Diana Ossana, coautora do roteiro de ‘O Segredo de Brokeback Mountain’, desabafou recentemente sobre o filme ter sido esnobado do Oscar de Melhor Filme em 2005, perdendo para ‘Crash – No Limite’. Ela expressou sua convicção de que a homofobia em Hollywood teve um papel significativo nessa derrota.
Segundo o Deadline, Ossana relembrou um momento marcante ocorrido após o encerramento da votação para o Oscar, durante uma festa com os indicados.
Na ocasião, o diretor de ‘Crash’, Paul Haggis, a apresentou a Clint Eastwood.
“Paul começou a me levar até ele e disse: ‘Diana, tenho que te contar, ele não viu o seu filme'”, lembrou Ossana. “Foi como se alguém tivesse me dado um chute no estômago. Naquele momento, eu soube que não ganharíamos Melhor Filme”.
Ossana continua convencida de que a homofobia em Hollywood teve um papel importante na derrota. “As pessoas querem negar isso, mas o que mais poderia ter sido? Havíamos ganhado tudo até então”, declarou.
Após figuras lendárias da Academia como Ernest Borgnine e Tony Curtis afirmarem publicamente que não assistiriam ao filme dirigido por Ang Lee, Ossana disse: “Tenho absoluta certeza de que esse bloco de votantes impediu que o filme ganhasse o Oscar de Melhor Filme”.
Ang Lee já havia comentado sobre a derrota:
“O seu palpite é tão bom quanto o meu”, disse o cineasta no mês passado. “Às vezes parece haver uma disposição ilimitada para assistir ao filme. Há muito amor por ele. No geral, você sente que foi um marco, que rompeu barreiras. As pessoas se emocionam. E nem dá para classificá-lo apenas como cinema gay. Não é um filme gay, certo? É uma história de amor”.
“Sou apenas grato. Não tenho amargura. Nunca pensei nisso dessa forma”, acrescentou Lee, que venceu o Oscar de Melhor Diretor pelo filme.
‘O Segredo de Brokeback Mountain’ também venceu o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, assinado por Diana Ossana e Larry McMurtry.
‘O Segredo de Brokeback Mountain’ está disponível no Prime Video.