sábado, abril 27, 2024

O Show de Truman | 10 curiosidades sobre a OBRA-PRIMA estrelada por Jim Carrey

Jim Carrey é um dos atores mais conhecidos de todos os tempos e já protagonizou vários clássicos da sessão da tarde. E, apesar de ter uma carreira bastante pautada nos filmes de comédia, ele também se aventurou pelo drama – principalmente com o aclamado ‘O Show de Truman – O Show da Vida’.

Na trama, Carrey vive Truman Burbank, um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank. No entanto, gradativamente ele perceberá que as coisas ao seu redor fogem do comum e após conhecer a misteriosa Lauren – por quem se apaixona -, ele começará a questionar sua realidade, a ponto de descobrir que de fato sua vida inteira fora manipulada e monitorada por câmeras, que transmitiam minuto a minuto da sua existência em rede nacional.

Além de Carrey, a produção trouxe nomes como Laura LinneyEd HarrisNoah EmmerichNatascha McElhoneHolland TaylorPaul GiamattiBrian Delate no elenco.

Lançado em 1998, o longa-metragem fez um sucesso gigantesco, angariando inúmeros elogios da crítica especializada, além de ter arrecadado quase US$265 milhões mundialmente. Como se não bastasse, o título também conquistou três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Direção para Paul WeirMelhor Ator Coadjuvante para Harris.

Em 2023, ‘O Show de Truman’ completa 25 anos e, para celebrar seu aniversário, preparamos uma breve lista elencando dez curiosidades de bastidores.

Veja:

  • Em uma das primeiras cenas, é possível ver um frasco de vitamina D na mesa de cozinha de Truman e Meryl (Linney). Essa vitamina é necessária para aqueles que não têm exposição o suficiente ao sol – e, considerando que o filme se passa dentro de um gigantesco estúdio, os “participantes” do reality precisam tomá-la constantemente.
  • O roteiro original traria Truman vivendo uma recriação da cidade de Nova York. Mas Weir mudou a ideia para uma cidade idílica, deixando o longa menos “sci-fi”.
  • A princípio, Truman teria acabado de sair do Ensino Médio e a narrativa focaria na angústia adolescente. Todavia, visto que Carrey estava em meados de seus trinta anos, a trama resolveu focar em uma crise de meia-idade.
  • De acordo com um artigo do New York Times de 2008, psicólogos na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos relataram várias pessoas experimentando a “Síndrome de Truman” ou “a ilusão do Show de Truman”, ou seja, a crença de que são a estrela involuntária de seu próprio reality show. Alegadamente, muitos aflitos mencionaram especificamente o filme na terapia.
  • Weir escreveu uma história de origem de dez páginas para descrever a história do reality. Por exemplo, “O Show de Truman” era um vencedor frequente do Emmy Awards.
  • A aparência geral do filme foi influenciada por imagens de televisão, principalmente comerciais: muitas fotos têm personagens inclinados para a lente com os olhos bem abertos e as cenas internas são fortemente iluminadas, porque Weir queria lembrar aos espectadores que “neste mundo, tudo estava à venda”.
  • O icônico cartaz promocional do longa, uma versão do rosto de Jim Carrey com centenas de imagens individuais, foi criado pelo artista Rob Silverman a um custo estimado de US$75.000.
  • Para ajudar Harris a desenvolver o personagem de Christof, Weir apresentou a ele uma biografia de dez páginas. Parte dessa biografia consistia em Christof ter feito um filme sobre os sem-teto, pelo qual ganhou um prêmio.
  • Carrey disse que ser constantemente observado por fãs e paparazzi o ajudou a criar um relacionamento com Truman.
  • Os envolvidos no trabalho de efeitos visuais acharam o filme um tanto difícil de fazer, porque 1997 foi o ano em que muitas empresas de VFX estavam tentando convertê-los para imagens geradas por computador.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS