quinta-feira, abril 25, 2024

‘Não! Não Olhe!, ‘Halloween Ends’ e os Filmes de TERROR Mais Esperados do 2º Semestre de 2022

Aqui no CinePOP adoramos filmes de terror. E sabemos que vocês também. Afinal, o site foi criado a partir da paixão pelo gênero mais assustador da sétima arte, que segue rendendo bons frutos e criando novas vertentes e subgêneros. Em 2022 não está sendo diferente. Na primeira metade do ano pudemos conferir algumas das produções mais aguardadas dos últimos tempos, que terminaram se mostrando bem-sucedidas, vide Pânico 5 e O Homem do Norte. Outras foram sucesso surpresa, como Fresh. Tivemos ainda os filmes que terminaram não agradando tanto quanto o planejado – como foi o caso com O Massacre da Serra Elétrica (da Netflix) e Chamas da Vingança. Mas 2022 ainda reserva seis meses de estreias para nós, fãs de terror, e muita coisa boa vem aí. Entre os filmes que já estrearam lá fora, mas ainda não chegaram por aqui, e outros inéditos em todos os lugares do mundo, selecionamos nada menos do que 30 produções que achamos as mais interessantes e badaladas, para você anotar na agenda e não deixar de conferir. Veja abaixo.

You Won’t Be Alone

Essa obra britânica falada no idioma macedônio estreou em Sundance este ano e desde então vem recebendo elogios. Parte da imprensa o apelidou de “o novo A Bruxa”. Quem estrela é Noomi Rapace. A trama mostra uma jovem em uma aldeia na Macedônia, sequestrada e transformada numa bruxa por um espírito antigo. Não se tem notícias do filme por aqui e é bem provável que termine aportando em algum serviço de streaming.

Watcher

Protagonizado pela loirinha Maika Monroe, este longa de terror e suspense guarda algumas semelhanças com o ótimo Corrente do Mal (It Follows, 2014), também com a mesma atriz. Em especial, os dois filmes utilizam um clima sufocante de tensão provido pelo chamado “filme de arte”. A trama mostra a jovem as voltas com seu vizinho de frente, que aparenta sempre estar vigiando-a. Este é outro que estreou há pouco tempo nos EUA e aqui deve ser lançado direto em streaming.

MEN

Este filme tinha tudo para capturar a imaginação do público e se tornar o novo sucesso do gênero. Infelizmente este não foi bem o resultado, e o longa passou relativamente em branco. A sacada que o trailer interessante mostrava é que todos os homens do filme, com quem a protagonista vivida pela indicada ao Oscar Jessie Buckley encontra, são interpretados pelo mesmo ator: Rory Kinnear (até as crianças). O filme é escrito e dirigido por Alex Garland, de Ex-Machina (2014).

Hatching

Tido por vários especialistas do gênero terror como uma das obras mais promissoras de 2022, trata-se de uma produção finlandesa que fez sua estreia em Sundance e desde então veio recebendo elogios. O filme estreou nos EUA no final de abril, mas no Brasil muito provavelmente verá um lançamento em streaming. Na trama para lá de bizarra, uma jovem encontra um ovo estranho e o esconde de seus pais rígidos. A moça começa a cuidar do ovo, o mantendo quente. E quando ele choca, o que sai dele surpreende a família.

Não deixe de assistir:

Dark Glasses

Conhecido em seu idioma original como Occhiali Neri, este é o mais recente trabalho do mestre do gênero, o italiano Dario Argento. Um dos precursores do subgênero Giallo (o “pai” dos slasher americanos), Argento não filmava há dez anos, desde quando lançou sua versão de Drácula com o saudoso Rutger Hauer. Seu novo trabalho é um giallo moderno, e conta sobre uma jovem cega chamada Diana, que ao lado de um menino chinês que serve de seus olhos, começa a investigar misteriosos assassinados pelas noites da Itália. O filme fez sua estreia no Festival de Berlim deste ano.

Flux Gourmet

Também marcando sua estreia no mesmo Festival de Berlim, em fevereiro deste ano, aqui temos mais uma produção repleta de elementos e imagens bizarras. O filme estreou no fim de junho nos EUA, e ainda não ganhou data por aqui – mas seu destino deve ser as plataformas de streaming. Trata-se do novo longa do britânico Peter Strickland, um cineasta dono de uma narrativa única e peculiar – que já estregou trabalhos como Berberian Sound Studio (2012) e Vestido Maldito (2018). A trama é insana demais para ser descrita, mas se passa num instituto dedicado à culinária e gastronomia. Asa Butterfield e Gwendoline Christie são os nomes mais famosos no elenco.

Ressurection

O próximo lançamento do gênero em 2022 é este terror psicológico estrelado pela talentosa Rebecca Hall. O filme estreou em Sundance em janeiro e depois passou por nada menos que 14 festivais de cinema (e está pronto para o décimo quinto em agosto). Antes disso, no entanto, fará sua estreia nos EUA no último fim de semana de julho. A trama mostra uma mulher traumatizada pelo abuso do ex-companheiro, precisando lidar com o retorno do sujeito. Mas tudo pode estar apenas em sua mente.

O Predador: A Caçada

O mês de agosto começa quente para os fãs de terror e suspense. Este filme promete trazer a franquia Predador de volta às suas raízes assustadoras, numa produção mais minimalista e intimista. Para isso, a trama volta no tempo 300 anos no passado para a primeira visita do alienígena caçador em nosso planeta, aqui se deparando com uma tribo de indígenas Comanche. O lançamento será direto no Hulu – e no Brasil na Star Plus no mesmo dia, 5 de agosto.

Morte Morte Morte

No mesmo dia da estreia de Predador: A Caçada, os fãs também poderão conferir um “terrir” adolescente de muito potencial. Tendo estreado no festival South by Southwest em março deste ano, o filme será lançado no dia 5 de agosto nos cinemas dos EUA – e por aqui deverá sair direto no streaming. Na trama, um grupo de jovens amigas e alguns rapazes estão dando uma festa repleta de brincadeiras. É quando uma destas brincadeiras sai completamente de controle e os corpos começam a se empilhar.

They/Them

Ainda no dia 5 de agosto, os americanos poderão conferir mais um filme de terror em uma plataforma de streaming – essa a Peacock. Um terror representativo, aqui temos um grupo LGBTQIA+ viajando até uma convenção num acampamento no meio do mato. Pense em um Sexta-Feira 13 gay. Para fazer uma conexão ainda maior, temos a presença de Kevin Bacon, veterano que teve um de seus primeiros papeis justamente no slasher citado.

A Fera

E se o primeiro fim de semana de agosto será movimentado para os fãs de terror e thrillers, o segundo seguirá pela mesma linha, com mais três produções aguardadas. Começamos por A Fera, filme que a Universal Pictures traz um dia antes para os cinemas do Brasil em relação aos EUA. Na trama, Idris Elba sai de férias com suas filhas para a Savana Africana. No local, se deparam com um terrível leão caçador de homens.

A Queda

Outro filme de grande conceito, que ainda não teve sua data de lançamento definida no Brasil, estreia nos EUA no mesmo fim de semana de A Fera. O longa promete arrepiar até o último fio de cabelo do espectador, não sendo uma pedida assim tão boa para os que têm medo de altura. Na trama, duas amigas ficam presas em uma torre de rádio, a mais de 600 metros de altura.

Dupla Jornada

Quem preferir ficar em casa nesse fim de semana poderá conferir na Netflix esse filme estrelado por Jamie Foxx. Na trama, o ator vencedor do Oscar interpreta um pai dedicado tentando criar sua filha de oito anos da melhor forma possível. Para sustenta-la o sujeito tem dois empregos. De dia, limpa piscinas. E de noite… caça vampiros.

Não! Não Olhe!

O mês de agosto será um verdadeiro banquete para os fãs de terror. Todos os fins de semana basicamente terão uma estreia chamativa para o gênero. Mas talvez a maior delas ocorra no terceiro fim de semana do mês. Aqui é Jordan Peele que entra em cena com seu novo trabalho, contando sobre a chegada de vida alienígena em nosso planeta da forma única que somente o diretor sabe. O filme chega ao Brasil no dia 25, um mês depois dos EUA, e é um dos mais aguardados de 2022.

Convite Maldito

Os americanos poderão conferir o novo filme de Jordan Peele um mês antes dos brasileiros. E quando finalmente a Universal estrear Não! Não Olhe! por aqui, lá nos EUA os fãs estarão conferindo esta produção da Sony estrelada pela graciosa Nathalie Emmanuel. Pense em um Casamento Sangrento (2019) mas com vampiros.

Barbarian

No último fim de semana de agosto, os americanos poderão conferir esse longa – que resume bem o pesadelo de qualquer um que aluga uma casa ou apartamento no Airbnb. Quando a protagonista chega no local, percebe que já tem um sujeito muito suspeito hospedado. E o pior, é o Pennywise em pessoa (o ator Bill Skarsgard). Daí em diante a noite fica cada vez mais louca.

A Órfã 2: A Origem

Outro filme ocupava esta posição antes desta matéria ir ao ar. Acontece que Os Vampiros de Salem, superprodução de terror da Warner, que estava inserido nesta vaga, foi adiado para 2023 pelo estúdio. Em contrapartida, o segundo A Órfã ganhou data de estreia para o dia 19 de agosto nos EUA (na internet), um cartaz e um trailer. A pequena Esther continua sua trilha de sangue, mas o que chama atenção é que a intérprete Isabelle Fuhrman já tem 25 anos e está se passando por menininha. Veremos como fica…

Dark Harvest

No mesmo fim de semana que Os Vampiros de Salem seria lançado, os americanos poderão experimentar ainda mais um longa de terror: o tão anunciado Dark Harvest – baseado num livro sobre uma figura folclórica que sai das plantações na noite de halloween para assombrar uma pequena cidade. O filme é dirigido por David Slade, de 30 Dias de Noite (2007).

