisão incluem ‘Coraline e o Mundo Secreto’, ‘Stardust’, ‘American Gods’, ‘Good Omens’ e a aguardada ‘Sandman’, que chegará em breve ao catálogo da Netflix.