‘Oppenheimer‘ é o mais novo filme da carreira de Christopher Nolan (‘Tenet’) e conta a história do criador da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, vivido por Cillian Murphy, que já colaborou em diversos filmes do cineasta.
Além de fazer sucesso ao resgatar um acontecimento histórico, o longa também vem surpreendendo o público por trazer a primeira cena de sexo em um filme de Nolan.
No entanto, o Comic Book divulgou que o longa está sendo censurado em alguns países, como Índia e Indonésia, por conta das cenas de nudez.
A cena é protagonizada por Oppenheimer e sua jovem amante, Jean Tatlock, uma psiquiatra e integrante do Partido Comunista, interpretada por Florence Pugh (‘Não se Preocupe, Querida’).
O momento é reproduzido durante o interrogatório do cientista – e de sua esposa Kitty (Emily Blunt) – na Comissão de Energia Atômica.
Quando os membros da Comissão mencionam o caso que Oppenheimer viveu com Tatlock, vemos uma transição de cena mostrando o personagem de Murphy nu, com Pugh em seu colo.
Para evitar controvérsias, já que os países mencionados são bastante conservadores, um vestido preto foi adicionado ao corpo de Pugh digitalmente para que o filme pudesse ser exibido.
O filme também sofreu duras críticas porque a cena mostra Tatlock montando em Oppenheimer enquanto ela lê uma passagem do Bhagavad Gita, um texto sagrado no hinduísmo.
As personalidades mais conservadoras da Índia disseram que “isso caracteriza um ataque e falta de respeito ao hinduísmo”.
Apesar das críticas, a cena sexual também tem uma grande importância narrativa, já que o caso que Oppenheimer viveu com Jean Tatlock é apresentado pela Comissão como uma prova do envolvimento do físico com o Partido Comunista e, consequentemente, com a União Soviética.
Relembre o trailer de ‘Oppenheimer‘:
A produção conta a história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), chefe do Projeto Manhattan, um plano do governo dos Estados Unidos encarregado de criar o primeiro armamento nuclear para do país.
O elenco ainda inclui Emily Blunt (‘Jungle Cruise’), Matt Damon (‘O Último Duelo’), Florence Pugh (‘Viúva Negra’), Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’), Benny Safdie (‘Joias Brutas’), Dane DeHaan (‘O Espetacular Homem-Aranha 2’), Jack Quaid (‘The Boys’), Josh Hartnett (‘Penny Dreadful’), David Dastmalchian (‘O Esquadrão Suicida’), Alden Ehrenreich (‘Solo: Uma História Star Wars’), David Krumholtz (‘The Deuce’), Jason Clarke (‘Everest’), Louise Lombard (‘CSI’), James D’Arcy (‘Agent Carter’), Michael Angarona (‘Sky High: Super-Escola de Heróis’) e Matthias Schweighöfer (‘Army of the Dead: Invasão em Las Vegas’).
Pugh interpretará Jean Tatlock, membro do Partido Comunista dos Estados Unidos que tem um caso com Oppenheimer e a causa de grandes preocupações de segurança para funcionários do governo.
Safdie interpretará Edward Teller, o físico húngaro conhecido como o pai da bomba de hidrogênio e membro do Projeto Manhattan, a iniciativa de pesquisa dos EUA que desenvolveu a primeira bomba atômica.
Damon será o tenente-general Leslie Groves, diretor do Projeto Manhattan, enquanto Blunt será Katherine Oppenheimer Vissering, esposa do protagonista.
Nolan também entra como produtor executivo do filme ao lado de sua esposa e parceira de produção de longa data, Emma Thomas.