A década de 1980 será para sempre inesquecível. Isso porque ela trouxe a primeira geração exposta a uma cultura pop como nunca anteriormente. No cinema, foi a consolidação dos grandes blockbusters, produções inesquecíveis e ainda hoje inseridos na vida dos fãs e do grande público em geral. Até mesmo que não é necessariamente um fã ávido de cinema, certamente já ouviu falar em ‘De Volta para o Futuro’, ‘Indiana Jones’, ‘Star Wars’, ‘Rambo’, ‘O Exterminador do Futuro’ e por aí vai. Essas marcas saíam das telas de cinema e invadiam nosso dia a dia através de brinquedos, jogos, videogames e todo tipo de produto licenciado, que até hoje estão presentes em nossa cultura.
Na TV, uma nova era igualmente se apresentava, com histórias que se tornavam eternas. Foi nos anos 80 que alguns dos programas mais icônicos de todos os tempos chegavam e nunca mais sairiam de nossas mentes e corações. Mesmo os que não viveram o período são constantemente lembrados dele através de novas roupagens ou reimaginação de suas obras, e passam a abraça-los igualmente. Nesta nova matéria, iremos lembrar de algumas queridas séries dos anos 80 que se tornaram filmes nos cinemas. Confira abaixo.
Duro na Queda
Em 1981, o astro da TV Lee Majors aceitava um novo papel em uma série que novamente marcaria sua carreira. Majors, é claro, era a estrela do clássico absoluto da década de 70, ‘O Homem de Seis Milhões de Dólares’, série que há muito tempo é planejada para ir aos cinemas também. Na década seguinte, Majors viveu Colt Seavers, um dublê de filmes de ação em Hollywood, que tinha um segundo emprego como caçador de recompensa, de onde saíam verdadeiramente suas maiores aventuras no programa. A série durou 5 temporadas até 1986, indo ao ar pela rede americana ABC, e se tornou um dos maiores sucessos aqui no Brasil também, com exibições na TV aberta.
‘Duro na Queda’, ou ‘The Fall Guy’ (no título original), será lançado em breve nos cinemas num filme que já chama nossa atenção e cria grande expectativa. Primeiro, porque estrelando o projeto temos Ryan Gosling e Emily Blunt nos papeis principais. E segundo, porque na direção temos o dublê da vida real transformado em diretor David Leitch, responsável por sucessos como ‘Atômica’, ‘Trem-Bala’, ‘Deadpool 2’ e ‘Hobbs & Shaw’. Ou seja, o cara entende do riscado quando o assunto é ação.
O Justiceiro / O Protetor
Essa talvez nem todos saibam. A franquia ‘O Protetor’ estrelada por Denzel Washington, iniciada em 2014, e continuada em 2018, é baseada em um seriado relativamente obscuro dos anos 80. Com o mesmo título em inglês, ‘The Equalizer’ estreou em 18 de setembro de 1985 e durou 4 temporadas até 1989, indo ao ar pela rede americana CBS. Ou seja, fez sucesso, apesar de não ser um dos programas mais lembrados da época pelos fãs. No Brasil, recebeu o título ‘O Justiceiro’.
A trama acompanhava Robert McCall (Edward Woodward), um agente aposentado da CIA trabalhando de forma privada e igualando as chances de seus clientes ameaçados por poderosos. No cinema, McCall ganhava as formas de Denzel Washington. Em 2021, o personagem se tornava mulher, como Robyn McCall, no reboot do programa estrelado por Queen Latifah e intitulado ‘Sem Misericórdia’ por aqui. O programa promete sua quarta temporada para 2023. No entanto, um novo filme para os cinemas será lançado também este ano, com o retorno de Washington como protagonista.
Miami Vice
E se nos três primeiros itens da matéria existiam alguma dúvida sobre a popularidade de tais programas, essa próxima série dispensa apresentações, já que é uma das mais conhecidas dos anos 80. ‘Miami Vice’ marcou época com sua música de abertura eletrizante, que já anunciava as batidas policiais dos detetives James ‘Sonny’ Crockett e Ricardo Tubbs, imortalizados respectivamente por Don Johnson e Philip Michael Thomas. Indo ao ar pela rede NBC, o programa estreou em 1984 e durou até 1989, num total de 5 temporadas. Para muitos, ‘Miami Vice’ é a definição dos anos 80.
