domingo, abril 28, 2024

‘Matrix 2 e 3’, ‘O Senhor dos Anéis’, ‘Kill Bill’ e os Filmes MAIS POPULARES que Completam 20 anos em 2023!

Podemos dizer que a década de 2000 foi dominada por franquias multimilionárias do cinema, ainda hoje muito presentes na cultura pop. Por exemplo, foi logo em 2001 que a magia e fantasia voltavam em grande estilo às telonas com ‘O Senhor dos Anéis‘ e ‘Harry Potter‘. Os super-heróis também começaram a caminhar para chegar ao auge que o subgênero se encontra hoje, primeiro com ‘X-Men‘ (2000) e depois com ‘Homem-Aranha‘ (2002). Depois disso, a porteira foi aberta para uma verdadeira enxurrada chegar.

E quando voltamos 20 anos no passado, você lembra quais filmes viu naquela época? Certamente deve lembrar da “Matrix-mania” que dominou os cinemas. Ou quem sabe a badala sangrenta de Quentin Tarantino se enveredando pelo mundo das artes marciais. Um que certamente jamais esqueceu foi o pirata “171” hilário de Johnny Depp numa franquia surpresa da Disney. Bom, chega de dar prévias e sem mais delongas, vem lembrar com a gente o que de mais popular ganhávamos nos cinemas há 20 anos, e diga se você lembrava de todos. Confira abaixo.

10) Encontros e Desencontros – 478 mil votos

O mais interessante destas listas de filmes populares no IMDB é perceber o quão ecléticas elas são. Assim, os maiores blockbusters milionários ficam lado a lado com produções cult bem menores, mas que igualmente despertaram o amor dos cinéfilos. É isso que é levado em conta aqui, o quão no gosto dos fãs essas produções caíram, independente de seu tamanho. Assim, o pequeno drama independente de Sofia Coppola, que revelou Scarlett Johansson e indicou Bill Murray ao Oscar estreia a lista em décima posição.

09) Simplesmente Amor – 511 mil votos

Outra produção que se mantém longe de ser um blockbuster, mas que ano após ano encanta mais espectadores, e já se tornou uma pedida indispensável para o Natal. ‘Simplesmente Amor’ talvez seja um dos filmes definitivos sobre a época, contando diversas tramas, todas passadas na Inglaterra (o lugar dos sonhos quando pensamos nesse período do ano) e envolvendo histórias sobre amor das mais variadas. No elenco, nomes como Hugh Grant, Emma Thompson, Colin Firth, Liam Neeson e Keira Knightley.

08) Matrix Revolutions – 535 mil votos

Há 20 anos, o mundo do cinema era invadido pela chamada “Matrix-mania”. Certamente, todos que tinham idade suficiente jamais esquecerão. Após o sucesso cult do filme original em 1999, que cresceu vertiginosamente depois de seu lançamento em home vídeo e DVD (sendo um dos fenômenos que impulsionou a mídia no mundo), ganhávamos não uma, mas duas continuações de ‘Matrix’ no mesmo ano. Uma lançada no meio de 2003 e outra no final. Aqui temos o desfecho da trilogia, com um encerramento agridoce, que deixou muitos fãs com gosto amargo na boca, por considerarem o fim da história de Neo e seus companheiros na luta contra as máquinas, um bad ending.

07) X-Men 2 – 568 mil votos

Não deixe de assistir:

A década de 2000 foi importantíssima para o subgênero dos heróis de quadrinhos. Antes disso, nenhum estúdio confiava no material como fonte de uma superprodução rentável. Inimaginável, não é? Pois bem, dois filmes serviram para mudar esse jogo. Primeiro, ‘X-Men’, de Bryan Singer. E depois ‘Homem-Aranha’, de Sam Raimi. E não teve época melhor para ser fã do que o início dos anos 2000. Nessa mesma leva, surgia a continuação melhor e maior de ‘X-Men’, onde Singer teve carta branca para deixar a imaginação fluir de verdade. Não é à toa que grande parte o considera um filme superior ao seu original.

