Voltou aos cinemas em 2023, 20 anos após seu estrondoso lançamento nas salas de todo mundo, um dos mais marcantes longas-metragens sul-coreano, o pulsante e impressionante Oldboy. Dirigido por Park Chan-wook, baseado no mangá japonês homônimo escrito pela dupla Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya, o projeto faz arte da chamada ‘Trilogia da Vingança’ do aclamado diretor. Passando pelo forte drama do protagonista, o roteiro caminha com brilhantismo para suas verdades impressionantes que mostram até a última gota de sangue caminhos que levam ao sofrimento. Uma obra-prima do cinema.
Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2004, o filme conta a trajetória de Oh Dae-su (Choi Min-sik, em atuação impressionante), um homem que após ser detido totalmente embriagado, é sequestrado e mantido assim por 15 longos anos. Quando enfim é libertado, aparentemente sem saber o motivo, tem alguns dias para ir atrás da verdade de seu encarceramento, embarcando assim em uma jornada de chocantes descobertas.
Há heróis? Há vilões? Tendo a vingança como elemento chave dessa história, vamos acompanhando a visão de um protagonista que ficou preso por uma década e meia sem saber o motivo. Assim, ao redescobrir a liberdade se vê em conflito com seus próprios sentimentos, o amor vira algo distante, o desejo algo permanente, o equilíbrio vira algo impossível de se enxergar em uma vida marcada por tragédias. A concepção de bom ou mau é uma linha que o roteiro navega com maestria fazendo o espectador repensar a todo instante conforme as reviravoltas da trama.
Há um forte olhar para a família, aqui em dois pontos de vistas, um revelado logo pelos caminhos do protagonista, outro que se revela aos poucos e que se torna a peça que falta para o quebra-cabeça ser montado. Que há um confronto é óbvio, mas quais são jogadores desse jogo macabro imposto? Não que Oldboy seja um filme deveras misterioso mas as reviravoltas acabam transformando um forte drama em um suspense de arrepiar.
Infelizmente e inacreditavelmente o filme não se encontra hoje em nenhum streaming mas se algum dia você tiver a chance de conferir esse filme, não perde tempo e vai assistir! Vai ser difícil você esquecer!