Em 2006, o mesmo produtor do programa, Michael Mann, hoje um cineasta estabelecido em Hollywood, resolveu colocar a mão na massa e comandar uma versão mais séria e tensa na forma de um thriller policial. Para os papeis protagonistas foram escalados Colin Farrell e Jamie Foxx. Uma pena que o filme não rendeu o esperado, apesar de sua qualidade, e não gerou uma sequência. Seria muito bom.
Spenser: For Hire / Troco em Dobro
O filme ‘Troco em Dobro’ (2020) foi uma produção original da Netflix, e um que ficamos esperando a continuação (que deve chegar em breve). O longa é estrelado por Mark Wahlberg, que coincidentemente é o nome vinculado a estrelar o filme de ‘O Homem de Seis Milhões de Dólares’ há eras. ‘Troco em Dobro’ é baseado nos livros de Ace Atkins sobre o personagem Spenser, um ex-policial de Boston trabalhando como detetive particular, que a cada nova aventura se mete num caso de assassinato a ser desvendado.
Essa é outra que talvez nem todos lembrem, mas o personagem já havia aparecido antes na década de 1980, adaptado ao seriado ‘Spenser: For Hire’. O programa foi ao ar em 1985 pela rede ABC e durou 3 temporadas até 1988. Na série, Spenser foi vivido pelo ator Robert Urich.
Anjos da Lei
Outro ícone incontestável dos anos 80, ‘Anjos da Lei’, ou ’21 Jump Street’ (no original), serviu para revelar ao mundo o ator Johnny Depp, então um jovenzinho de 24 anos em seu primeiro papel de destaque. Depp vivia Tom Hanson, um policial parte de um novo programa da polícia que alistava oficiais de aparência juvenil com a finalidade de infiltra-los em escolas e faculdades, para lidar com crimes dentro das instituições, em especial no que diz respeito ao tráfico de drogas. A base de operações desta força tarefa era dentro de uma igreja abandonada na rua do título. A série foi ao ar pelo canal da Fox, e durou 5 temporadas de 1987 até 1991.
Na onda de reboots que dominou Hollywood, ‘Anjos da Lei’ foi mais um programa de sucesso que ganhou nova roupagem. Ao contrário de uma abordagem mais séria, como ‘Miami Vice’, o caminho escolhido para o filme dos policiais joviais foi o escracho, com um filme de comédia que tirava muito sarro da premissa absurda. A trama apresenta novos policiais alistados no programa, como Schmidt (Jonah Hill) e Jenko (Channing Tatum). O longa estreou em 2012 e teve participação de atores da série como Holly Robinson Peete (Judy Hoffs), Peter DeLuise (Doug Penhall) e o próprio Depp. O longa fez sucesso e gerou uma sequência em 2014. A pergunta que queremos saber é: onde está o terceiro filme?
Esquadrão Classe A
Esse ano, o clássico dos clássicos ‘Esquadrão Classe A’ completa 40 anos de estreia. A série foi ao ar no dia 23 de janeiro de 1983 pela rede NBC e contava a história de quatro veteranos da Guerra do Vietnã, trabalhando como mercenários para concluir missões que só eles poderiam resolver. O grupo era liderado por Hannibal Smith (George Peppard) e contava com Cara-de-Pau (Dirk Benedict) – cujo nome já diz tudo que é preciso saber sobre ele -, Murdock (Dwight Schultz), o piloto do helicóptero e louco de plantão, que vivia entrando e saindo de hospitais psiquiátricos; e B.A. (Mr. T), os músculos da equipe. A série fez um tremendo sucesso, se tornando até mesmo bonecos para a criançada, e durou 5 temporadas até 1987.
No cinema, a 20th Century Fox resolveu criar uma adaptação no estilo de blockbusters, repleta de cenas de ação grandiosas de tirar o fôlego. E para tal escalou nomes como Liam Neeson e Bradley Cooper nos papeis de Hannibal e Cara-de-Pau. Sharlto Copley e Rampage Jackson foram escolhidos para Murdock e B.A.; e o elenco contou ainda com nomes como Jessica Biel e Patrick Wilson em papeis coadjuvantes. Infelizmente, esse foi um longa que também não atingiu o esperado para se tornar uma franquia, e acabamos ficando sem a sequência. Isso é, até um próximo reboot.