06) Oldboy – 618 mil votos

Se olharmos no dicionário o significado da palavra “cult”, certamente veremos uma foto de ‘Oldboy’ ao lado exemplificando. Brincadeiras à parte, o complexo longa sul-coreano de Park Chan-Wook retornou aos cinemas em 2023, comemorando seu tão merecido aniversário de 20 anos. Nem mesmo o remake do “fera” Spike Lee chegou perto do brilho do original, para sentirmos o quão específico o filme é, e fazer valer a máxima do “capturar um raio na garrafa duas vezes”. É quase impossível.

05) Matrix Reloaded – 620 mil votos

Acima eu citei que há 20 anos o mundo do cinema parava para ‘Matrix’ passar. Foi impossível fugir da ‘Matrix-mania’. E a primeira sequência a chegar foi este ‘Reloaded’, que continuou a explodir nossas cabeças com seus conceitos de filosofia, ficção e kung fu, além de apresentar novas cenas e coreografias alucinantes, novos personagens e efeitos ainda mais espetaculares. Mas, para os que não gostam de filmes que não possuem final, a década de 2000 foi craque em criar narrativas que não eram concluídas em apenas um filme. E ‘Matrix Reloaded’ foi mais uma destas.

04) Procurando Nemo – 1 milhão e 92 mil votos

Agora damos um pulo grande em popularidade, não que os itens acima não sejam populares. Mas ‘Procurando Nemo’ explodiu de uma forma sem precedentes, e fazia as animações da Disney entrarem uma nova fase no “queridômetro” dos fãs. A história do peixinho palhaço com uma nadadeira deficiente, que se perde, e principalmente de seu pai herói que cruza o oceano para reencontrá-lo, emocionou pais e filhos pelo mundo – além de ser um verdadeiro espetáculo visual na época. A graça mesmo foi a personagem Dory, a peixinha esquecida.

03) Kill Bill: Volume 1 – 1 milhão e 168 mil votos

Quentin Tarantino é um dos diretores mais queridos dos fãs na atualidade. Sem dúvida é um favorito deste que vos fala. Ninguém cria diálogos como os de Tarantino. O cineasta é um cinéfilo de carteirinha, e adora enfiar centenas de referências em seus filmes, que muitas vezes nem todos irão pescar. Afinal, algumas são de produções bem obscuras. Há 20 anos, depois de ter homenageado o cinema de mafiosos e a blaxploitation dos anos 1970, o diretor resolvia entregar uma carta de amor às produções asiáticas de kung fu, e para isso criou uma história de vingança belíssima e a dividiu em dois filmes.

02) Piratas do Caribe – 1 milhão e 184 mil votos

Agora chegamos a um dos personagens mais populares da década de 2000. Quando foi contratado para viver o pirata Capitão Jack Sparrow, nem mesmo o astro Johnny Depp poderia prever o que o filme e seu personagem se tornariam junto à cultura pop. Depp arriscou e resolveu interpretar o que deveria ser um protagonista heroico e intrépido, de forma cambaleante, bêbada e até de certa forma, afeminado. O ator diz ter se inspirado em Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, que, não por acaso, participou das continuações no papel do pai do sujeito salafrário. Depp foi inclusive surpreendido com uma indicação ao Oscar e quatro sequências do filme.

01) O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – 1 milhão e 934 mil votos

Mas não tem jeito. Por mais que ‘Piratas do Caribe’, ‘Matrix’ dois e três, ‘Procurando Nemo’ e ‘Kill Bill’ sejam filmes extremamente populares e ainda muito queridos, a década de 2000 pertence a uma franquia acima de todas as outras. “Uma franquia para governar todas as outras”. E essa franquia é ‘O Senhor dos Anéis’. Um filme gigantesco, dividido em três, a saga chegava ao fim há 20 anos, com o longa que papou tudo no Oscar daquele ano. Bem, chegava ao fim entre aspas, pois a franquia ainda está muito viva na cultura pop, seja com mais uma trilogia, ‘O Hobbit’, ou com a série na Amazon Prime Video.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS