sábado, abril 27, 2024

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Quem é Adar, o misterioso personagem do 3º episódio?

Cuidado: muitos spoilers à frente.

Nos últimos dias, o Prime Video liberou o 3º episódio da série ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder’, que, apesar de ter tropeçado aqui e ali, ajudou a desenvolver a linha narrativa de boa parte dos personagens – inclusive na apresentação de um novo antagonista que deve ser essencial para os eventos da temporada.

Para aqueles que já assistiram, uma das principais tramas delineadas no capítulo envolveu a tentativa de escape de Arondir (Ismael Cruz Córdova) depois de ter sido capturado pelos orcs para trabalhar como escravo. Arondir, ao lado de seus companheiros elfos que também foram sequestrados, utilizam as fraquezas dos orcs para criarem um plano de fuga – algo que, como percebemos pouco antes do final, não obteve muito sucesso e culminou na morte de diversos personagens. Entretanto, em vez de ser assassinado pelas horrendas criaturas, Arondir é mantido vivo e levado para um misterioso personagem conhecido como Adar – cujo nome é emprestado ao título da iteração.

Diferente do que poderíamos imaginar, Adar não pertence ao cânone dos romances assinados por J.R.R. Tolkien, tendo sido criado especialmente para o show. Apesar de poucos detalhes terem sido revelados, sabe-se que Adar é um vilanesco personagem que insurge como líder dos Orcs e que deve posar como uma das grandes ameaças da narrativa ao lado de Sauron e das forças das trevas que se erguem na Terra-Média.

Inúmeras teorias sobre Adar começaram a aparecer nas redes sociais, desde suas origens até quem ele realmente deve representar na série. Enquanto as respostas devem chegar na próxima semana, é sempre interessante analisar as teorias e tentar chegar a um consenso de quem realmente ele é.

Apesar de não ter aparecido completamente, é possível perceber que a caracterização de Adar difere da dos outros orcs e nutre de semelhanças com os elfos – o que faz sentido, considerando a mitologia tolkieniana. Afinal, como podemos ver em ‘O Silmarillion’, uma das obras utilizadas para a composição da série, os orcs são elfos do Leste, também conhecidos como Avari, que foram escravizados, torturados e criados pelo poderoso e mortal Morgoth (que já foi mencionado diversas vezes em ‘Os Anéis de Poder’), ainda que diversas histórias de origem tenham sido assinadas para justificar a existência dos orcs.

Um outro elemento que pode explicar a backstory de Adar é a própria etimologia de seu nome: se pegarmos o dicionário de sindarin, uma das várias línguas artificiais criadas por Tolkien, adar significa pai. Considerando que o antagonista é o líder dos orcs, nada mais óbvio que seu asseclas enxergarem-no numa imagem paternal e de proteção (mesmo que essa relação seja bastante deturpada); entretanto, isso não impede que Adar seja, de fato, pai de alguém – e, como bem sabemos, há um personagem cujo pai não está presente.

No primeiro e segundo episódios, fomos apresentados a Bronwyn (Nazanin Boniadi), uma das poucas humanas a ter uma relação de respeito e de amizade com Arondir, e ao jovem Theo (Tyroe Muhafidin), ambos vivendo nas Terras do Sul. Os dois se tornaram alvos de um ataque dos orcs, que provavelmente queriam capturá-los para trabalhar na construção dos túneis, mas conseguiram escapar antes de uma investida mais sólida. Considerando que o pai de Theo não pode ser visto em nenhum lugar, nada impede que Adar seja o pai de Theo, corrompido por desejos sombrios que o transformaram em um dos arautos de Morgoth e de Sauron – e isso ajudaria a explicar o motivo de Theo ter encontrado a misteriosa espada e ter consagrado uma conexão com o perigoso objeto.

Em uma acepção mais longínqua, Adar pode ter conexão com uma das várias máscaras vestidas por Sauron – Annatar, o Lorde dos Presentes, que enganou os elfos de Eregion e os guiou para criar os Anéis do Poder (que, como sabemos, é o principal mote da série do Prime Video). Adar pode premeditar a aparição de Sauron como Annatar ou até mesmo servir como receptáculo para a insurgência do Senhor das Trevas.

Não deixe de assistir:

E você? Quem acha que pode ser Adar?

Lembrando que o próximo episódio será exibido no dia 16 de setembro.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS