Em entrevista ao Observatório do Cinema, José Padilha, o criador da polêmica série ‘O Mecanismo‘, rebateu algumas críticas em torno da produção, principalmente sobre a infame fala “estancar a sangria”, o qual Padilha disse ser “boboca”.
“[…] Chequei os diálogos. São diferentes. Não houve transcrição por parte da Elena [Soárez, a roteirista do episódio 5]. Além disso, a repetição do uso de uma expressão idiomática comum, como “estancar a sangria”, não guarda qualquer significado. Delcidio usou a expressão “acordo”. Se Higino falar “acordo” ele é o Delcidio? O fato de o Jucá ter usado a expressão “estancar a sangria” não a interdita. Escritores continuam livres para fazer uso dela.”
“De fato, esse é um debate boboca, mas que revela algo: se a principal reclamação é o uso desta expressão, pode-se imaginar que o público petista está achando difícil negar todo o resto. Nada a dizer quanto aos roubos e desvios de verba públicas praticados por Higino e Tames com os empreiteiros…? Hummm… Interessante.”
‘O Mecanismo’: “Netflix não sabe onde se meteu”, afirma Dilma
Quando perguntado sobre a possibilidade dos acontecimentos da série serem confundidos com a realidade – criando uma espécie de ruído de informações –, Padilha é direto: “Na abertura de cada capítulo da série avisamos que fatos foram alterados para efeitos dramáticos. Para o pessoal que sabe ler, portanto, não há ruído algum!”
Várias pessoas estão cancelando a conta da Netflix por causa de ‘O Mecanismo’; Entenda!