S.O.S. Malibu / Baywatch
Esse fica mais viva na lembrança do grande público por dois motivos. Primeiro, porque a série sobre maiôs e sungas vermelhas correndo pela praia… digo, sobre salva-vidas nas praias de Malibu virou piada pronta e parecia interminável. Apesar de ter estreado ainda em 1989, no finzinho dos anos 80, o programa durou absurdas 11 temporadas até 2001, mostrando ter caído realmente no gosto do público. Segundo, porque a adaptação para o cinema ocorreu há menos de 6 anos, tempo suficiente para ainda estar fresca na memória de todos, ainda mais com suas constantes reprises na TV aberta. Impulsionado pela presença de Dwayne ‘The Rock’ Johnson, a ideia era fazer um filme “mezzo cômico, mezzo sério”, com inspiração clara no filme de ‘Anjos da Lei’. Infelizmente não deu certo. Uma pena.
Marlowe / Sombras de um Crime
Essa também pode não ter sido pescada por todos. Ainda mais que o recente lançamento de ‘Sombras de um Crime’ (Marlowe), filme detetivesco noir dirigido por Neill Jordan e estrelado por Liam Neeson passou em branco pelo mundo. Aqui temos um caso parecido com o de Spenser, já que o detetive Philip Marlowe apareceu antes nas páginas dos livros escritos por Raymond Chandler. Sua primeira adaptação para o cinema data de 1944, no clássico ‘Até a Vista, Querida’. Em 1969 foi vivido por James Garner em ‘Detetive Marlowe em Ação’, num filme que contou com ninguém menos que Bruce Lee como coadjuvante. Na década de 1980 (e qual outra?), Marlowe foi levado às telinhas na série ‘Philip Marlowe, Private Eye’, num programa que estreou em 1983 e durou 2 temporadas. No seriado, Marlowe era vivido por Powers Boothe.
Esquadrão de Polícia / Corra que a Polícia Vem Aí!
Essa também não é do conhecimento de todos, mas é uma curiosidade bem interessante. Todos estão cansados de rir com a franquia ‘Corra que a Polícia Vem Aí!’, um verdadeiro ícone dos anos 80/90, que não apenas serviu para imortalizar o saudoso Leslie Nielsen como o atrapalhado detetive Frank Drebin, como também serviu para impulsionar o subgênero das comédias de paródias nonsense que fariam muito sucesso na época. O primeiro filme é de 1988, e suas continuações foram lançadas em 1991 e 1994. O que talvez muitos não saibam é que antes dos filmes no cinema, existiu a série na TV. Protagonizada pelo mesmo Leslie Nielsen como Drebin, ‘Police Squad’ (‘Esquadrão de Polícia’ no Brasil) estreou em 1982, mas durou apenas 6 episódios antes de ser cancelada. Ainda bem que a ideia foi revivida logo depois.
Contos da Cripta
Terminando a matéria das séries dos anos 80 que viraram filmes, temos um verdadeiro cult de terror chegando agora. ‘Contos da Cripta’, ou ‘Tales from the Crypt’, em seu título clássico, foi uma série de histórias em quadrinhos de terror, publicadas ainda em 1955, que fizeram enorme sucesso e inspiraram, por exemplo, Stephen King e George Romero a produzir o longa ‘Creepshow’ (1982). Em 1989, com produção de gente como Robert Zemeckis, Walter Hill, Joel Silver e Richard Donner – todos fãs do material original – uma série estreava em grande estilo, com participações de astros de peso em seus episódios de antologia, vide Tom Hanks, Michael J. Fox, Christopher Reeve, Kirk Douglas, Demi Moore, Brad Pitt e Arnold Schwarzenegger. O programa macabro durou 7 temporadas até 1996. Enquanto ainda estava no ar, a franquia resolveu estender os seus tentáculos e ir aos cinemas, com o primeiro longa-metragem ‘Os Demônios da Noite’ (1995). Esse filme fez sucesso e gerou a continuação ‘Bordel de Sangue’, lançado no mesmo ano em que a série chegava ao fim.