Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Andrew Jackson, supervisor de VFX no aclamado ‘Oppenheimer‘, esclareceu os rumores sobre o filme dirigido por Christopher Nolan não contar com efeitos visuais.
O diretor havia declarado que não havia imagens geradas por computador no filme, o que certamente ajudou a confundir o público sobre o uso de CGI na produção.
“Algumas pessoas ouviram isso e assumiram que não havia efeitos visuais [em ‘Oppenheimer’], o que obviamente não é verdade. Efeitos visuais podem englobar muitas coisas. [Christopher Nolan] não usou nenhuma simulação de CGI na explosão nuclear. Ele queria trazer a mesma linguagem da ambientação do filme usando elementos práticos para contar a histórias. Eles usaram quatro tambores de 44 galões de combustível e, em seguida, alguns explosivos, que incendiaram o combustível e o lançaram no ar.”
Ele completa, “Nós conseguimos registrar em câmera muitos detalhes dessa explosão. Tivemos muito material para construir algo que parecesse muito maior. Estamos à beira de uma revolução em nossa indústria. Acho que as pessoas ainda não perceberam o quanto as coisas irão mudar [com as novas tecnologias].”
Sucesso entre os críticos – 93% de aprovação no Rotten Tomatoes –, ‘Oppenheimer‘ já arrecadou impressionantes US$ 727.9 milhões mundialmente, o que representa a quarta maior bilheteria do ano.
A produção conta a história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), chefe do Projeto Manhattan, um plano do governo dos Estados Unidos encarregado de criar o primeiro armamento nuclear para do país.
O elenco ainda inclui Emily Blunt (‘Jungle Cruise’), Matt Damon (‘O Último Duelo’), Florence Pugh (‘Viúva Negra’), Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’), Benny Safdie (‘Joias Brutas’), Dane DeHaan (‘O Espetacular Homem-Aranha 2’), Jack Quaid (‘The Boys’), Josh Hartnett (‘Penny Dreadful’), David Dastmalchian (‘O Esquadrão Suicida’), Alden Ehrenreich (‘Solo: Uma História Star Wars’), David Krumholtz (‘The Deuce’), Jason Clarke (‘Everest’), Louise Lombard (‘CSI’), James D’Arcy (‘Agent Carter’), Michael Angarona (‘Sky High: Super-Escola de Heróis’) e Matthias Schweighöfer (‘Army of the Dead: Invasão em Las Vegas’).
Pugh interpreta Jean Tatlock, membro do Partido Comunista dos Estados Unidos que tem um caso com Oppenheimer e a causa de grandes preocupações de segurança para funcionários do governo.
Safdie interpreta Edward Teller, o físico húngaro conhecido como o pai da bomba de hidrogênio e membro do Projeto Manhattan, a iniciativa de pesquisa dos EUA que desenvolveu a primeira bomba atômica.
Damon encarna o tenente-general Leslie Groves, diretor do Projeto Manhattan, enquanto Blunt é Katherine Oppenheimer Vissering, esposa do protagonista.
Nolan também entra como produtor executivo do filme ao lado de sua esposa e parceira de produção de longa data, Emma Thomas.