Não se Preocupe, Querida

Em meados de setembro chega este terror dito feminista, dirigido por Olivia Wilde. A diretora também está no filme, mas quem protagoniza é Florence Pugh, no papel de uma jovem esposa se mudando para uma cidadezinha na década de 1950, devido ao novo trabalho do marido. No local ela conhece outras esposas, mas termina descobrindo que a empresa dos homens pode estar escondendo um terrível segredo. A estreia é no dia 22 de setembro por aqui.

Sorria

Fechando o mês de setembro, o perturbador Sorria, da Paramount, já tem trailer lançado para todos que quiserem conferir e ficar noites sem dormir. A trama acompanha uma psiquiatra atormentada com visões de pessoas sorrindo e alucinações. Ao que tudo indica, ela herda esta maldição de uma paciente que se matou. O filme estreia no dia 29 de setembro no Brasil.

Halloween Ends

Abrindo o terror no mês de outubro, e justo no dia 13, os fãs poderão finalmente conferir o desfecho da nova trilogia de Halloween, criada por David Gordon Green. Ao que tudo indicada, veremos o fim definitivo da história criada por John Carpenter lá atrás em 1978. E se não for o fim de Michael Myers, ao menos deverá ser a despedida de Jamie Lee Curtis e sua Laurie Strode.

O Menu

No fim de semana seguinte é a vez de um dos mais curiosos e intrigantes filmes aportarem nos cinemas mundiais. Dono de uma premissa criativa e muito diferente, O Menu traz um casal (vivido por Anya Taylor-Joy e Nicholas Hoult) participando de um evento gastronômico onde um renomado chef cozinha pratos exóticos e refinados para um grupo de convidados. O mestre cuca é vivido por Ralph Fiennes. É claro que a noite terá uma guinada rumo ao bizarro. A estreia é no dia 17 de outubro.

Jeepers Creepers: Reborn

No mesmo dia de O Menu, estreia mais um exemplar da franquia de terror B Olhos Famintos. Mas quem se importa, não é mesmo? Bem, somente os fãs hardcore da franquia, algumas centenas de pessoas, celebrarão esta data – já que tais filmes pararam de ser relevantes ou interessantes lá atrás em 2003. Esse é o quarto filme e a proposta é um reboot. O longa tem estreia no streaming aqui no Brasil.

Bones and All

Um bom diretor é aquele que consegue ser bem-sucedido em todos os gêneros, passeando com graça e sendo autoral em todos eles. Esse é o caso com o italiano Luca Guadagnino – que já se enveredou no terror no remake de Suspiria. Aqui, quem protagoniza é Taylor Russell, dos filmes Escape Room, numa história que é descrita apenas como uma jovem mulher aprendendo a viver à margem da sociedade. A estreia é no dia 23 de outubro.

Evil Dead Rise

Com estreia programada direto no streaming, esse é o quarto filme da franquia Evil Dead e o primeiro a não ser protagonizado por Bruce Campbell como Ash. Desta vez, o cenário é urbano, com os espíritos malignos atacando em um prédio na cidade e não mais em uma cabana na floresta. A estreia é programada para esse ano, sem data definida ainda.

Disappointment Blvd.

Outro que ainda não possui data de estreia definida, mas é programado para este ano, é o novo trabalho de Ari Aster – cineasta que chocou o mundo com Hereditário (2018) e Midsommar (2019). Desta vez ele escala Joaquin Phoenix no papel de um dos mais bem-sucedidos empreendedores de todos os tempos. O filme irá retratar anos de sua vida. Espere algo tenebroso.

Hellraiser

Outro reboot que chega ainda em 2022 (esperamos), é esta reimaginação da obra clássica de Clive Barker – cujo filme original está completando 35 anos em 2022. Desta vez, a entidade conhecida como Pinhead, líder das criaturas que vigiam o inferno para que ninguém dele fuja, será vivida pela atriz trans Jamie Clayton.

The Pale Blue Eye

Finalizando a lista, temos o novo trabalho do diretor Scott Cooper. Um realizador autoral e talentosíssimo, Cooper entregou trabalhos de prestígio como Coração Louco, Tudo por Justiça, Aliança do Crime e Hostis. Ano passado, decidiu se enveredar pelo mundo do terror com o subestimado Espíritos Obscuros. Esse ano, ele retorna com Christian Bale a tiracolo para uma trama de investigação criminal, que usa um jovem Edgar Allan Poe, renomado autor do gênero, como um de seus personagens em início de carreira.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS